DESASTRE ANUNCIADO

Se contado, nenhuma pessoa gozando de plena saúde mental acreditaria ser possível que uma parcela representativa da população em idade de votar, desejaria entregar a um obscuro militar de baixa patente, que se aboletou por vários mandatos no baixa clero do Congresso Nacional o poder máximo em Brasília.

Conviver por 21 anos sob tutela de generais não foi tarefa para iniciantes, principalmente se fizessem parte de uma classe intelectual, e olha que supostamente estávamos sob a tutela da elite estrelada do exército brasileiro. Nos anos 80, essa embarcação já começara a fazer água, e foi neste governo do ocaso da ditadura, que dentro das forças armadas a sensação de final de festa.

Aliás, chamar de festa esse período, seria de um cinismo deslavado, pois se vivenciou a total falta de respeito à vida, cerceamento das liberdades e a eliminação compulsória daqueles que discordavam da ordem vigente.

A escolha do penúltimo general presidente virou chacota no meio progressista, pois depois tantos desvios financeiros, ficava difícil encontrar um general honesto, o que mais se aproximou do substantivo masculino foi Ernesto, que mais tarde ficou popularizado na música do Chico Buarque que afirmava “Você não gosta de mim, mas sua filha gosta”.

Para piorar um mandato que já não ia bem das pernas, tiraram da cartola, claro que sem muito critério, o último general da ditadura. Este senhor, detentor de uma sinceridade abusiva, não tinha limites, propiciando a nação acesso a seu pensamento preconceituoso e infeliz na interpretação da realidade brasileira. Abaixo recupero frases de sua autoria, e que sintetizam sua inadequação para presidir a nação:

„Eu cheguei e as baianas já vieram me abraçando. Ficou um cheiro insuportável, cheguei ao hotel tomei 3, 5, 7 banhos e aquele cheiro de preto não saía.“

„Prefiro cheiro de cavalo ao cheiro de povo. “

„A solução pras favelas é jogar uma bomba atômica.“

„Não posso obrigar o povo a gostar de mim. Sou o que sou, não vou mudar para que o povo goste.“

„Me envaideço de ser grosso.“

O inesperado veio à tona literalmente, isso lembra alguma coisa? Como conseguimos eleger um tenente para presidente? Seu histórico na caserna apontava uma quase expulsão do exército, por não atender as condições mínimas de equilíbrio mental. E não è que agora esse capitão da reserva, dividiu sua candidatura com um colega general.

Para qualquer servidor público, a aposentadoria exigirá tempo de serviço e idade mínima, um quesito similar também aos celetistas. Como contribuições mensais do estatutário incidem sobre o salário bruto, e a de celetistas se limita a um teto, aposentadorias de servidores, em média superarão às da iniciativa privada.

Na carreira militar os privilégios são absurdos, com generosos critérios para tempo de serviço e idade, não bastasse essa regalia, quando vão para a reserva, todos são promovidos de patente.

Nos muitos mandatos que exerceu como deputado federal, o capitão nunca produziu um projeto de interesse da sociedade, se mantinha no cargo por puro corporativismo de seus eleitores de farda e familiares.

Quando chamado a votar no impeachment da presidente Dilma, aproveitando seus segundos de luzes, fez questão de mostrar todo seu ódio ao próximo, enaltecendo o coronel Brilhante Ustra, conhecido pelo sadismo, crueldade e mentiras, desse que foi o primeiro torturador condenado no Brasil.

No poder, o capitão cloroquina fez questão de transformar os ministérios em uma sucursal do exército, distribuindo seus ídolos, os generais tanto no primeiro como no segundo escalão, acreditando ele que o país funcionaria como um quartel.

Acredito, que nem os mais pessimistas analistas políticos poderiam prever o tamanho do estrago que esse capitão cloroquina seria capaz, dada sua declarada ignorância sobre praticamente tudo.

Não se contentou em queimar parcialmente dois biomas, a floresta Amazônica e o Pantanal e poluir suas águas, com o incentivo ao garimpo em áreas demarcadas como de proteção, ainda liberou o uso indiscriminado de mais de 600 venenos agrícolas.

Conseguiu conceber, com apoio de nossos parlamentáveis uma reforma trabalhista que incidiu exclusivamente na base da pirâmide. Matou indiretamente mais de trezentas mil pessoas, ao se associar ao vírus corona, com a esfarrapada desculpa de salvação da atividade econômica.

Criou obstáculos para que a população mais miserável tivesse acesso a programas sociais como o Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada – BPC que distribui um salário mínimo para idosos e pessoas com deficiência sem renda.

Seu descaso com a realidade fica patente quando define que suas quatro criaturas são definidas pelo próprio capitão como um zero à esquerda, vocês devem lembrar seus codinomes: 01, 02, 03 e 04.

Alcides José de Carvalho Carneiro
Enviado por Alcides José de Carvalho Carneiro em 11/01/2024
Código do texto: T7974388
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.