Fazenda São Torquato

Meu avô herdou do meu bisavô a Fazenda São Torquato em Andradas, Minas Gerais, na estrada para Poços de Caldas. Pertinho da cidade - 15 minutos a pé - subia a Serra do Caracol.

Não era uma grande extensão de terras, antes era uma fazendola, mas que beleza que era!

O povo tinha dificuldades em pronunciar Torquato (nome do meu avô) e falava Trocate. Ficou; por Trocate nos tornamos conhecidos em toda região.

Tinha na entrada da Fazenda uma plaquinha “Fazenda São Torquato”. Ninguém dava muita atenção a isso não. Ali era no dizer do povo a terra dos Trocates!

Com o passamento do meu avô, as terras foram divididas – entre os herdeiros - em várias chácaras . O tempo passou e hoje restam só lembranças.

Os Trocates novos e antigos sempre tiveram um profundo interesse em educação, em cultura. Popularmente falando pode-se dizer que “estão todos muito bem, obrigado”, então nada a reclamar. Mas a saudade daqueles tempos, dos cavalinhos, dos cafezais, dos parreirais, das festas na "tuia", das fogueiras imensas que o tio João Trocate acendia na véspera de São João, das mangueiras carregadinhas, enfim, daquela vida rural tão absurdamente gostosa vez em quando “volta incomodar” (by Fagner).

Luizinho Trocate
Enviado por Luizinho Trocate em 11/01/2024
Reeditado em 11/01/2024
Código do texto: T7974350
Classificação de conteúdo: seguro