Fazenda São Torquato
Meu avô herdou do meu bisavô a Fazenda São Torquato em Andradas, Minas Gerais, na estrada para Poços de Caldas. Pertinho da cidade - 15 minutos a pé - subia a Serra do Caracol.
Não era uma grande extensão de terras, antes era uma fazendola, mas que beleza que era!
O povo tinha dificuldades em pronunciar Torquato (nome do meu avô) e falava Trocate. Ficou; por Trocate nos tornamos conhecidos em toda região.
Tinha na entrada da Fazenda uma plaquinha “Fazenda São Torquato”. Ninguém dava muita atenção a isso não. Ali era no dizer do povo a terra dos Trocates!
Com o passamento do meu avô, as terras foram divididas – entre os herdeiros - em várias chácaras . O tempo passou e hoje restam só lembranças.
Os Trocates novos e antigos sempre tiveram um profundo interesse em educação, em cultura. Popularmente falando pode-se dizer que “estão todos muito bem, obrigado”, então nada a reclamar. Mas a saudade daqueles tempos, dos cavalinhos, dos cafezais, dos parreirais, das festas na "tuia", das fogueiras imensas que o tio João Trocate acendia na véspera de São João, das mangueiras carregadinhas, enfim, daquela vida rural tão absurdamente gostosa vez em quando “volta incomodar” (by Fagner).