Altruísmo - BVIW

O ser humano não nasceu para viver isolado. Há uma necessidade da convivência em grupo. Somos dependentes uns dos outros. E para ter uma vida equilibrada é indispensável que haja relações interpessoais saudáveis em todas as circunstâncias; seja na família, trabalho, amizade ou relacionamento conjugal. Não é fácil relacionar bem com todos, cada um possui suas particularidades. Diante das experiências que vivo em sala de aula e também no exercício da advocacia, tenho observado que a escuta atenta e o não julgamento podem ajudar de alguma forma, qualquer pessoa que esteja enfrentando situações de conflito. Não precisa ser psicólogo ou psiquiatra para ajudar alguém. É necessário ter empatia e respeito pelo outro.Quantas pessoas vivem isoladas, vítimas de preconceito, discriminação, abandono, ou por uma característica de personalidade e até aqueles que vivem em meio a multidão, entediados na solidão da indiferença, no vazio social. Sendo que muitos utilizam as drogas e os relacionamentos virtuais e outros como subterfúgio, para fugir da solidão. Qual é a nossa responsabilidade diante dessa problemática? Por vezes não sabemos lidar com nossas próprias demandas. Como exigir preparo e sabedoria para agir com essas pessoas? A indagação não é sobre mudar o outro, mas a nós mesmos. O movimento começa em mim, favorecendo o diálogo e a compreensão, desencadeando assim uma cadeia de relacionamentos saudáveis.

 

Por acaso você está precisando de alguma ajuda?