UM DIA DE AULA NA VIDA DE UMA PROFESSORA

Na festa de encerramento do ano letivo da faculdade onde dou aulas de Teologia e Filosofia, recebi a incumbência de dar aula para uma turma de filosofia dia 29 de Dezembro. Eu não estava escalada para dar a disciplina, pois o curso foi elaborado em módulos. Tentei recusar, mas não adiantou, acabei concordando. Tinha 10 dias para fazer a grade da disciplina e preparar a aula. No sábado, aprontei material para data show, apostilha, etc. Iniciei normalmente a aula, mas a certa altura tropecei no fio do equipamento e levei a maior queda que alguém pode ter.foi um vexame. Terminei o primeiro horário ao meio dia, para voltar às 13.30 horas.

Iniciei o segundo horário, quando estava esquentando, eis que falta luz; continuei dando aula, dessa vez sem o recurso tecnológico, mas a sala foi esquentando por fala do ar refrigerado. Abrimos as janelas, mas o sol estava em pleno poder. Ai, o coordenador do curso achou por bem suspender a aula e passar um trabalho sobre o assunto que seria dado. Concordei, não havia muito que fazer.

Nesse frenesi de largar mais cedo, e a coordenação tentando resolver o problema de falta de energia elétrica, acabei não recebendo o valor equivalente a aula.

Definitivamente esse não era meu dia de estar ali, dando aula. Parecia que eu havia pisado em rastro de corno. Levei uma queda, não pude terminar a aula por falta de luz e ainda por cima, não recebi meus honorários.

Cheguei em casa, corri tomei um banho, pois iria a um evento as 17,30. Na volta pra casa, às 20.00 horas, não conseguia mais fazer nada, estava dolorida da queda, decepcionada pela aula não dada, sem dinheiro e ainda por cima, estava a pó, teria que pegar um ônibus. Eu estava em companhia do meu marido e de minha irmã. Resolvemos pegar um taxi.

Começamos a conversar com o motorista, acabei contando o meu dia. Ai, ele contou a seguinte história:

Certo homem estava desempregado e conseguiu candidatar- se a uma vaga numa empresa. Saiu de casa para a entrevista, mas quando estava próximo ao ponto, vai passando o ônibus que ele deveria pegar para chegar ao local. Parou e ficou esperando o próximo, no entanto, um carro passou em velocidade por uma poça de lama e deu-lhe um banho. Contrariado, ele voltou pra casa, para tomar um banho, mudar de roupa, e voltar para pegar o ônibus.

Ao chegar ao local da entrevista tem a ingrata surpresa de saber que fazia 10 minutos que outra pessoa havia sido contratado em seu lugar, apesar de seu currículo ser melhor, por causa do seu atraso.

Desesperado, ele volta pra casa; chegando em sua rua, encontra um comício político. Com raiva, Ele pegou uma pedra e jogou no meio da multidão e saiu, rapidamente de fininho Daqui a pouco, alguém bate a porta, avisando que ele fosse para o hospital pois sua mãe havia levado uma pedrada durante o comício.

Moral da história:

Eu estava reclamando que havia ido dar aula, levado uma queda, não havia concluído a aula por falta de luz e ainda não tinha recebido os honorários, mas que agradecesse, pois provavelmente havia gente em situação pior que a minha. Chegamos em frente a nossa casa, e nos despedimos com um feliz ano novo.