Tempos difíceis

 

As vezes nós precisamos aprender a enxergar os problemas como forma de que tudo nos é apresentado como um desafio, e que para tudo conseguiremos dar uma melhor solução. No entanto, muitas vezes só precisamos sair um pouco, respirar outros ares, carregar as energias e retornar para os problemas com uma visão totalmente diferente. Nós sofremos muito quando tentamos enfrentar os problemas sem buscar o pleno entendimento e a plena sabedoria. Isto é fato. Não precisamos ser fortes o tempo todo. Mesmo porque não somos. Somos seres humanos e portanto, cada um tem as suas limitações. Houve um tempo em que a pessoa só desejava ter o que comer, beber, vestir, onde morar e trabalhar. Era mais ou menos nessa ordem. Tudo bem simples ao que se parecia. No entanto, nessa ordem ainda faltava o estudar, o divertir, o passear, o viajar, o carro, o iPhone 5G, o status, o ganhar muito bem, o emprego dos sonhos e ser o melhor entre todos. No entanto são milhões de pessoas que não se enquadram neste contexto. Há uma grande distância entre os dois contextos no mundo atual. Se abriu um grande e profundo poço de desigualdade social. Isto não tem volta. Não tem remédio que cura. Não tem solução. Em tempos tão sombrios apenas a esperança ainda é capaz de nos fazer acreditar, resistir e persistir na luta diária para tentar minimizar os estragos já feitos e herdados ao longo das muitas décadas passadas. Não tem milagre. Não tem o salvador. É uma grande utopia achar que alguém irá resolver. Sejamos conscientes de que é preciso superar as mais difíceis e intransponíveis barreiras que há muito tempo nos impedem de avançar. Muito além dos muros. Em pleno século XXI pouca coisa mudou e elas ainda estão aí presentes como o individualismo, a ganância, a intolerância, o preconceito, o racismo, o egoísmo, o descaso...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 09/01/2024
Reeditado em 09/01/2024
Código do texto: T7972880
Classificação de conteúdo: seguro