TÁ BRINCANDO

Francisco de Paula Melo Aguiar

Tá brincando?

A brincadeira é uma viagem que muda a visão de mundo sobre às coisas visíveis e invisíveis que vão se encontrando pelo caminho.

Em sendo assim, se pode dizer verdades e ou mentiras nas entrelinhas da ideologia de cada falante, uma vez que não existe tudo ou nada sem ideologias, inclusive o poder político, religioso, educacional, etc.

O certo e o errado tem o mesmo peso para quem abre a boca e fala, seja da esquerda e ou da direita.

Era uma vez, um cara chamado Tiradentes, começou a falar o que sonhava sobre o regime político e a dependência social e econômica do Brasil-colônia. Era o regime português de colonização sobre o Brasil. Os colegas de ideologia e reuniões secretas sobre a emancipação à vista, abriram à boca e o "ovo" da serpente estourou antes do tempo e não gerou, e Tiradentes, foi preso, processado e declarado subversivo, mataram ele em praça pública, até a casa onde ele morou foi salgado seu solo para não nascer qualquer espécie de vegetação. O corpo do líder da Inconfidência Mineira foi arrastado do Rio de Janeiro à Minas Gerais, sendo expostos seus pedaços na vida pública, para servir de exemplo para quem quisesse ser como ele, não se atravesse que teria a mesma sorte antes, durante e depois da derrama ou cobrança de imposto atrasados.

DIante da independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, Tiradentes continuou sendo bandido, subversivo e criminoso sem crime, apenas porque brincou de pensar quando passou a dizer aos seus amigos idealistas o que pensava sobre a possível separação do Brasil de Portugal.

O Brasil em 15 de novembro de 1889, proclamou a República, e Tiradentes continuou sendo o subversivo número um da ideologia nacional brasileira de ficar independente de Portugal.

Aí veio a revolução de 1930 e bem assim o famigerado Estado Novo, enquanto tudo continuava velho, e Tiradentes jamais foi lembrado pelo poder Getulista e sua turma, era um subversivo de primeira hora, então o esquecimento dele era preciso na visão dos donos do poder da época.

Assim sendo, em 31 de março de 1964, o Brasil fez a Revolução e mudou o regime de democracia para ditadura, aí os militares no poder que durou mais de 20 (vinte), de Castelo Branco a João Batista de Figueiredo, ressuscitaram Tiradentes como herói nacional em todos os sentidos, porque tudo na vida é na realidade uma visão de mundo em cada instante da vida e da história por quem a conta.

Infeliz é o poder que não pode, porque: "Brincando pode se dizer tudo, até a verdade", segundo a visão de mundo de Freud, o pai da Psicanálise.

O que é subversão ou crime hoje, amanhã o conceito de mundo pode mudar.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 09/01/2024
Reeditado em 09/01/2024
Código do texto: T7972400
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.