Entre Sem Bater - Inteligência Superficial
Cezar Taurion disse:
"... vejo muitas empresas que não sabem bem o que é IA contratando gente que que também não sabe o que é IA ..." (1)
A inteligência superficial, bem como a inteligência natural e a artificial entraram na pauta do mundo disruptivo, de maneira avassaladora. O que Cezar Taurion disse alguns anos atrás, tem seus resultados mais visíveis, nos dias de hoje.
INTELIGÊNCIA SUPERFICIAL
Do mesmo modo que algumas palavras e expressões ganham o mundo do marketing, a inteligência artificial virou must em 2023. Palavras como quântica, web, digital, têm uso com outras para dar uma conotação de modernidade. Existe, por exemplo, a computação que ao receber o sufixo quântica ganha ares de inovação, modernidade etc. Como se a computação passasse a ter superpoderes. Do mesmo modo, acontece com uma profissão qualquer como designer que recebe o prefixo "web". Um excelente profissional de design sente-se diminuído por qualquer outro que realiza até trabalhos piores, mas utiliza ferramentas digitais com maior destreza.
Em suma, alguns substantivos e adjetivos estão em uso intenso mas escondem mais do que mostram.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
É provável que a maioria das pessoas não percebam o trocadilho, nem um pouco infame, da frase original e do termo deste texto.
Desse modo, é necessário relatar que a frase de Cezar Taurion não citava a expressão "inteligência superficial". Com toda a certeza, a frase também não referia-se à inteligência de contratantes e contratados.
Muito antes ( uns quatro anos ) da onda contaminante e "descoberta" da ferramenta ChatGPT, Taurion escreveu sobre empresas contratando profissionais de IA. A frase estava num texto ou apresentação replicada numa plataforma de trabalho/emprego/recrutamento(*).
Surpreendentemente, poucos dedicaram atenção à frase e muitos ainda não entenderam. Entretanto, o próprio autor pode rever a frase e confirmar as várias interpretações possíveis, à época e agora.
ChatGPT
O que, inquestionavelmente, tinha um alvo certo, com a explosão de IA como o ChatGPT, merece uma atualização.
Contudo, para desespero de muita gente, manterei minha interpretação de que a inteligência superficial e rasteira está no comando.
Em suma, nomes modernos ou aparentemente importantes, pouco significam, ou são essenciais, em função do que fazemos com eles.
(*) O LinkedIn foi, algum tempo atrás, uma plataforma de bons textos sobre inovação, trabalho e emprego que, atualmente, desvirtuou-se completamente. Transformou-se, literalmente, no paraíso da falta de inteligência.
(1) "Entre sem bater - Cezar Taurion - Inteligência Superficial" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/04/14/entre-sem-bater-cezar-taurion-inteligencia-superficial/