Bom dia ano novo!

Início de um novo ano! Alguns projetos e promessas são esquecidos já nos primeiros dias de janeiro. Volto à rotina e todo ano me faço a mesma pergunta: por que insistimos em nos enganar e imaginar sempre que o próximo ano será diferente? O que move esta necessidade de renovação? A resposta são os ciclos, a esperança, a sensação de que controlamos o viver.

Junto com a esperança de algo novo, precisamos aprender romper ciclos, fechar portas. Não perpetuar a mania de viver no passado, não olhar para trás. Tente fazer diferente, procure nos atos e vivências a sensação de vida bem vivida e o sentimento de que se pudesse faria tudo de novo e do mesmo jeito. Pense na vida como capítulos. Quem define o estilo deste livro? Há o capítulo de ser filho, dos namoros, da faculdade, das festas, dos amigos, do trabalho neste ou naquele local, de ser pais, de ver os filhos crescerem, da perda dos pais, de ser avós, envelhecer. Estes capítulos devem ser bem escritos e fechados sem pendências. A continuidade deste livro independe de lugares, tarefas ou pessoas. Depende da nossa disposição e determinação de ser feliz. Difícil? Minha proposta é que no final do ano, em vez de projetar, que também nos preocupemos em fechar o que já foi realizado.

Vamos aprender fechar portas? Deixar o que aconteceu lá nos anos que se foram? Reconhecer o nosso e o valor de cada um que passou na nossa vida? Lembrar que existem muitas pessoas a conhecer e um tanto de coisas a fazer, e o que passou acabou. Abrir a janela do quarto de manhã deixar entrar a luz de um novo dia, novo ano, com muito a fazer e um outro tanto a esquecer.

Bom dia 2024! Bom dia vida! Salve a esperança! Bem-vindo esquecimento! Abrir e fechar ciclos. Bem fechados!

Márcia Cris Almeida

08/01/2024