A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
Muitas crianças e adolescentes, ao entrarem em contato com o universo das palavras, demonstram falta de interesse e de concentração, fatores oriundos de um vocabulário restrito, uma vez que a maioria desses jovens não foi incentivada a ler. Logo, não havendo a compreensão do texto e tendo de ir à busca de significados há todo momento, no dicionário, param e acabam deixando o principal veículo do saber, o livro, jogado em um lugar qualquer.
A Literatura, a Música e o Teatro não são considerados por todos como facilitadores para os crescimentos psíquico e cultural. Sabe-se que a desinformação leva a não consciência dos seus direitos e deveres; e ao não exercício da verdadeira cidadania.
É muito importante o entender com clareza as palavras. Abrem-nos caminhos, tiram-nos de constrangimentos e nos permitem expressar emoções e sentimentos.
Nas últimas décadas, as crianças e os adolescentes passaram a ter acesso à informática. Para alguns, essa oferece conhecimentos; para outros, limita já que ficam presos a jogos.
Ao agregar atividades lúdicas, em origami, a obras literárias e a produções textuais, tenho observado que a garotada as curtem, realizando-as com prazer. Durante a instrumentação, há trocas entre os alunos e grande motivação. Portanto, a estratégia age como facilitador da socialização cultural, de emoções e de criação.
É a leitura que aprimora as capacidades de reflexão crítica e de ética.