Entre Sem Bater - Os Psicopatas
Ernst Kretschmer disse:
"... os psicopatas estão sempre por perto. Em tempos de calma, nós os estudamos, mas em tempos de turbulência, eles nos dominam..." (1)
A princípio, é complexo e difícil reproduzir frases de pessoas que viveram noutros tempos e noutras condições. Desse modo, falar sobre psicopatas exige muita atenção até para não sofrer a pecha de politicamente incorreto. São poucas as frases de Kretschmer, e difíceis de obtermos uma confirmação de sua autoria. Entretanto, esta frase é bem aplicável ao Brasil, e ao mundo em que vivemos atualmente.
PSICOPATAS
Desde que as redes sociais ganharam o mundo, de forma gratuita, podemos afirmar que psicopatas, sociopatas e outros espécimes dominam o mundo.
Parafraseando o Capitão Nascimento (em Tropa de Elite)...
"Os psicopatas, die psychopathen em alemão, oi psychopateis em grego, the psychopaths em inglês e ad psychopaths em latim, dominam o mundo."
Deste modo, vivemos reféns de comportamento de pessoas que nem conhecemos e se escondem atrás de perfis falsos. Certamente, muitas pessoas como Kretschmer fazem estudos onde há formas mais brandas de psicopatia.
SOCIOPATIA
É provável que Kretschmer teve muitos limites no seu trabalho que hoje em dia teriam refutação fácil e rápida. Assim sendo, podemos admitir que a sociopatia não tem associação com aspectos físicos, genéticos, ou de classe social. Estes sociopatas, uma degeneração dos psicopatas, estão entre nós, e fogem de qualquer estudo ou análise, pois os consideramos "normais".
Portanto, na atual conjuntura, fica parecendo que somos um personagem de Machado de Assis em "O Alienista", apontando dedinhos para os outros. Surpreendentemente, nossa sociedade capitulou ante a gritaria que os sociopatas apresentam nas redes sociais.
Criamos, por exemplo, políticos campeões de votos que estão no Congresso Nacional representando esses sociopatas. Estes animadores de redes sociais são os sociopatas limítrofes da psicopatia.
Em suma, perdemos a guerra e este texto pode servir de carapuça para muitas pessoas que elegem sociopatas e psicopatas. Contudo, estes fiéis seguidores de déspotas podem preferir atacar a pessoa e não debater sobre a mensagem.
Perdemos !!!
(1) "Entre sem bater - Ernst Kretschmer - Os Psicopatas" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/04/16/entre-sem-bater-ernst-kretschmer-psicopatas/