Enchente de 2000

Sim, há longos vinte e quatro anos atrás. São Lourenço, minha linda cidade de Minas Gerais, estava praticamente debaixo d’água. Eu trabalhava numa gráfica que já estava fechando as portas, no sentido geral das palavras a empresa estava indo à falência, o Jornal já ia ser arrendado, serviços gráficos os organizadores tinham deixado por minha conta, localizada praça da imponente igreja Matriz.

As chuvas eram torrenciais, os meses anteriores choveram muito a terra foi encharcando e em janeiro de 2000, o Rio Verde transbordou, o centro da cidade era uma grande lagoa. Lojas, bares todos tiveram prejuízos enormes. O lindíssimo Parque das famosas Águas Minerais também foi encoberto totalmente. Só as partes altas, alguns bairros, ficaram livres das águas completamente sujas da enchente. E a chuva continuava, o que se diziam era que nossa cidade levaria anos pra se normalizar. Muitos meios de comunicação alarmavam dizendo:

--- não vão pra São Lourenço, porque a cidade está em calamidade pública. Por esses alardes se parecia mesmo que o turismo decairia por vários anos indefinidamente.

O que parecia impossível aconteceu, as chuvas deram uma trégua, longos dias de belíssimo sol, mutirões eram formados nas limpezas de lojas, casas, ruas e em poucos dias as limpezas de ponta à ponta podia-se notar, até o Parque das Águas praticamente voltava à normalidade. Os turistas vinham chegando, confirmando de que passear aqui seria como se fosse um paraíso na Terra.

Hoje em dia? Está cada vez melhor, é a cidade turística primeiríssima da grande Minas Gerais, está chovendo bastante, porque é janeiro, o famoso mês das chuvas, mas quando para, o sol aparece com todo seu esplendor. O Parque das Águas? --- nossa que maravilha, seu lago, suas águas gostosas e medicinais, arvoredo, totalmente refrescante, um Céu na Terra.

Não acredita? Pode vir, entrar e conferir...