Entre Sem Bater - Os Sociopatas

Lee Camp disse:

"... precisamos, desesperadamente, de um teste de sociopata para todos os políticos..."(1)

Quando Lee Camp propõe que se faça um teste nos sociopatas da política, corre o risco de ver algum projeto de lei contra ele. É provável que seja um grande tiro no pé, pois uma lei para mensurar a sociopatia de influenciadores de redes sociais pode arruiná-lo. Assim sendo, eu imagino que estes comediantes (tem um que chegou a presidente de uma nação) são um perigo constante.

OS SOCIOPATAS

SOCIOPATIA

A sociopatia é um tema que precisa ter um tratamento e acompanhamento por toda nossa sociedade. Muito se tem dito sobre o poder das redes sociais e este comportamento anormal parece que tomou conta de tudo. Com toda a certeza, vivemos tempos estranhos onde sociopatas no poder têm um reconhecimento como pessoas "normais".

Como diz a letra da música de Fernando Brant e Milton Nascimento:

"Pois não posso, não devo, não quero

viver como toda esta gente insiste em viver

e não posso aceitar sossegado

qualquer sacanagem ser coisa normal."

in "Bola de meia, bola de gude"

A experiência que milhões de brasileiros resolveram experimentar, sociopatas no poder, está em recesso no país, não podemos deixar voltar.

O QUE É?

Em primeiro lugar, não tenho qualificação profissional para escrever coisas sérias sobre doenças psíquicas e comportamentos sociais individuais. Desse modo, peço licença aos especialistas, e que entendam ser necessário alguém que não é do ramo, escrever sobre o tema.

Apropriando-me de uma definição do Wikipedia ( vou além do conselho daquele sociopata que disse: dá um Google aí! #taoquei? ).

so.ci.o.pa.ti.a, feminino

transtorno de personalidade caracterizado pelo comportamento impulsivo do indivíduo afetado, desprezo por normas sociais e indiferença aos direitos e sentimentos dos outros

(Jargão médico) transtorno de personalidade antissocial

Patologia de natureza psíquica que faz com que as pessoas que a sofrem percam a noção da importância das normas sociais, como as leis e os direitos individuais. Embora geralmente possa ser detectado após os 18 anos de idade, estima-se que os sintomas e as características tenham se desenvolvido desde a adolescência. (Wikipedia)

Embora alguns especialistas tratem como uma questão coletiva, é uma doença individual e com gravidade diferenciada entre os doentes.

SOCIOPATAS NO PODER

A princípio, devemos separar os psicopatas(1) dos sociopatas. Contudo, em tempos de redes sociais, Umberto Eco nos lembra que tá tudo junto e numa mistureba danada.

A condição da sociopatia, de forma geral, tem seu diagnóstico na adolescência, e está presente em casa, na escola ou no ambiente de trabalho. Com a explosão da Internet e das redes sociais, os sociopatas ganharam o mundo e evoluíram para a condição de psicopatas. Desse modo, a impunidade para a quantidade destes doentes, e a força de suas lideranças, possibilitou a chegada dos sociopatas no poder.

É provável que aqueles que urdiram o simulacro de impeachment consumado em 2016 não tivessem a intenção, mas foram cúmplices. Desde que perderam as eleições de 2014, os sociopatas, então instalados no poder legislativo, começaram a mostrar sua cara. Desse modo, estava no planejamento deles colocar alguém desqualificado, mas que sofresse manipulação e dependesse dos tutores.

Assim sendo, muitos chegaram ao poder em 2018 e não querem sair nem a pau. Desde que seu mito-mandatário sofreu derrota nas urnas estão por aí, destilando muito ódio e rancor.

SINTOMAS

Com toda a certeza, é fácil qualquer ser humano normal identificar os sintomas de um sociopata ou psicopata. Entretanto, como acontece com a maioria das pessoas, a aceitação não é tão simples, especialmente se temos gente próxima acometida pela doença. Analogamente às mães que não conseguem ver defeitos nos filhos, admitir que temos sociopatas na família parece doloroso, quase impossível.

São pessoas como a gente, que estão nas escolas, no trabalho e na família, e que ganharam as redes sociais. A deformação do pensamento e a personalidade individualista e social transforma-se numa ameaça.

O que, anteriormente, escrevi sobre o hedonismo oco e sub-raça(2), transformou-se numa sociopatia grave, com princípios de psicopatia. Aquele egocentrismo cresce e o sentimento de indiferença à opinião dos outros vira pó. Presenciamos isso em nossas casas, quando temos a capacidade de pensar e separar as reações e resultados dos comportamentos.

Em suma, podemos identificar um sociopata por cinco comportamentos anômalos:

Dificuldade de sentir empatia ou a falta de inteligência emocional e incapacidade de ver sentimentos de outras pessoas.

Mentir e manipular indiscriminadamente, para alcançar benefícios próprios fingindo sentimentos que não consegue ter.

Apresenta-se para grupos com a imagem de carismático, simpático de forma superficial, como seus seguidores.

Demonstra impulsividade, falando e se comportando de modo instável mudando o discurso de acordo com o momento.

Possui visão egocêntrica com excessiva valorização de si mesmo, sem noção de conceitos morais e éticos coletivos.

Enfim, por se acharem grandes merecedores das coisas, e devido ao seu narcisismo exagerado, acreditam que receberam alguma unção e missão terrena. Por isso, convencem outras pessoas numa forma de manipulação de massas(3) típica de tiranos e farsantes.

SOCIOPATAS - MEIOS E FINS

Os últimos anos (ou seriam décadas?) foram determinantes para que a nossa sociedade conhecesse o poder da sociopatia e manipulação. Entretanto, não aprendemos sobre os resultados e o que acontece quando não os derrotamos. O Brasil chegou bem perto do fundo do poço, e ainda constatamos os efeitos perversos desses grupos.

A sociopatia não tem cura e com um psicopata manipulador à frente de igrejas, cargos públicos, lideranças de grupos, fica mais difícil o livramento. Lee Camp é um revolucionário nos EUA mas cuja indignação não ultrapassa a visualização de seu canal no Youtube.

Os traços em comum entre um sociopata e um psicopata enganam muitos grupos de pessoas, principalmente nas redes sociais. Chegamos ao cúmulo de um Presidente da República zombar de pessoas com falta de ar numa pandemia e negar que tenha feito isso. Os negacionistas que seguem este tipo de psicopata se calam ou até corroboram a mentira são sociopatas.

Um psicopata/sociopata manipula facilmente outras pessoas com suas mentiras. Por outro lado, ele sente-se confortável com os iguais a ele, como nas "motociatas" e incursões espúrias para um chefe do Executivo.

MULTIDÃO E FÚRIA

Entretanto, temos que admitir que eles são muitos, mais do que imaginávamos, e estão nos poderes e estamento burocrático. Um pária internacional provocou o aparecimento de uma horda de seguidores com cargos e milhões de eleitores. Surpreendentemente, não importa que se tornem chacota no mundo inteiro, como nas posições que adotam nas redes sociais, só para "causar".

Em outras palavras, após o fim de um mandato surreal, teremos sequelas que nunca cicatrizam, por mais que se tenha otimismo. A esperança é que as pessoas possam obter ajuda dos mais próximos e algumas aceitem esta ajuda. Certamente, aqueles que não aceitarem ajuda, ou se refugiarem atrás de algum púlpito, estarão admitindo que são sociopatas. Os comportamentos sociais completamente anormais e reprováveis estão aí, para quem quiser ver. Basta ligar num canal de notícias que a mistura política e religião dá suas mostras de que psicopatas e sociopatas estão no poder.

Surpreendentemente, fomos vítimas de um sociopata que não possuía a capacidade de alto funcionamento, era um ogro.

O mais curioso é que o teste de sociopatia para todos os políticos pode atrair eleitores para certos candidatos de maneira inacreditável. Como se não bastasse, este teste poderia ter aplicação em Youtubers e Influencers, e proibir os sociopatas de exercerem esta atividade.

Será que as restrições de que tirar mais de 60 no teste de sociopatia pode ser um cerceamento à liberdade de expressão?

Desse modo, podemos afirmar que PERDEMOS de goleada e levaremos décadas para nos recuperar, se recuperarmos. E tudo "em nome de Deus".

P. S.

Nesta data, completa-se exatamente um ano em que parte dos brasileiros optaram pela civilidade, em detrimento da barbárie. É provável que tenhamos que defender a criação do "dia da independência ante os sociopatas". #FicaaDICA !!!

(1) "Entre sem bater - Lee Camp - Os Sociopatas" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/10/30/entre-sem-bater-lee-camp-os-sociopatas/

(2) "Entre sem bater -  Ernst Kretschmer - Psicopatas" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/04/16/entre-sem-bater-ernst-kretschmer-psicopatas/

(3) "Sub-raça e o seu surgimento" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2018/01/10/sub-raca-e-o-seu-surgimento/

(4) "Edward Bernays - Manipulando as Massas" em https://www.pensarcontemporaneo.com/3962-2/