A origem

Eu dificilmente saberia dizer o que todos pensam a respeito de sua própria existência. Mas, eu penso que somos o inicio de um todo ainda não acabado que ainda está sendo moldado aos poucos. Muito embora as vezes podemos pensar que tudo já está finalizado e acabado. Portanto, já não temos mais nada a aprender. Ao que tudo indica já conhecemos de tudo. Com o transcorrer da vida e do tempo trabalhamos muito de sol a sol. Estudamos muito e olha que foram quatro longos anos no curso primário, mais quatro no ginasial, e ainda mais três no colégio e outros anos na faculdade. Estes foram anos de estudos de um ensino escolar, porém o aprendizado da vida é longo. As vezes chegamos a pensar que já vivemos muito. O que será muito é ter 40, 50, 60, 70 ou 80 anos? Com o passar do tempo perdemos de certo modo a noção do que é viver muito. Para alguns já não temos mais nada a fazer ou realizar. Um grande engano. Alias, diga-se de passagem que nunca devemos esquecer nossa origem lá atrás bem antes de chegarmos a esse mundo. E foi lá onde tudo começou. Eu lembro bem que nasci em meio a uma família simples. Poderia ter sido uma família melhor? Como assim uma família melhor? Um barão e uma baronesa donos de fazendas de café ou de gado ou ainda algum industrial ou quem sabe uma família aristocrata ? Não sei dizer! Mas, a minha eu conheço de cor. Um baiano de natureza, com seus trinta e poucos anos e uma mineira de Montes Claros resolvem se unir e a constituírem uma família. E que família numerosa e eu era o quinto. Morávamos em uma pequena cidade do interior paulista na década de 50. E a região estava sendo desbravada naquele momento e formando vários sítios e fazenda de café e mais tarde gado. O progresso estava começando a chegar por ali.O lugar ao redor daquele pequeno vilarejo já era cercado por pequenos sítios ou chácaras. Meus avós certamente foram donos de uma dessas chácaras e criavam animais e aves. Meu pai tinha uma mercearia naquela pequena cidade. E nessa época já tinham três filhas mais velhas que eu e nessa hora passa um filme na minha mente ao lembrar que a minha mãe era tão jovem. Uma adolescente. Já casada, e mãe de três filhas. E com muita responsabilidade naquele momento...

 

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 04/01/2024
Reeditado em 04/01/2024
Código do texto: T7968927
Classificação de conteúdo: seguro