UM VERÃO DE SURPRESAS

Pois bem, chegou enfim janeiro de um novo ano, e o planeta comemora efusivamente essa virada, enquanto isso, o odômetro de tempo do planeta é acrescido em mais uma unidade. E olha que essa órbita solar de 2024 já chega com o bônus de um dia a mais, pela característica de ser bissexto.

Esse verão que se iniciou com perspectivas de melhor exprimir as tais mudanças climáticas, que aliada ao El Niño, bagunçou de vez o regime de chuvas nesse continente brasileiro.

Verdade que o inverno passou em branco nesse 2023, não teve sequer aquela história de a estação mais fria caiu numa determinada semana de julho aqui no sudeste.

Por outro lado, mesmo aqueles descrentes em ciência tiveram que botar as barbas de molho, principalmente as residentes no hemisfério norte, onde desastres naturais não discriminaram nenhuma nação em especial. Incêndios, enchentes e calor fora dos padrões locais se espalharam pelo território, com consequências imediatas e também de curto e médio prazo.

Essas intempéries, como seria de se esperar, atingiram em cheio as duas idades limites, crianças pequenas de um lado, e do outro, idosos, com mais veemência entre aqueles que já conviviam com alguma comorbidade.

Ao sul do Equador, as coisas também não estão nada fáceis, a Amazônia que sempre primou pela abundância de água, você caro leitor deve lembrar que, além do caudaloso rio Amazonas, essa região conta com os famosos rios aéreos e ainda com a maior reserva de água integralmente em território nacional no subsolo, o aqüífero de Alter do Chão.

Interessante lembrar que essa mesma água que de repente ficou escassa na região norte, vem fazendo estragos pela abundância descarregada indiscriminadamente na região sul.

A expectativa fica agora por conta do esperado calorão que sempre caracteriza o verão do sudeste e centro oeste, mas que por enquanto ainda não deu as caras, oprimido por uma conjunção de fatores, que tem trazido instabilidade abundante, não caracterizada pelas sistemáticas chuvas de verão, que de alguma forma ameniza o clima para a chegada de uma noite com temperaturas amenas.

Bom, agora é aguardar o que vem por aí em janeiro esse fevereiro engordado por mais um dia e torcer para que as chuvas de março venham efetivamente fechar o verão.

Alcides José de Carvalho Carneiro
Enviado por Alcides José de Carvalho Carneiro em 04/01/2024
Código do texto: T7968791
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.