NAMORO E CASAMENTO CRISTÃOS

NOIVADO E CASAMENTO

*Antoni Big-Cuore

(S.P. 06.04.2004 – 3ª.feira)

====================================================

Tanto o namoro quanto noivado, são fases especificamente de conhecimento recíproco entre os futuros nubentes. Lamentavelmente, a sociedade moderna deixou-se em demasia levar pelos valores consumistas e o ser humano foi-se esquecendo de voltar sua mente e coração para os valores espirituais, mormente os valores da família.

Deus ao criar o mundo, criou Adão e Eva, pois sabia “ a priori “ que tanto o homem quanto a mulher não poderiam viver sozinhos. Em seu infinito amor, os criou para a multiplicação e felicidade: “Crescei e multiplicai-vos...”

O ser humano é um ser em constante conflito consigo mesmo e com seus semelhantes. Por mais que homem e mulher, noivo e noiva, se dêem bem, eles serão sempre pessoas diferentes em quais quer planos, seja, físico, mental e emocional. O importante é que as diferenças se complementam. Também é importante, haver muita HUMILDADE. O radicalismo deve ser esquecido por ambos.

Sempre digo que o casamento é feito com três “ingredientes”: homem, mulher e DEUS. Esta trilogia é muito importante, mas que, infelizmente, nos dias de hoje, está meio esquecida.

Valores Espirituais: os noivos devem ter sempre a mesma religião, pois religião diferente causa muitos problemas, é um fator de desagregação do casal. E praticar a religião cristã, seja ela qual for, em sua integralidade. Não adianta praticar a religião “meia boca”...

Temos que ir a fundo na doutrina, para praticarmos uma religião consciente.

Valores Materiais e Profissionais: tem a sua devida importância, pois irá influenciar, em muito, o relacionamento do futuro casal. O fator financeiro, sem dúvida, nenhuma quando é insuficiente, causa enormes transtornos na vida do casal, influenciando negativamente o relacionamento.

A profissão exercida pelo casal também tem grande influência no casamento. Profissional desajustado em sua profissão, ou seja, exercendo funções incompatíveis com suas aptidões, gera conflitos conscientes e inconscientes no relacionamento.

Vida Sexual – Assim reza o Novo Catecismo da Igreja Católica, em seu cânone de numero 2332 (pg.605,Ed.Loiola): “ A SEXUALIDADE AFETA TODOS OS ASPECTOS DA PESSOA HUMANA, EM SUA UNIDADE DE CORPO E ALMA. DIZ RESPEITO PARTICULARMENTE Á AFETIVIDADE, Á CAPACIDADE DE AMAR E PROCRIAR E, DE MANEIRA MAIS GERAL, Á APTIDAO A CRIAR VÍNCULOS E COMUNHAO COM OS OUTROS. CABE A CADA UM, HOMEM E MULHER, RECONHECER E ACEITAR SUA IDENTIDADE SEXUAL. A DIFERENÇA E A COMPLEMENTARIEDADE FÍSICAS, MORAIS E ESPIRITUAIS ESTÃO ORIENTADAS PARA OS BENS DO CASAMENTO E PARA O DESABROCHAR DA VIDA FAMILIAR.

“A UNIAO DO HOMEM E A MULHER NO CASAMENTO É UMA MANEIRA DE IMITAR NA CARNE A GENEROSIDADE E A FECUNDIDADE DO CRIADOR: ‘O HOMEM DEIXA SEU PAI E SUA MAE, SE UNE Á SUA MULHER, E ELES SE TORNAM UMA SÓ CARNE’. (Gen.2,24)

Cânone, n. 2351,(idem): O prazer sexual é moralmente desordenado quando é buscado por si mesmo, isolado das finalidades de procriação e de união.

“A fornicação é a união carnal fora do casamento entre um homem e uma mulher livres.” (Cânone 2353,idem).

É da maior importância para o sucesso do futuro casamento, que os noivos mantenham a castidade durante a fase de namoro e noivado. Sabemos que a TENTAÇÃO é muito grande, mas com a vida sacramental, é possível superar tal problema. Em compensação, a felicidade e a satisfação intimas, são muito recompensadoras.

====================================================

*Autor é cantor, compositor e Escritor, em São Paulo – Autor do livro, A Saúde da Alma e do Corpo.

====================================================

ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 30/12/2007
Código do texto: T796872
Classificação de conteúdo: seguro