CRÔNICAS - ANO NOVO VIDA NOVA...?!

CRÔNICAS – ANO NOVO VIDA NOVA...

Natal e Ano Novo e boas festas já se foram e agora começa o batente, mas ser aposentado é algo tão tediante... de não ter o que fazer ou mesmo fazer o mesmo trabalho todos os dias como se fosse uma oração a Deus...

Sabe-se que todo aposentado no Japão é convocado pela empresa na qual trabalhou por muitos anos, para estar a disposição dos demais trabalhadores para tirar dúvidas que possam ter, mas tais profissionais já com seus mais de 80 anos estão muitas vezes ali na sala de leitura, ou mesmo malhando e fazendo uma ginástica para que seus músculos continuem firmes, ou mesmo com alguns parceiros jogando Majan, que é uma espécie de xadrez japonês!!!

Imagine se as empresas brasileiras fizessem o mesmo???

Com certeza muitos de nós, principalmente eu mesmo gostaria de estar disponível para tirar dúvidas ou mesmo participar dos DDS – Diálogo Diário de Segurança, onde podemos dar a nossa experiência de estarmos vivos e sadios sem nenhuma perda durante todos os anos que fomos profissionais seguros com todos os aparatos de segurança e diariamente se cuidando para jamais ser mais um no Hospital para amputar um dedinho tal qual um Presidente muito conhecido de vocês!!!

Creio que ainda possa ser útil, mesmo dando aulas profissionalizantes em SENAI ou SESI onde poderemos ser úteis em orientar os jovens em suas possíveis e que tenham interesse de aprender conosco como se faz uma soldagem, ou mesmo opere máquinas operatrizes de executar tarefas de usinagem com fresas, aplainadoras, mandriladoras ou mesmo uma furadeira de bancada ou uma de maior porte uma furadeira vertical comandando a distância totalmente robotizada...

Ontem ainda verificando que existe uma vaga para Engenheiro Mecânico especializado em máquinas rotativas em que já trabalhei durante muitos anos, mas hoje em dia talvez são comandadas por um painel gigantes de botões on – off que ligam e desligam ou mesmo fazem na verdade quase tudo sozinhas, sem que haja um operador, pois são comandados por um programa computadorizado...

Enfim não me custa aprender a modernidade atual e quem sabe possa eu contribuir com os meus conhecimentos de manutenção preventiva, corretiva e até mesmo preditiva onde podemos prover soluções antevendo uma situação em que tal equipamento seja feita as suas trocas de peças que tem vida útil presumível e possivelmente podemos programar tal troca preditiva evitando a quebra da mesma com maiores danos as demais peças adjacentes... pois nem sempre uma quebra seja a única, mas uma série e problemas advindos dessa quebra que a sequência do trabalho possa por falta do furo inicial a segunda furação possa quebrar a próxima ferramenta e assim por diante um efeito domínó de danos das ferramentas subsequentes do equipamento!!!

Vivo pensando em voltar há muito tempo, pois desde 2013 após o trabalho na empresa INVISTA da fabricação de Lycra, fui o responsável do Controle da Qualidade pela CH2M Hill que hoje a JACOBS assumiu seus mais de 40000 funcionários em todo o planeta e onde pude dar a minha contribuição das trocas de parafusos, porcas, arruelas de aço inoxidável por simples troca por ponteamento das chapas de inoxidável em vigas de aço carbono com eletrodos de Aço inoxidável 306 que deram como substituto excelente economizando mais de 20 milhões de dólares e encerramos sem atraso algum nosso empreendimento em data contratual pois o trabalho de furar as chapas de inox e aço carbono e colocar 3 milhões de parafusos porcas e posteriormente inundar tais bases de concreto seria um desperdício de material tão caro e uma demora de 4 a 5 meses para tal serviço que com soldagem fizemos tudo em 40 dias com 4 soldadores efetuando tais ponteamentos de soldagem de materiais de inoxidável com Aço Carbono!!!

Fui elogiado pelos americanos que jamais pensaram em tal ideia para facilitar e economizar, uma vez que tal processo de usar chapa de apoio ao concreto e com ferragens diminui em 4 vezes o peso do concreto necessário para a base das máquinas de 10 ton/m² e claro que a minha ideia foi excelente em todos os sentidos da obra e no tempo de execução desse contrato!!!

Nota do autor:- A minha equipe sempre atua a frente da programação e planejamento e assim podemos avaliar tais processos de fabricação e também possíveis soluções de minimizar problemas futuros de manutenção corretiva, preventiva ou preditiva!!!

Ivan o terrivel
Enviado por Ivan o terrivel em 03/01/2024
Código do texto: T7967737
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.