Entre Sem Bater - Cruzeiro, Minha Vida...

Salomé disse:

"... o Cruzeiro representa a minha vida, é como se fosse um Deus..." (1)

Maria Salomé, a torcedora-símbolo do Cruzeiro, nunca pedia a cabeça de ninguém, como a sua homônima bíblica. Pelo contrário, ela era a torcedora que tinha o Cruzeiro como um Deus, e adorava seus discípulos (jogadores). Assim sendo, o nome da maior torcedora do Cruzeiro é mais do que suficiente para quebrar alguns dogmas de evangelistas. Salomé foi a pioneira como torcedora com vínculo à ASTOCA e frequentando o setor da Geral.

CRUZEIRO, MINHA VIDA ...

A maneira que encontrei para manifestar-me nesta data (103 anos do Palestra-Cruzeiro), através da frase da Salomé, pode parecer estranha. Entretanto, tem tudo a ver com o que o centenário clube se tornou após o rebaixamento e transformação em SAF(2). Estive em caravanas com a Salomé e as narrativas proporcionariam crônicas maravilhosas.

Desta forma, nesta data é necessário ser um pouco estoico e saudosista, pois aquele deus da Salomé não existe mais.

Com toda a certeza, na missa tradicional de 2 de janeiro, lá estaria ela conduzindo uma imagem em uma entrada triunfal. Parece que este ano, duas missas em locais diferentes indicarão uma comemoração oficial. Certamente, a Salomé não aguentaria participar de duas ao mesmo tempo. Por outro lado, agora ela estará onipresente, onde quer que esteja o Cruzeiro nosso ou até mesmo a SAF.

Surpreendentemente, a maioria dos torcedores do Cruzeiro, com a avalanche de informações da Internet, não consegue se livrar da sua Zeitgeist(3).

ERA UMA VEZ ...

Escrevi mais do que dezenas de textos(*) sobre o Cruzeiro e tudo que o cerca. Desde que a Internet permitiu escrever e publicar sem depender da mídia tradicional, exerci este direito. Escrever sobre o clube, o time e a torcida era uma coisa comum e fácil, pois eu estava junto a torcedores como a Salomé.

Desse modo, e isso incomoda muitos torcedores da geração ZZP, nunca dependi de redes sociais para falar sobre o Cruzeiro. As histórias reais em nada se assemelham às narrativas de redes sociais e grupos de mimizentos. Por isso, é repugnante quando vemos torcedores nas redes sociais mendigando volta de ex-jogadores. Como se não bastasse, fica muito pior quando parcela destes torcedores, seguindo influenciadores do mal, defendem jogadores mercenários.

É impressionante como os torcedores não entendem que, no futebol atual, não existe jogador que ame o time como parte da torcida. Os caras ganham muito bem e pagam serviçais para fazerem posts e publicarem bobagens nas redes sociais. Quando, por exemplo, um jogador fica forjando frases como "... piscininha, amor..." e um monte de estúpido compartilha, é somente golpe.

Enfim, vocês que pagam pau (assim que fala, né?) para jogador, técnico, dirigente e até torcedores-influenciadores, nunca serão torcedores. Passados vinte anos da primeira versão do "(Re)Aprendendo a ser torcedor"(3), parece que muita coisa só piorou.

Era uma vez, um time de futebol da colônia italiana, com história de luta, tão combatido, jamais vencido !

Salve, Salomé, primeira e única que tinha o direito de torcer para os jogadores !

SUGESTÃO DE LEITURAS

A relação de links a seguir é apenas uma pequena amostra sobre o que escrevi da torcida e seus torcedores. Lamento não ter feito um texto grandioso para homenagear a Salomé, quando ainda era viva.

'Cruzeiro de 1986 a 2022 - Uma Polêmica.'

'Maktub Azul - Não somos 9 milhões.'

'O Planeta Azul - Adeus Centenário !

'Sócio 5 Estrelas - Que vergonha !'

'Torcedor Cruzeirense - Mea culpa !'

Desde que publiquei a primeira versão do "(Re)aprendendo..." recebi intermináveis críticas. Contudo, a cada temporada, mesmo com o aumento dos ataques e de haters, minhas teorias se confirmam. Não posso referir-me ao torcedor de rede social que adora este ou aquele repórter, como sendo teleguiados. Adicionalmente, sofro repreensão (quase a ponto de chamar de bullying) se faço alguma referência aos simpatizantes.

SÓCIOS DO FUTEBOL

O torcedor-leitor deve se perguntar porque tantas referências ao "Sócio do Futebol" que nem existe mais. É uma forma de nos posicionarmos neste momento, ante o desrespeito para com grupos de torcedores. Não queremos equiparação com torcedores que alinham-se a influencers que recebem dinheiro para declarar amor ao Cruzeiro.

Estas transformações e modernidades não nos pertencem, nós sabemos, mas não percam o respeito dos torcedores do futuro.

Desta forma, a torcida do Cruzeiro e o próprio clube se transformaram, desrespeitando a história. Poderíamos ser 100 mil sócios do futebol, hoje somos menos de 50 mil. E, desse modo, a passividade da torcida ante a tratamentos como o que os sócios do futebol (antigos) recebem sofre desprezo até dos noviços rebeldes.

Em suma, é um direito torcer pelo que cada um quiser, até torcer e dar dinheiro para bandido influenciador de rede social. Só não queiram misturar a Salomé com este povo, ela não merece isso, o Cruzeiro não merece. Ah! e uma última palavra, o papo de que não tem ninguém mais torcedor do que outro é uma narrativa enganadora.

Só a Salomé adquiriu muitos direitos, em nome da sua paixão pelo Cruzeiro, "Amanhã tem mais ...",

P. S.

(*)  Este e muitos outros textos não seriam possíveis sem a ajuda de grandes cruzeirenses como Ângela Azevedo, Gustavo Nolasco e Marco Astoni.

(1) "Entre sem bater - Salomé - Cruzeiro, minha vida..." em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/01/02/entre-sem-bater-salome-cruzeiro-minha-vida/

(2) "O Futuro do Cruzeiro foi ontem" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2021/12/17/o-futuro-do-cruzeiro-foi-ontem/

(3) "Zeitgeist Azul e as confusões mentais" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2022/04/28/zeitgeist-azul-e-as-confusoes-mentais/

(4) "(Re)Aprendendo a ser torcedor do Cruzeiro" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2020/08/02/re-aprendendo-a-ser-torcedor-do-cruzeiro/