Entre Sem Bater - Feliz Chip Novo
Pitty disse:
"... mas lá vem eles novamente. Eu sei o que vão fazer. Reinstalar o sistema..."(1)
Artistas como a Pitty chamam atenção à primeira vista, pelo menos é a percepção que tenho. Desde o início de sua carreira, com a ideia do "admirável chip novo", à imagem e semelhança do "Admirável Mundo Novo"(2) , eu agradei. Assim sendo, é natural que uma artista como a baiana, tenha muito reconhecimento. Embora sua linguagem esteja mais próxima de gerações mais novas, devemos ver o valor no seu trabalho.
FELIZ CHIP NOVO
PROLEGÔMENOS
Alguns textos, principalmente em tempos modernos, é necessário que se dê algumas explicações. Este Blog(*) muda constantemente e, desse modo, perde e ganha leitores, o que é natural e compreensível.
Ano passado, enviei uma mensagem de Natal e uma mensagem de ano novo que indicavam muitas expectativas. A mensagem era mais para as pessoas que sentiram a derrota da polarização política pessoal, e não a vitória da nação.
Em "Baba Yetu"(3) tentei passar uma mensagem uníssona. Surpreendentemente, algumas pessoas que receberam minha mensagem me bloquearam. Desse modo, o ano de 2023 não foi de nenhum sentimento de revolta ou indignação, mas de reflexão. E, com o propósito de tentar mostrar que a polarização não é uma coisa normal, trilhei os caminhos do "Entre sem Bater", e cá estamos.
A aventura foi intensa e promete emoções, verdades e reflexões muito maiores.
Por isso, nada mais instigante do que usar o título de uma música da Pitty (Admirável Chip Novo) para desejar mudanças em 2024.
ADMIRÁVEL CHIP NOVO
A letra da música traz estrofes bem interessantes, senão vejamos:
Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluido em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado
Mas lá vêm eles novamente
Eu sei o que vão fazer
Reinstalar o sistema
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste, viva
Não, senhor, sim, senhor
Não, senhor, sim, senhor
A ideia de um chip novo
Autoria: Pitty
Precisamos reconhecer, em primeiro lugar, que um chip novo, no lançamento da música, era algo raro e o povão não tinha acesso. Naqueles primeiros anos da disseminação da Internet (nem Orkut existia), a ideia de um chip novo era incomum. Por outro lado, a expressão "reinstalar o sistema" tornava-se viral, a cada problema com computadores.
Recentemente, numa eleição para os Conselhos Tutelares, na cidade de Beagá(2), ouvi esta frase, aí eu viajei... reinstalar o sistema ! RSRS
REINSTALE O SISTEMA
Desde que me manifestei, alguns dias atrás, contra o sistema, especialmente contra as anormalidades das redes sociais, muita coisa mudou. Em "Foda-se o Natal"(4) e "Feliz Chip Novo" tento mostrar o "lado B" do mundo digital, ou "Lado A" da vida real. Enquanto qualquer dos vídeos disponíveis de Baba Yetu defendem a união, resolvi mostrar a real. Infelizmente, as pessoas fingem reinstalar o sistema na passagem de ano e tudo volta ao "normal" algumas horas depois.
Da mesma forma que fiz em relação ao mês de dezembro, fiz no "Nascimento de Jesus"(5) e faço em "Feliz Chip Novo", um chamamento.
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste, viva
DIGA, NÃO SENHOR
Enquanto uma música de Natal amaldiçoada da Coca-Cola não me sai da cabeça (música em inglês e filmada no exterior) a resistência deveria agir.
Qual o quê, a resistência não existe, trocou presentes no Natal, exibe suas lembrancinhas e divulga imagens de suas caridades.
Pense e pare, vote e não se esqueça.
E, desde que você volte para o "sim senhor" e "não senhor" ou para compartilhar aquelas mensagens mentirosas nas redes sociais, você perdeu!
Perdeu tudo que poderia indicar algum sinal das virtudes do guerreiro, se é que algum dia soube ao menos o que era.
PANE NO SISTEMA
É provável que o sistema nunca tenha registro de uma pane qualquer. As pessoas fingem que vão reinicializar a cada ano novo gregoriano, só para zoar.
Existe uma história que qualquer leitor deste texto sabe sobre pane no sistema e reinicializá-lo. Basta ligar para qualquer central de atendimento da Internet ou TV a cabo. Com toda a certeza, uma das instruções que dão aos atendentes é pedir para o pacato cidadão ligar e desligar o modem.
Analogamente, é a história do analista de sistemas viajando num fusquinha e ele dá um defeito.
A solução?
Desce todo mundo, dá uma volta ao redor do carro, entramos de novo e voilá, tudo funciona.
Não, meus meninos, como diria um antigo professor, a vida não funciona assim. Com toda a certeza, não se muda tudo com um chip novo, ou numa passagem de ano novo.
É provável que alguém já ouviu uma frase que atribuem a Einstein (NÃO É DELE !):
As coisas não podem dar certo se fazemos repetidamente tudo que deu errado. (Anônimo).
Por isso, quando o sistema funciona mal, antes da pane geral, não adianta reiniciar pensando que voltará a funcionar corretamente.
ELES NOVAMENTEe
Enfim, podem esperar que a profecia do "Admirável Chip Novo" tem muitas semelhanças com as teorias de manipulação de Huxley. Cada vez mais, os métodos de manipulação mental(6) te trarão aqueles que fingem reinicializar o sistema.
Será possível que lá vêm eles novamente? Deram um TILT no sistema, quase que foi completamente catastrófico, mas sobrevivemos. O que mais impressiona é o fato de que muitos que eu não cancelei, continuam com a mesma prosa. Cantam Baba Yetu em dezembro e correm para despejarem mentiras nas redes sociais.
Eu sei o que vão fazer, tentar desinstalar o sistema...
Feliz chip novo e, sim senhor, "Amanhã tem mais ..."
P. S.
(*) Desde que iniciei a publicação de textos neste Blog muitas mudanças de forma e conteúdo ocorrem. Infelizmente, nem todos leitores leem os textos Inteiros ou olham, mesmo rapidamente, os links, é compreensível que todos tenham pressa.
(1) "Feliz Chip Novo" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/01/01/entre-sem-bater-pitty-feliz-chip-novo/
(2) "Distopia Tupiniquim e o Admirável Mundo Novo" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2022/08/03/distopia-tupiniquim-e-o-admiravel-mundo-novo/
(3) "Entre sem bater - César Menotti e Fabiano - Nossa Beagá" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/12/12/entre-sem-bater-cesar-menotti-e-fabiano-nossa-beaga/
(4) "Baba Yetu - A Guerra dos Dons - Live at Llangollen" em https://youtu.be/UfOjKvLRGZ0
(5) "Entre sem bater - Harlan Ellison - Foda-se o Natal" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/12/01/entre-sem-bater-harlan-ellison-foda-se-o-natal/
(6) "Entre sem bater - Eduardo Galeano - O Nascimento de Jesus" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/12/25/entre-sem-bater-eduardo-galeano-o-nascimento-de-jesus/
(7) "Entre sem bater - Aldous Huxley - Manipulação Mental" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/04/12/entre-sem-bater-aldous-husley-manipulacao-mental/