Na mosca, na mosca, foi mesmo não! Mas...

Na primeira sexta-feira de 2023, o Sextou, Textou! brincou de futurologia! Quem nunca, né?

Fizemos uma retrospectiva, como se a gente já tivesse chegado na última sexta do ano! Pra quem quiser dar uma olhada, tá tudo lá no texto "Adeus, Ano-Novo!"

E olha que a gente não fez feio não, viu? Pelo contrário, batemos uma porcentagem espetacular de exatidão! Tâmo até pensando em promover umas alterações - conceituais e estruturais - aqui no blog, começando pelo nome: Sextou, Sensitivou, Textou!

Então, bora lá conferir nossas profecias?

Previmos que o Presidente da República seria preso em setembro por estourar o teto de gastos com a liberação de 317 milhões, via Ministério do Desenvolvimento Social, pra ajudar o Corinthians a quitar o restante da dívida do estádio de Itaquera.

Era pra ser presente de aniversário pro Timão e pra Fiel, com a justificativa de que todo mundo tem direito ao Minha Casa, Minha Vida, inclusive o Alvi-Negro, Campeão dos Campeões!

Então, né? Não rolou a prisão porque não rolou a grana! O time jogou horrível a temporada inteira - uma "tiriça" - não ganhou nada, chegou até a flertar com o rebaixamento.

Aí o "Presida" ficou bolado e resolveu que não ia mais ajudar bando de pernas-de-pau nenhum! E quem ficou na mão foi o bando de loucos...

Agora, pra tentar segurar o Chefe do Executivo em suas desastrosas declarações sobre taxas de juros, equilíbrio fiscal e desequilíbrio de parafuso, Cuba, Venezuela, Argentina e tals, a cúpula do governo acabou recorrendo à solução mais previsível e menos escandalosa possível: em vez de impeachment ou até mesmo prisão pra tirar o cara de circulação, botaram ele pra circular pelo mundo!

E foi rolê, hein? Visitou 24 países - Estados Unidos, China, Europa, Oriente Médio, África, Japão e Vaticano, claro, pra receber a bênção do Papa - em 15 viagens, passou nada menos que 75 dias na gringa! E se não tivesse a cirurgia, bateria 30 carimbos no passaporte fácil, fácil!

Tudo isso porque era fundamental, segundo a Agência Brasil, "reconstruir a imagem do Brasil diante do mundo, fechar acordos bi e multilaterais de cooperação, trazer investimentos públicos e privados pro país, cobrar dos 'Primos-ricos' o financiamento de ações que minimizem as mudanças climáticas e preservem o futuro do planeta, defender a reformulação da 'governança global' e o cumprimento dos tratados internacionais e até dar 'pitaco' em como resolver os conflitos entre Rússia e Ucrânia e Israel e Hamas".

Que Presidente! Que Estadista! Como nunca antes na história deste país...

Só não foi na posse do Milei! Pra quem reclama que a gente manda muito dinheiro pros "Companheiros do Foro", a parte boa da eleição do "Ultra-Destro" lá é que vâmo economizar uma moeda com os "hermanos", já que eles não vão mais precisar da nossa ajuda daqui pra frente...

Anunciamos também que o pessoal acampado nas rodovias e na frente dos quartéis do Exército desde o fim das eleições de 2022 continuaria firme e forte no propósito o ano todo - até a volta do ex-Presidente, que passaria a virada pra 2024 ainda na Flórida - mas com uma semana do "governo paz-e-amor", no dia 8 de janeiro, os extremistas polifóbicos da "Pária Armada" atiraram no próprio pé!

Deram a senha pro Supremo prender todo mundo por associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado!

E o ex-Presidente voltou em 30 de março, véspera da comemoração da "Revolução Democrática de 1964" - não foi golpe de jeito nenhum, nem teve ditadura militar por 20 anos - enchendo de esperança os "patriotas" que ansiavam pelo retorno do "Messias" pra sentar de novo no (Plano) piloto e colocar ordem (e progresso) na casa novamente.

O embaçado é que vários esqueletos começaram a sair do armário do "Nosso Capitão" - tentativa de apropriação indevida das joias ofertadas pela Arábia Saudita ao Brasil, "Caixa-dois" no Palácio da Alvorada, adulteração de registros de aplicação de doses de vacina anti-Covid em cadernetas de parentes, inquéritos abertos pra apurar incitações a crimes sanitários...

Acabou que acharam melhor não expor o "Mito" ao risco de uma decretação de prisão - e também porque ele tá inelegível por oito anos, por decisão do STF - e resolveram apostar em lançar a "MissChelle" como a nova liderança da direita, pra assumir o protagonismo da mulher "ajudadora do marido" que vai manter os(as) apoiadores(as) e, com toda certeza, reconquistar os(as) eleitores(as) que se sentiram traídos(as) e também agregar os(as) novos seguidores(as) - nessa ordem - pavimentando o caminho pra vitória em 2026! Agora vai!

Mudando de assunto, vamos aos acontecimentos nesse "Mundão-de-meu- Deus" em 2023.

Cravamos que um plebiscito de iniciativa popular acabaria com a monarquia na Inglaterra, depois da morte da "Betinha" - e que os príncipes Harry e William decidiriam, em uma partida de pólo, quem ficaria com o ex-Rei Charles e sua consorte (e não com sorte) Camilla, quando a ex-família real fosse despejada de Buckingham.

Pois é, essa não rolou mesmo, não! Pelo menos no formal, né? Mas que o encanto acabou, ninguém se atreve a negar, né? Acabou de vez! Então vâmo considerar que cem por cento errada também não foi...

Também vaticinamos - eita, chique né? - o cessar fogo na "Operação Militar Especial" da Rússia na Ucrânia - não, não é guerra, não! - porque o Putin não aguentaria as restrições e boicotes do mercado internacional por tanto tempo!

Falhamos de novo? Nem pensar! Pra não dar o braço a torcer, pra não assinar acordo de paz, pra não passar a vergonha de não ter cumprido a ameaça de fechar a torneira do gás pra Europa, o espertalhão virou o foco pra outro lado!

Conforme várias teorias da conspiração - todas exaustivamente checadas, rechecadas, ratificadas, atestadas e comprovadas, teria o ditador russo injetado muito, mas muito dinheiro no Hamas, pros caras tocarem o terror em Israel e provocarem uma nova guerra, muito mais "quente-atrativa-polêmica-atroz-polarizada-santa" do que o conflito - já morno - que, mesmo antes do fim, já configura uma tremenda derrota - de repente, a maior de todas - de um megalomaníaco genocida que diz defender o direito de existência de seu país, ameaçado pelo "Ocidente Dominador", pra não reconhecer sua incompetência pra dar condições dignas de vida ao seu povo. Vá ser ruim de serviço assim lá na Rússia...

Agora para tudo, que essa foi um golaço: o prejuízo do Twitter! E não deu outra! A empresa desvalorizou 90% em relação ao montante pelo qual foi comprada - o próprio Elon Musk "tuitou", ou melhor "exou", porque até o nome mudou na tentativa de estancar a sangria - e teve que dispensar metade dos colaboradores após perder quase metade das verbas publicitárias com a debandada dos grandes anunciantes da plataforma, que não quiseram mais ter suas marcas veiculadas - e vinculadas - a posts de ódio, de conteúdo violento, nazista, antissemita, além de outros temas polêmicos.

E olha que nem prognosticamos nada sobre o desempenho dos foguetes do maior "detonador" de fortuna do mundo. O pior é que passaram o ano explodindo um atrás do outro!

Uma ideia pra diminuir o rombo é lançar uns quatro ou cinco ao mesmo tempo na noite de Reveillon: é batata que supera com folga o show de fogos de Copacabana!

E agora, aos esportes e entretenimento!

Dissemos que o Brasil seria eliminado pela Alemanha nas quartas-de-final da Copa do Mundo de Futebol Feminino, lá na Austrália e na Nova Zelândia.

Pior que nem chegou! Volta pra casa antecipada, despachada pela Jamaica, na fase de grupos - ah, vâmo combinar, que essa ninguém imaginaria - protagonizando o mais puro creme do vexame de todos os tempos!

A próxima erramos de propósito, só pra descontrair mesmo: profetizamos que o Paris Saint-Germain conquistaria pela primeira vez em sua história o título da Champions League.

Óbvio que todo mundo sabia que não seria! Mas o campeão foi inédito - nisso, pelo menos, bateu a nossa perspectiva - e, nada imprevisto: Manchester City, sob o comando de Pepe Guardiola...

O Palmeiras nem chegou no Mundial Interclubes dessa vez, mas ganhou o Brasileirão de novo, com um gostinho especial de ter tirado o doce da boca da criança.

É que teve um time que botou fogo geral no primeiro turno, mas apagou tudo e mais tudo no segundo e deu adeus ao "título mais ganho" da história da competição!

Contrariando nossos presságios, Mbappé não levou a bola de ouro nem terminou a temporada como o melhor do mundo - deu a lógica de novo: Lionel Messi, pela oitava vez - e também não anunciou o noivado com Anitta (nem chegaram a ficar kkk).

Ah, ela ganhou um total de zero Grammys! Então pedimos sinceras desculpas pelo equívoco de termos anunciado que a cantora arrebataria três estatuetas...

É que a bola de cristal tava com defeito no dia e embaralhou as personalidades da música e do esporte que "dariam match" e quebrariam recordes de premiação em 2023.

Quem esfarelou com tudo que é limite de laureação foi a diva Beyoncé - com os quatro desse ano, chegou a 28 topos do pódio da música - e o namoro mais badalado do momento é o da super-star Taylor Swift e do astro do futebol americano Travis Kelce, vencedor do Super Bowl, jogando pelo Kansas City Chiefs.

Falando em NFL, vâmo revelar aqui outra graçola, no mesmo grau da que fizemos com o PSG: nos atrevemos a registrar que o Buffalo Bills se consagraria o grande campeão da liga!

Ah, fala sério que alguém acreditaria numa resenha dessa, né? Os caras chegaram na decisão por quatro anos seguidos na década de 90 e perderam todas. São considerados os maiores "pé-frios" - e lá é gelado pra caramba - de todas as principais modalidades que os gringos adoram!

Muita gente considera que a franquia é amaldiçoada, que nunca vai chegar a levantar a taça que mais cobiça. É um tabu bem parecido com o de um certo clube do futebol brasileiro, sabe?

E tem mais um esclarecimento que precisamos levar a público: batemos o martelo que Galvão Bueno assinaria com a Band pra narrar a Fórmula 1 e acabou que não vingou!

Mas é necessário contar a real: a negociação já tava fechada, tudo caminhando tranquilo pro acerto, mas quando viu que o Faustão precisou correr pra fazer transplante antes de completar dois anos de casa, o locutor pensou melhor e resolveu deixar baixo! Haja coração, amigo!

E teve mais uma falha em um de nossos equipamentos que também gerou confusão na hora de confirmar que um time seria rebaixado pra segunda divisão pela primeira na vida: as cartas do baralho mostraram que seria o São Paulo, nós compramos de olhos fechados e gravamos na pedra!

Foi mal, pessoal! Na verdade, as forças do universo tavam revelando que o Tricolor do Morumbi ganharia um título inédito - o da Copa do Brasil - e que o Santos é que viveria a tragédia de cair pra Série B, logo no ano em que o campeonato recebeu o nome do grande ídolo do clube - ele mesmo, o maior de todos os tempos no futebol, o Rei do Soccer: Pelé!

E não é que o Roberto Carlos fez mesmo uma música pra homenagear o Atleta do Século? Chama "De Rei pra Rei", só que não deu pra cantar no especial de fim de ano porque o contrato com a Globo tem uma cláusula que proíbe a inclusão de músicas inéditas no repertório...

Pra terminar - lógico que deixaríamos pros "finalmentes" - o nossos maiores acertos.

Predissemos que os deputados eleitos pra fazerem ferrenha oposição ao governo, que ocuparam nada menos que 70% das vagas da Câmara, passariam, com o passar do tempo - e com alguns Ministérios e cargos de segundo e terceiro escalão estrategicamente negociados, a abandonar, gradativamente, o "Centrão Verde-Amarelo" e se "bandiariam" (e "bandidariam") pro "Meião-Laranja", com alguns até chegando a aderir ao "Extremão-Vermelho".

Pra quem ainda lembra em quem depositou toda a sua confiança, bora dar uma olhada em como seu representante anda votando, se ainda tiver no Congresso, porque tem uns "par" que migraram pro Poder Executivo! Pois é, pularam a cerca e deixaram seus eleitores no vácuo...

E de chuva de picanha - que é bom - também não houve registro em nenhuma região do país até o momento, conforme nossa precisão, ou melhor, precisa previsão.

As condições continuam as mesmas: continua se banqueteando com os cortes nobres quem já se deliciava antes e continua cozinhando osso pra sopa quem já tava roendo...

A Covid acabou virando mesmo uma gripezinha pra quem completou a imunização, mas continua morrendo mais gente do que as estimativas apontavam - essa infelizmente, também acertamos - devido à baixa cobertura vacinal (menos de 20% da população tomou a bivalente, por acomodação ou acreditando nos "terrorismos de redes sociais"), especialmente em relação a crianças e idosos, abrindo brechas pra novas infecções, novos ciclos da doença e novas variantes do vírus...

E a nossa bandeira, hein? Essa também matamos a pau: não foi pintada de vermelho! Continua verde-amarela! É de todos nós! É do Brasil!