CRÔNICAS - MEGA DA VIRADA É O MEU TRABALHO...?!
CRÔNICAS – MEGA SENA DA VIRADA É O MEU TRABALHO
Trabalhando em Uruguaiana nos idos de 1998, na Obra da Usina Termo-elétrica de Uruguaiana de 600 Megawatts, foi um desafio maravilhoso onde eu era o Engenheiro responsável para Coordenar a Qualidade dos serviços e também o Inspetor Qualificado em Solda Nível 2 pela ASNT, Associação Americana de Ensaios Não Destrutivos.
Ali aprendi conhecer melhor o povo do Rio Grande do Sul, nesse contato diário e respondendo a diretoria do Cliente Final e com o Pessoal de Qualificação do Sêlo ASME – Associação Americana de Engenheiros Mecânicos, e assim em contato com Fiscal Americano que só falava em Inglês, foi quando vi como eles usam gíria bem diferente do inglês britânico que foi a minha escola de aprendizagem!!!
Enfim ficamos amigos neste empreendimento que foi um sucesso absoluto pois executamos um serviço primoroso mesmo com as maiores dificuldades de procurar e treinar a mão de obra necessária para tal empreendimento de acordo com as Normas Americanas de Construção Mecânica e Elétrica com nuances de fiscalização permanente lado a lado conosco, como dizem ele... face to face ( face a face) enfim aprendi muito não só tecnicamente bem como ser sincero quando temos dificuldades de buscar profissionais qualificados, bem como eu mesmo tinha duas qualificações além de ser engenheiro responsável por todas as áreas de serviço executado com mais de 300 profissionais e chegamos a ter 600 contando com toda a mão de obra de profissionais terceirizados, além de toda a documentação em língua portuguesa e inglesa!!!
Com certeza um aprendizado que numa outra obra da Air Liquide em Pedro Canário construindo novos tanques e reforma de Caldeira tive a presença do mesmo Fiscal americano que já o conhecia de longa data dessa obra de Uruguaiana!!!
Vivemos feito ciganos por obras em todo o Brasil, e muitas vezes tanto na Argentina como no Paraguai, atuando como profissionais polivalentes e com a certeza de que temos competência atuando em várias áreas demonstrando que não temos medo de cara feia dos estrangeiros que se acham melhor que nós e quando os suplantamos em mais formações técnicas ficam tentando puxar o tapete, pois não tem tal tirocínio e nem o raciocínio bem mais rápido que o deles, em resolver problemas...
Me orgulho não só de ter sido sempre seguro nas minhas decisões e nas minhas ideias de adequar o produto as necessidades e muitas vezes atualizar os materiais mais nobres que possamos encontrar e atenuar problemas posteriores de necessidade de manutenção que custa bem mais caro que a diferença de utilização de um produto melhor que possa parecer mais caro agora, mas a durabilidade sem manutenção será bem maior!!!
Com isso já troquei as inspeções de Raio X, que contamina quem chegar perto, e ter que isolar áreas enormes dos demais funcionários até mesmo parar todo o efetivo e no caso de ensaios não destrutivos de Ultrassom se torna bem mais rápido e bem mais barato que gastamos menos 30 milhões de dólares num empreendimento da CST em Vitória no ES onde os alemães me acharam um gênio e os ingleses com inveja tentaram duvidar que seria possível e demonstrei a eles que poderia evitar consertos dos defeitos com mais facilidade no Ultrassom, pois sei de que lado está o defeito e a que profundidade e na radiografia vou ter que procurar... imagine quanto me facilita detectar o defeito imediatamente após a solda mais fria e já liberar para reparo se for necessário...
A cada ideia minha a economia para a empresa são de milhões e além de cumprir os prazos de contrato, fazendo com que a empresa possa terminar seu trabalho limpo, organizado e economicamente UMA MEGA SENA DA VIRADA por empreendimento!!!
Nota do autor:- Sou um profissional que busco me informar tecnicamente tudo que posso fazer em prol de uma qualidade do produto e também fazer corretamente na primeira vez pois qualquer retrabalho necessário com certeza vai ser prejuízo para a empresa denigre a imagem do nosso profissional que realmente é quem faz a obra, pois como líderes temos que apenas comandá-los corretamente e sabiamente uma vez que temos toda a competência e a formação técnica para tal!!! Me orgulho de ser um profissional polivalente e com várias qualificações e ser de pôr a mão na massa sem vergonha de vestir a roupa de peão e executar as tarefas que eles fazem todos os dias, e eu quando é preciso estou junto sem medo de errar jamais!!!