Entre Sem Bater - Rock and Roll
Chuck Berry disse (na música):
"... salve, salve rock and roll;
livra-me dos tempos antigos.
Vida longa ao rock and roll;
a batida dos tambores, alta e ousada.
Rock, rock, rock and roll;
o sentimento está lá, corpo e alma.."(1)
A música é uma coisa extraordinária que supera barreiras e preconceitos ( há limites ! ). Chuck Berry, na sua música "School Day", tem uma estrofe que exprime toda a alma da música e do Rock. Alguns artistas são ícones, como Tina Turner(2), que faleceu recentemente. Chuck Berry é o pai de todos eles.
ROCK AND ROLL
Algumas palavras e termos em determinados idiomas não possuem tradução literal em outras línguas. A música é pródiga em produzir estas palavras (Tango, Samba etc.) e Rock and Roll é um dos termos que não precisa traduzir. Quer seja o rock eterno e faça eco mundo afora, e os puristas que se danem.
DIA DO ROCK
Certamente, neste dia do rock seria possível fazer mais de uma centena de parágrafos a partir de frases sobre o rock. Contudo, poucos vão ler as frases e as opiniões que cada amante de música concluiria. A frase de Chuck Berry, numa letra de música há mais de 60 anos, é lapidar.
FRASES(*)
"O rock corre nas nossas veias e hoje, assim sendo, o sangue fica até mais quente."
"Rock and roll nunca morre. Ele está firme e forte, inquestionavelmente, a cada ano."
"O rock é, portanto, um grito de liberdade que ressoa em nossos corações."
"O rock é atemporal, desse modo é uma paixão que transcende gerações."
"Rock'n'roll não é só usar preto, é usar a consciência e, sem dúvida, fazer a diferença com atitudes."
Chuck Berry morreu aos 90 anos, para ele envelhecer(3) e ver o que ele começou e continuar vivo era a glória. É provável que tivesse um sentimento de mais do que a realização de um sonho. Todas as frases sobre a importância do Rock and Roll estão presentes na sua música.
Portanto, livrai-nos dos tempos antigos, vida longa à música e ao rock and roll. E, com toda a certeza, que se danem os que torcem os narizinhos.
Enfim, é rock and roll, bebê !
Áudio em https://open.spotify.com/intl-pt/track/3RYwxAkUbHCzCmX8M0C0Zd?si=fea42ddd12c644f8
(1) "Entre sem bater - Chuck Berry - Rock and Roll" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/07/13/entre-sem-bater-chuck-berry-rock-and-roll/
(2) "Entre sem bater - Tina Turner - Mulher Negra" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/05/25/entre-sem-bater-tina-turner-mulher-negra/
(3) "Entre sem bater - David Bowie - Envelhecer" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/07/09/entre-sem-bater-david-bowie-envelhecer/
(*) Não foi possível identificar os autores das frases.