Entre sem Bater - O Trabalho no Futuro

Doc Emmett Brown (Personagem) disse:

"... qualquer pode fazer do seu futuro o que quiser..."(1)

Em primeiro lugar, utilizar o personagem Doc Brown no tema trabalho no futuro é uma ironia, sarcasmo, chiste, que muitos não vão entender. Este texto é uma forma de repúdio à forma como muitos "escritores" (será?) tratam o assunto nas redes sociais. Com toda a certeza, eu não corroboro algumas ideias e maluquices sobre o futuro, não acredito em brujas(2), pero las hay ...

É provável que a maioria das pessoas que defendem a futurologia do mercado de trabalho não concordem ou até mesmo entendam o raciocínio. Outrossim, os que não concordarem utilizarão do paralogismo de atacar o mensageiro, sem refutar o conteúdo. Desse modo, preparem-se para uma viagem de volta ao passado e ao futuro.

Anteriormente, e mais recentemente, escrevo sobre o mercado de trabalho, profissões em extinção e profissões do futuro. Destarte, a leitura de textos dos links a seguir pode ser pedagógica e instigante.

"Trabalho pós-pandemia - TI e Trabalho"

"Profissões em alta - O futuro foi ontem"

"Profissões de Futuro"

Sem dúvida, é preciso de boa dose de paciência para colocar num contexto e alinhar com a minha indignação com escritores-patifes de redes sociais.

ESCRITORES-PATIFES

Aqui, são necessárias algumas explicações que extrapolam a possibilidade de um "P. S." ou nota de rodapé.

Atrevo-me a chamar de escritores-patifes todos e todas que escrevem sobre o que não tiveram formação ou não conhecem. Por exemplo, é quando alguém escreve ou fala sobre trabalho no futuro, profissões no futuro e afins, sem qualificação. É como quando alguém se apresenta como "... especialista SEO, chefe de redação, atuante frente aos conteúdos mais acessados do país."

Esta pessoa está interessada em assuntos que são "sucesso", que buscam somente o resultado do clickbait, são farsantes.

Infelizmente, são estes que estão no "topo" da cadeia de eliminação do pensamento crítico e reflexão, são escritores-patifes.

Como se não bastasse, não são somente os que escrevem e plataformas, como o LinkedIn alimentam estes tipos, eles estão vencendo.

PROFISSÕES EM VERTIGEM

A partir de um texto destes escritores-patifes, resolvi fazer uma contra-argumentação sobre algumas profissões cujo trabalho no futuro inexiste. A ideia do articulista (?) - não vou dar ibope - é de que as profissões da relação "não valem a pena começar".

"14 profissões que não valem a pena começar"(*)

Trabalhadores de Linha de Produção

Agentes de Viagem

Jornalistas

Assistentes Administrativos

Tradutores

Caixas de Banco

Caixas de Loja

Contabilistas

Trabalhadores dos Correios

Representantes de Atendimento a Cliente

Programadores de Computador

Agentes Penitenciários

Trabalhadores do Varejo

Projetistas de Cinema

A idiotia(3) do autor do texto provoca uma indignação em mim que, peço desculpas a todos que discordarem da minha opinião por alguns termos.

Certamente, a má-formação acadêmica do gajo é responsabilidade de seus professores, adestradores e dele mesmo. É provável que muitos leitores dirão que estou com inveja por ele ser editor-chefe de alguma coisa. Ou ainda pelas hipóteses do perfil dele no LinkedIn ter milhares de seguidores (não fui conferir !). Inquestionavelmente, não tenho inveja e só lamento perfis e personagens como este ter centenas ou milhares de seguidores. Não conheço e nem quero conhecer o sujeito, mas isso é uma questão de relação pessoal e não tem sentido, profissionalmente, alinhar-se a ideias obtusas.

O FUTURO E O MERCADO DE TRABALHO

É provável que o autor do texto, seus seguidores, e muita gente mais, não consigam diferenciar profissão, função, cargo, atividade. Adicionalmente à lista de "14 profissões" seguem outros textos tão ou mais absurdos, que fariam ruborizar o Doc Brown. Como se não bastasse, as explicações para justificar não seguir nas " 14 profissões" são surreais, nem o Black Mirror(4) faria "melhor".

Nesse ínterim, pedi ao ChatGPT para relacionar as "14 profissões que..." e justificar.

A pergunta que fiz foi:

"Relacione as 14 profissões que não valem a pena começar a trabalhar e justifique o por quê de cada uma delas em aproximadamente 50 palavras cada."

A resposta que obtive foi:

"Não é apropriado generalizar profissões como "não valendo a pena", pois o valor de uma carreira pode variar de acordo com interesses e contextos individuais. Além disso, as perspectivas de carreira evoluem ao longo do tempo. Recomendo considerar suas paixões, habilidades e metas ao escolher uma profissão, em vez de depender de listas negativas."

ChatGPT

Em suma, o texto não é de autoria do ChatGPT ou é produção de alguma plataforma com deformação profissional e cultural. #MAKTUB.

Entretanto, resolvi contrapor as justificativas do texto surreal de maneira diferente, argumentando porque se deve seguir algumas delas.

LINHA DE PRODUÇÃO OU CHÃO DE FÁBRICA

Certamente, o avanço tecnológico transforma significativamente a indústria, automatizando processos e reduzindo a intervenção humana. Seja em linhas de produção, construções, chão de fábrica ou atividades operacionais, a automação avança rapidamente. Contudo, o trabalho humano nesses ambientes é necessário em atividades-chave para garantir eficiência e inovação.

Em primeiro lugar, a automação não pode substituir completamente a habilidade humana em lidar com situações complexas e imprevisíveis. Trabalhadores nas linhas de produção são capazes de tomar decisões rápidas e adaptar-se a mudanças inesperadas. Ações  que a tecnologia por si só, inclusive com inteligência artificial (IA) não conseguirá realizar de maneira eficiente, tão cedo.

Além disso, a criatividade e o pensamento crítico dos trabalhadores são elementos insubstituíveis, mesmo com supervisores autômatos. Enquanto máquinas podem executar tarefas repetitivas, a inovação e a melhoria contínua muitas vezes surgem da mente humana na operação. São os trabalhadores em chão de fábrica que têm a capacidade de identificar oportunidades de otimização, mais do que a ganância capitalista.

Em suma, para sugerir melhorias nos processos e colaborar para aumentar a eficiência não será pelas "machine learning" e congêneres. Humanos podem, tranquilamente, iniciar em profissões ou atividades de linha de produção, desde que tenham qualificação.

PROGRAMADORES DE COMPUTADOR

O avanço de algumas tecnologias, notadamente a automação e a inteligência artificial, levantando teses sobre o futuro de um programador de computador. No entanto, no caso dos programadores de computador, sua relevância permanece, aparentemente, incontestável e promissora.

Surpreendentemente, temos dois extremos em relação a esta profissão. De um lado, um escritor-patife dizendo que é uma "... profissão que não vale a pena começar... ". Por outro lado, recrutadores e escritores de plataformas e a mídia dizem que faltam profissionais. Afinal, é 8, 80 ou este povo está numa competição de quem escreve mais merda?

Os programadores são, com toda a certeza, os executores por trás de todas as ideias e inovações digitais. São eles os responsáveis por criar e aprimorar as linhas de código que impulsionam o mundo contemporâneo.

À medida que a sociedade se torna cada vez mais dependente da tecnologia, a demanda por profissionais em programação só tende a crescer. A automação, longe de substituir os programadores, abre oportunidades para eles desenvolverem soluções avançadas e complexas.

Contudo, não chegamos ao nível do que dizem recrutadores e a mídia; formam-se milhares de programadores, mas com a qualificação imprópria. Em outras palavras, a quantidade de profissionais pode se equiparar à demanda, mas a qualidade destes profissionais pode ser insuficiente.

MULTIDISCIPLINAR

Adotar a programação como profissão do futuro exige a aquisição de habilidades em linguagens de programação, lógica e resolução de problemas. Cursos de programação acessíveis online e programas educacionais proporcionam uma entrada acessível a esse campo de trabalho. Outrossim, esta profusão de oportunidades nem sempre vem com algum tipo de selo de qualidade. Virou moda ter certificação ou ter reconhecimento como "pica das galáxias" na linguagem X ou Y. Entretanto, estas superespecializações podem ter restrição à entrada de pessoas inexperientes, ou serem linguagens de uso restrito e com mercado em saturação.

Se por um lado, ser programador está acessível a pessoas de diversas origens e gêneros, por outro, experiência e oportunidades têm limites. É a típica profissão que exporta profissionais para outras ou recebe especialistas em áreas diversas, com elevação da qualidade. Muitas pessoas nunca entenderam o porquê de um texto sobre filosofia(5) que sempre utilizei no primeiro dia de aula de lógica de programação. Os que entenderam estão, sem dúvida, num patamar acima dos que ainda buscam compreender o mundo.

JORNALISTAS

É provável que uma das profissões mais ameaçadas pelos avanços tecnológicos sejam os jornalistas, pelo menos como nos acostumamos a vê-los. Desse modo, é compreensível que o aprendiz de jornalista e produtor de conteúdo aceitou a indicação de alguma ferramenta de IA para incluí-la. Aqui cabe um destaque, repórteres e apresentadores não são jornalistas, #taoquei ?

O que originou este desagravo é basilar para a profissão de jornalista não ter uma exclusão sumária como opção de trabalho no futuro. Quem entendeu o contexto da minha crítica deve estar dizendo, após ler o texto original:

- Eureca, é autoexplicável.

Inquestionavelmente, os avanços tecnológicos colocam o papel dos jornalistas sob ameaça. No entanto, reconhecemos que o trabalho dos jornalistas - os verdadeiros e profissionais - ainda pode ser crucial na sociedade moderna. Desse modo, a automação e IA, na atividade de coleta e análise de dados, é um fator de mudança, mas não de substituição. Atividades de interpretação, contextualização e a narrativa humana continuam como elementos essenciais às opiniões e até notícias de fatos.

Como se não bastasse, a habilidade de contar histórias de maneira envolvente, analisar informações complexas e questionar fontes são humanas. Ainda hoje e num futuro próximo, análise crítica, analogias, metáforas e outras figuras de linguagem não têm produção a partir de algoritmos.

HABILIDADES

Para este trabalho no futuro, é crucial desenvolver habilidades como pensamento crítico, pesquisa aprofundada e comunicação eficaz. Adotar a tecnologia como aliada para amplificar a eficiência na coleta de informações é uma estratégia inteligente. Além disso, a busca por nichos específicos pode criar oportunidades únicas em um mundo cada vez mais digital.

A grande diferença, neste caso, e que podemos, analogamente, transferir para outras pessoas e profissões é simples. A profissão ainda tem seus atrativos, a atividade laboral continuará existindo e o que mudou foram as formas e canais do trabalho.

Anteriormente, esperava-se que os jornalistas promovessem a transparência e ajudassem na manutenção da democracia. Contudo, desde que a mídia ganhou canais diferenciados como a Internet, tudo se modificou e surgiram os falsos jornalistas (influencers).

FIM DO TRABALHO NO FUTURO?

Desde que o homem começou a explorar o homem, muito antes do advento do capitalismo, o trabalho sempre existiu. Imaginar que algumas profissões devam não ser boas para "começar" é pura estultícia.

PROFISSÕES MORTAS

Decerto, algumas profissões aparecem e somem. Podemos citar várias, mas um exemplo lapidar é a profissões que pouco tempo atrás todos chamavam de digitador. Aqui um caso interessante, começou como linotipista, passou por datilógrafo, modernizou-se como digitador e morreu.

MORREU?

Nem tanto, certamente tem alguma máquina ou você próprio passou a assumir a função de digitador, com dedinhos ágeis sobre teclados virtuais. As modernas tecnologias aposentaram os digitadores e economizaram bilhões para os bancos e grandes corporações. E o usuário da tecnologia assumiu o serviço, e ainda paga para fazer a maioria das atividades.

Algumas profissões sumiram e, por isso, cursos de formação para elas ou alguém "sonhar" que quer ser profissional da área é insano.

Podemos, por exemplo, citar algumas que alinham-se com a ideia do texto que originou esta reflexão:

Projetista de Cinema

Agentes de Viagens

Caixas de Banco (Bancários)

Contudo, estas atividades há muito se deterioram, e as respectivas categorias profissionais sabem disso. Por outro lado, as experiências das pessoas pode não ser lá uma maravilha. O caso 123 milhas(6) está aí para não me deixar mentir, o que entretanto não significa que humanos não sejam responsáveis. Pode até ser que os agentes de viagens não foram responsáveis pelos golpes, mas a "evolução" foi terrível.

TRABALHO E EMPREGO

Enfim, para falar de alguma coisa para pessoas que compreendem as coisas, é necessário ter mais do que um espaço pago e divulgação. É preciso ter conteúdo, senão fica fácil contra-argumentar, e não adianta dar chilique ou arrumar tropa de haters.

Em suma, os trabalhadores nas linhas de produção deveriam formar uma comunidade coesa, promovendo e defendendo o trabalho em equipe. Essa dinâmica social é que as máquinas querem destruir e não a profissão em si, e estão conseguindo, com ajuda dos capatazes digitais(7).

O trabalho dos programadores é essencial para a evolução tecnológica, e as oportunidades nesta área continuarão a expandir-se. Certamente, não avançarão na medida que novas aplicações digitais emergem ou das plataformas modinhas. Investir em habilidades de programação, mesmo não sendo programador, garante relevância profissional. Como se não bastasse, contribui para impulsionar a inovação e a transformação digital na sociedade moderna.

E, afinal, o trabalho dos jornalistas não apenas permanecerá relevante. Será também importante para interpretar e comunicar informações, desde que de maneira ética e profissional, sem parcialidades.

Todos aqueles que abraçam as mudanças tecnológicas e aprimoram suas habilidades humanas encontrarão espaço em um trabalho no futuro. A capacidade de adaptação, criatividade e interação social são inestimáveis, moldando o futuro em todos os setores da atividade humana. Algumas profissões ou funções entram em descontinuidade, outras se especializam e mudam de nome, outras surgem, o futuro está aí, inigualável.

"O futuro não está escrito. Isso pode ser alterado. Você sabe disso. Qualquer um pode fazer do seu futuro o que quiser."

( Doc Emmett)

P. S.

(*) Os indícios de que o texto original, e outros do mesmo autor, obtiveram grande parte do conteúdo através de IA, são fortíssimos. Entretanto, isso não é da minha conta e não recebo honorários para auditar farsantes que utilizam IA. Ah! e as possíveis explicações que motivaram a quantidade de "14 profissões" deve ser tão surreal como a obra. Divirtam-se !

(1) "Entre sem bater - Doc Emmett Brown - O Trabalho no Futuro" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/11/10/entre-sem-bater-doc-emmett-brown-trabalho-no-futuro/

(2) "Non creo nas meigas, mas habelas hainas" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2017/01/19/non-creo-nas-meigas-mas-habelas-hainas/

(3) "Idiotia - Um conceito que não assimilamos" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2020/11/23/idiotia-um-conceito-que-nao-assimilamos/

(4) "Milhões de méritos - Black Mirror" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2018/02/02/milhoes-de-meritos-black-mirror/

(5) "O amor é uma falácia - Max Schulman" em https://filosofiaemalbergaria.blogspot.com/2017/11/o-amor-e-uma-falacia-schulman.html

(6) "Caso 123 milhas: Secretaria Nacional do Consumidor abre processo administrativo contra empresa" em https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/10/19/123-milhas-secretaria-nacional-do-consumidor-abre-processo-administrativo-contra-empresa.ghtml

(7) "As redes sociais e o capataz digital" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/03/20/as-redes-sociais-e-o-capataz-digital/