Clareza
Ainda impactada com a noite passada! A lua estava cheia, e eu também. Ela, meio alaranjada, gigante, num céu limpíssimo e improvável, cheio de estrelas. Eu, explodindo de gratidão pelo que a vida me ensinou este ano. Talvez iluminada por aquele luar, enxerguei com nitidez que absolutamente tudo foi necessário.
Desde o Natal a lua tem me chamado atenção. Me parece mais brilhante que o habitual. Talvez seja impressão minha, apenas “meu olhar” buscando clareza de qualquer maneira. A luz interna teimando em brilhar mesmo no mais escuro dos dias. A chispa divina insistindo em incinerar a tristeza. Clareza foi minha palavra escolhida para 2023. 💡
Além do retrospecto do ano, mergulhei mais fundo. Olhando o rosto redondo da lua naquele tapete estrelado, lembrei do meu pai e suas pérolas de sabedoria. Em Torres*, ele sempre olhava o céu à noite em direção à Serra do Mar. Se conseguisse ver os morros claramente, sem nuvens sobre eles, era sinal de sol no dia seguinte. Quanto mais estrelas, melhor seria o tempo.
O vento na direção nordeste, o famoso Nordestão, deixaria o mar revolto e escuro. Já o vento sul era prenúncio de frio. Ou era o contrário, não lembro. Uma leve nebulosidade encobrindo a lua indicava neblina no começo da manhã. “Mas calma”, ele sempre dizia: “Cerração baixa, sol que racha”!
Numa época sem aplicativos de meteorologia, a gente confiava na experiência dos mais velhos. E eles geralmente acertavam, viu? Previsões baseadas em observações recorrentes. A claridade da noite profetizando o dia seguinte.
Jogar luz sobre qualquer situação faz isso: nos revela caminhos, opções. Nos dá alternativas, esperança. A ignorância não é uma bênção. A clareza é. Confúcio (ou Cícero, ou algum desses pensadores bem legais da antiguidade) teria dito: “ A ignorância é as trevas da mente, uma noite sem estrelas e sem lua.”
Embora eu peça clareza toda noite, nas minhas conversas com Jesus, a palavra escolhida para 2024 é Prosperidade. Prosperidade e tudo que gravita em sua órbita: liberdade, independência, paz de espírito.
Afinal, o que tem valor inestimável nesta vida, a verdadeira riqueza do mundo já é minha. Só preciso mesmo é do dinheiro para comprar o resto. 😂😜🤷🏻♀️💎💰🛥️🚁
*Torres - praia do litoral norte do Rio Grande do Sul (Brasil)