SERES HUMANOS - Que estranho sentimento é este?
SERES HUMANOS
Que estranho sentimento é este?
Há algum tempo uma urgência por respostas tem afligido os meus pensamentos. A sensação é uma mistura de agonia, incertezas e até mesmo dor. Uma dor que transborda solidão. Sim, solidão! Talvez seja esta a sensação mais correta.
E quando isso ocorre? Ao observar as pessoas nas ruas caminhando, em seus carros, no quintal de suas casas. Certa vez, em uma viagem de carro, passando pela área urbana de uma cidade, meu olhar cruzou com uma pessoa que estava caminhando na calçada, foi tão intenso e tão estranho. Não sei explicar a sensação, mas a partir daquele dia comecei a “perceber” as pessoas em sua trajetória pelo meu caminho.
Meu olhar capta dezenas delas e a minha urgência é latente por respostas. Quais são as suas histórias? Elas estão felizes, tristes, com problemas, bem de saúde, precisam de ajuda, são pessoas boas, são pessoas más? Enfim...
A cada dia ficava mais forte uma sensação de solidão em algumas delas. Lembro-me de uma senhora com cabelo branco, no quintal de sua casa, observando o movimento da rua com um olhar triste.
Em outra ocasião um casal caminhava de mãos dadas, conversando e sorrindo. Uma garota desceu do ônibus e entrou por uma viela de cabeça baixa, absorta em seus pensamentos. Será que o dia não tinha sido tão bom para ela ou estava apenas cansada?
São tantas histórias misturadas no mesmo local e no mesmo tempo.
Observo o movimento de seres humanos na sua caminhada pela vida com seus pensamentos e fantasmas. O que passará pela cabeça deles naquele exato momento? Quais são as suas urgências?
Vivemos no mesmo espaço e nos cruzamos em diversas ocasiões, mas não sabemos nada um do outro. Respiramos o mesmo ar; percorremos as mesmas ruas; usamos os mesmos postos de combustíveis, o mesmo supermercado e as mesmas lojas. Somos estranhos!
De acordo com estimativas de órgãos demográficos internacionais, a população mundial atual (em novembro de 2023) é de, aproximadamente, 8,07 bilhões de pessoas. Destes, 11.451.245 (2022) estão na capital de São Paulo, 154.105 (2022) estão em Santana de Parnaíba e 316.473 (2022) em Barueri. Estas são as cidades que mais percorro no dia a dia. E quantas histórias e trocas de olhares cruzam pelo meu caminho!
Minha imaginação me deixa inquieta, com sede pelo saber, mas apenas obtenho o silêncio como retorno. Afinal, aquelas pessoas passaram pela minha vida por um instante e, provavelmente, nunca mais nos cruzaremos.
A inquietude transformo em palavras e exponho-as para tentar acalmar a minha aflição e o meu desejo por respostas.
E você que está lendo este texto e não me conhece entra para a lista de mais um ser humano que cruzou a minha caminhada pela vida. Quais serão as suas urgências? Quais sentimentos acompanham a sua vida neste exato momento?
Qual será a sua história?!
Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados à Marcela Re Ribeiro