O APRENDIZ DE CARPINTEIRO.

Na história da sociedade humana encontramos figuras marcantes que atravessaram séculos, todas elas protagonizadas por gênio em algum ramo da ciência, ou de família nobre, ou donos de grandes fortunas, ou conquistadores famosos, ou até certos líderes de gente, em cuja consciência pesava terríveis genocídios.

Mas como explicar que um camponês Palestino pobre, semi analfabeto, filho de um carpinteiro e de uma dona de casa, nascido em uma cidade insignificante do norte do país, que nem existia no mapa, pôde mudar tão radicalmente a sociedade do seu tempo, aponto de dividir a própria história em antes e depois da sua vinda.

Como explicar a infinita doçura daquele olhar que impelia as pessoas a segui-lo mesmo sabendo que Ele não tinha onde reclinar a cabeça? Como explicar que depois de conhece-lo o homem desonesto se tornava cidadão exemplar, o ladrão se arrependia, o corrupto devolvia quatro vezes mais, o perseguidor caia do cavalo?

Como explicar os grandes sinais realizados por esse aprendiz de carpinteiro: A água transformada em vinho naquela festa de casamento em Caná na Galileia; a cura do cego Bartimeu em Jericó. A ressuscitação de Lázaro, no túmulo já a quato dias. A ressuscitação da filha de Jairo , o oficial Romano. A ressuscitação do filho único da viúva de Nain A pesca milagrosa O andar sobre as ondas revoltas do mar. A cura dos dez leprosos na estrada de Jerusalém. A cura do homem da mão seca na Sinagoga de Cafarnau. A multiplicacao dos cinco pães e dois peixes e alimentou cinco mil homens fora mulheres e crianças e que ainda sobraram doze sestos?

Entre tantos feitos inexplicáveis, temos a vitoria sobre o poderoso imperio Romano, pensado para durar mil anos. Tudo isso sem armas, sem violência, sem grito, sem quebrar uma cana rachada. Seu pequeno exército tinha doze homens simples e humildes como Ele, armados apenas com a determinação da fé que vem do alto.

Como explicar que ele não pertencia a esse planeta. Que seu reino não era daqui. Como explicar os critérios deste reino? Onde o Rei não é servido, mas serve. Onde rico é quem é pobre. Onde o humilde é o mais ilustre. Onde o grande é o pequeno.

Como explicar a essa geração 5G, que esse aprendiz de carpinteiro deixou uma igreja sacramental que é o seu corpo mistico, e que continuara até o fim dos tempos em nosso meio na hóstia consagrada? somente um Deus disfarsado de aprendiz de carpinteiro , seria capaz de fazer tantos milagres como sinal de salvacao aos homens. O nome do aprendiz de carpinteiro é Jesus, o autor da vida, o fazedor de estrelas, Galáxia, universos e suas distâncias colossais, medidas em anos luz?

Como explicar que sendo um Deus tão grande se fez insignificante como nós, por amor, para nos ensinar a amar? Morreu pregado numa cruz para pagar os nossos pecados e nos ensinar o limite do seu amor? Ressuscitou dos mortos para nos tornar eternos e cidadãos do céu?

Antes de deixar os seus, e retornar ao Pai, deixou-nos um mandamento novo, qual senha, para nos conectar aos irmãos, viver em paz, ser feliz, e abrir a porta do paraíso.: AMAI-VOS uns aos outros como Eu vos amei. Como explicar que sendo um Deus Trino enviou o seu próprio Espírito e habita em cada um de nós?

Gilberto Lima

Apucarana 27 de Dezembro 2023