Entre Sem Bater - A Dúvida
Falcão (o cantor-humorista) disse:
"... onde houver fé, que eu leve a dúvida..."(1)
A frase em questão é título de uma música do cantor/compositor Falcão. A princípio, e no fim, Falcão faz uma troça com a Oração de São Francisco.
Na oração, que teve uma gravação do também cearense Fagner, existe a frase "...Onde houver dúvida, que eu leve a fé...". Falcão, na sua música, brinca no título e zomba de padre e até do papa. Como se não bastasse, repete uma frase da oração num duplo sentido típico do cantor.
É dando que se recebe !
Um sábio pode aprender muito com uma pergunta tola(2) ...
CERTEZA
A frase original e no título da música, a fé apresenta-se em contraposição à dúvida. Entretanto, filósofos populares, como Jenílson, de Estância (SE), sabem adaptar de maneira exemplar.
Assim sendo, criou-se a paráfrase que tem utilização multidisciplinar e serve para enquadrar qualquer um.
- Onde houver a certeza, que eu leve a dúvida.
Desta forma, estabelece-se um padrão que terá utilização ampla, geral e irrestrita.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Na era da informação, em que tudo está ao alcance de um clique, as pessoas estão cada vez mais questionadoras. Elas querem saber o porquê de tudo, desde o funcionamento do universo até o sentido da vida. As escolas, noutros tempos, existem para isso, ajudar as pessoas com perguntas e respostas(3).
A princípio, essa atitude é louvável e racional, pois é essencial para o progresso da humanidade.
Entretanto, quase todas essas dúvidas não passam no primeiro filtro da fundamentação. Muitas vezes, as pessoas simplesmente querem gerar polêmica ou chamar a atenção. Por outro lado, ficam repetindo mentiras e falácias como se fosse algum tipo de versão comprovável. Elas fazem afirmações e perguntas sem sentido, que não têm resposta ou que são impossíveis de responder.
É o caso, por exemplo, da pessoa que questiona a existência de Deus. Essa é uma questão focal de debate há séculos, e não há uma resposta definitiva. Contudo, algumas pessoas acham que fazer essa pergunta é uma forma de desafiar a fé dos outros.
Outro exemplo é a pessoa que afirma que a terra é plana e questiona sobre a teoria da terra redonda. Essa teoria conspiratória pueril fez os cientistas perderem muito tempo explicando, mas ainda há pessoas que acreditam nela. Elas fazem essa pergunta para alimentar suas crenças, mesmo que elas não tenham base em evidências.
As perguntas só são boas se têm fundamento, e, em seguida, inspiram comentários e respostas úteis. Perguntas devem ter como objetivo entender melhor o mundo, não de causar polêmica, dúvida ou confusão. Devem provocar o debate de ideias, #taoquei?
DÚVIDAS IRRITANTES
Em primeiro lugar, não somente as perguntas podem ser irritantes, dúvidas sem sentido também podem ser irritantes e até mesmo perigosas. Elas podem levar as pessoas a referendar dogmas, decisões e encaminhamentos sem nenhum sentido e racionalidade. Por exemplo, defensores da terra plana se recusam a receber vacinas ou a seguir as recomendações das autoridades sanitárias, insanamente.
Como se não bastasse, podem eleger Tiriricas da vida e déspotas como se fossem salvadores da pátria.
É por isso que é importante saber fazer perguntas ou como diria Voltaire (se não disse, peço desculpas).
Se você quer ser um questionador, faça-o com sabedoria. Use sua inteligência e seu senso crítico para formular perguntas que sejam relevantes e que possam levar a respostas positivas.
Evoluir é preciso !!!
ACESSIBILIDADE E VISIBILIDADE
Perguntas falsas até podem gerar debates interessantes, quando os interlocutores pensam além do que verbaliza o Falcão, "filósofo" nordestino. É fácil alguém afirmar que: O espaço X ou Y é o que tem maior acessibilidade do planeta. Ou, em outras palavras, nosso site atende às modernas exigência de acessibilidade, ESG etc. Mas, por outro lado, o espaço da acessibilidade não é visível, ou como diria o Magela (ceguinho): - nem eu consigo ver.
Acompanhei, durante algum tempo, dois torcedores do meu time que tinham cegueira completa, e gostavam de ir ao estádio. Sempre estavam com seus radinhos no ouvido, mas gostavam daquele clima da arquibancada.
Mais recentemente, apoiei a produção cinematográfica “Azul Escuro”, que contou a maravilhosa história de “Seu Lúcio”. Surpreendentemente, a história do torcedor cego ganhou premiação até no exterior.
É provável que estes elementos sejam a inspiração para que alguns times, construindo estádios "modernos", criem um espaço com acessibilidade e sem visibilidade.
CRÍTICA E IRONIA
Desse modo, em tempos de redes sociais rasteiras, cria-se um novo mandamento: "onde houver fé, que eu leve a dúvida".
Por isso, identificamos nessa postura, uma atitude altamente positiva, mesmo que o Falcão não tenha pensado assim. É importante questionar as coisas, mesmo aquelas verdades "absolutas". Afinal, o conhecimento está sempre evoluindo, e o que era verdade ontem pode não ser verdade hoje.
No entanto, nem sempre as dúvidas são bem-vindas. Algumas pessoas simplesmente gostam de gerar polêmica ou chamar a atenção. Elas fazem perguntas sem sentido, que não têm resposta ou que são impossíveis de responder. E nem é preciso retomar a questão dos religiosos e da existência de situações e coisas improváveis.
Enfim, muitas das vezes, a oração de São Francisco não tem seu funcionamento na realidade. Não é dando que se recebe, no caso das dúvidas, perguntas e respostas. Em suma, melhor fazer perguntas com inteligência do que demonstrar dúvida e incredulidade sem a mínima noção e sentido.
Para terminar, deixo uma pergunta - que não é falsa(4) - para você refletir.
Se eu te perguntar se você acredita em mim, o que você vai responder?
Espero não ter um julgamento injusto por esta pergunta.
P. S.
Particularmente, não gosto do humor do Falcão, por vários motivos. Entretanto, assim como outras pessoas que eu não gosto das atitudes e ideias, devemos praticar o debate até com o limite do irracional. Peço desculpas ao Jenílson pela "apropriação" da paráfrase e questionamentos no calor do debate.
(1) "Entre sem bater - Falcão - A Dúvida" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/10/21/entre-sem-bater-falcao-a-duvida/
(2) "Entre sem bater - Raymond Reddington - Pergunta Tola" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/04/18/entre-sem-bater-raymond-reddington-pergunta-tola/
(3) "Entre sem bater - Rubem Alves - Perguntas e Respostas" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/03/07/entre-sem-bater-rubem-alves-perguntas-e-respostas/
(4) "Entre sem bater - José Saramago - Perguntas Falsas"