REFLEXÕES SOBRE HONESTIDADE E PERCEPÇÕES

 

Era um dia comum em Curitiba, cidade conhecida por seus ares peculiares e seu povo de hábitos singulares. Naquela manhã, eu tinha uma missão especial: levar a filha de um colega, recém-chegada de Fortaleza, à Universidade para uma importante prova de seleção para Residência Médica.

 

A urgência do momento nos impulsionava. Curitiba, com suas ruas que parecem dançar uma valsa com os transeuntes, nos apresentou um obstáculo: uma via inesperadamente bloqueada. Sem hesitar, busquei uma alternativa. Precisava fazer um retorno e, para isso, adentrei a entrada de uma garagem. O movimento era claro em minha mente, mas o destino, por vezes, escreve roteiros inesperados.

 

Ao engatar a ré, eis que percebo, tardiamente, um veículo aproximando-se por trás. O coração acelera, os pensamentos se embaralham, mas consigo frear a tempo. Um alívio misturado com a incerteza do que poderia ter acontecido. Desço apressadamente para inspecionar.

 

A proprietária do outro carro, uma senhora de semblante sereno, também desce. Olha para o seu veículo e, para minha surpresa, tranquiliza-me: "Não houve nada". No entanto, meus olhos captam um pequeno amassado. Honesto, aponto o detalhe, mas ela, com uma calma que desafiava a ansiedade do momento, assegura: "Meu amigo, essa batida já existia".

 

Incrédulo, noto outro arranhão e repito minha preocupação. Ela, contudo, mantém sua postura serena e honesta, reiterando que aquelas marcas eram antigas e que, por sorte, meu carro não havia causado nenhum dano.

 

A filha do meu colega, testemunha silenciosa deste encontro, revela-se maravilhada. Compartilha comigo, assim que retomamos nossa jornada, que em Fortaleza lhe haviam dito sobre a peculiaridade do povo curitibano. Naquele momento, ela constatou que as histórias tinham um fundo de verdade: encontrara em Curitiba não apenas peculiaridade, mas uma honestidade e seriedade raras.

 

A reflexão que se segue é inevitável. Em uma época onde a desconfiança muitas vezes rege nossas interações, aquele breve encontro em uma rua de Curitiba ressoa como um lembrete da integridade ainda presente em corações desconhecidos. Uma lição sobre honestidade, percepções e a surpreendente humanidade que encontramos nos momentos mais inesperados.