O NATAL NÃO É MAIS O MESMO

O Natal não tem o mesmo significado que costumava ter quando a gente era criança.

Era um tempo mágico, onde as emoções pareciam mais leves e onde a gente se comportava direitinho - pelo menos nesta época - para merecer os presentes que o Bom Velhinho depositava nos chapéus e bonés que deixávamos na sala de casa. Passei parte de minha infância numa casa de pedra enorme, sem energia elétrica, mas foram os melhores anos de minha vida, pois tínhamos espaço e tempo para brincar, coisas que muitas de nossas crianças desconhecem.

Mal sabíamos nós que eram nossos pais que depositavam os presentes comprados com certo sacrifício nos chapéus e bonés e que Papa Noel não existe - mas não conte isso para as crianças, pois minha parca ingenuidade quer crer que algumas ainda acreditam no velhinho de barba branca e roupa vermelha.

É claro que Papai Noel é uma invenção do comércio americano ou europeu, pois ninguém aguentaria por muito tempo aquela roupa quente, mais propícia aos países frios. Eu mesmo já tive a oportunidade de me vestir de Papai Noel e suei em bicas debaixo de toda aquela roupa mais os enchimentos.

Mas não tirem a utopia de uma criança acreditar no velho Noel, pois é uma das melhores delícias da infância. E todos nós sabemos como a vida adulta exige e muitas vezes pode ser madrasta chata.

Hoje eu compro balas e bombons em qualquer supermercado. Na época da minha infância, esperávamos com ansiedade a Páscoa e o Natal para nos lambuzar de guloseimas. E nem era chocolate Nestlé ou Lacta, era o que tinha no bolicho do Verno e que nossos pais podiam comprar. Mas era doce e era bom, por que nem sequer pensávamos em diabetes ou colesterol.

No Natal, geralmente ganhávamos brinquedos e era uma festa por dias, até enjoarmos do caminhãozinho ou do mesmo quebrar.

Hoje Natal parece um dia como qualquer outro e as vicissitudes da vida insistem em bater na porta e nos chamar para a realidade.

Mas que seja um tempo de paz diante de tantas batalhas e guerras que nos tiram o sossego. Tempo de reunir a família em volta de uma mesa e que esta seja farta.

E que nos lembremos do exemplo Daquele que realmente, dizem, faria aniversário nesse dia.

Que seu exemplo seja uma oportunidade de nos tornarmos melhores do que realmente somos.

Um feliz Natal a todos que me lêem aqui no Recanto.