Entre Sem Bater - Nunca Explique

Elbert Hubbard disse:

"... Nunca explique - seus amigos não precisam disso e seus inimigos não acreditarão em você de qualquer maneira..." (1)

É, com toda a certeza, uma frase instigante. Dizer "nunca explique" e ao mesmo tempo explicar, pode parecer contraditório, mas não é. Hubbard conseguiu expressar numa pequena frase uma grande verdade. Desse modo, corrobora outros provérbios e pensamentos populares sobre dar muitas explicações.

EXPRESSÕES

Algumas expressões ou "memes" como as que estão na moda em tempos de redes sociais traduzem a ideia de Hubbard sobre o "nunca explique"(2) .

Por exemplo, quando vemos alguém dizendo:

"Amigo que amigo não quer nem saber, numa briga chega dando voadora..."

Outro exemplo, que vale para amigos e inimigos, são as expressões populares:

"A emenda ficou pior que o soneto"

"Batom na cueca"

Todo ser humano que ler estas expressões e frases, entenderá, sem dúvida, o que disse Hubbard anteriormente. São frases e expressões autoexplicativas e que interpretação e ponto de vista são insignificantes. Portanto, explicar muito pode significar que não tem explicação ou quem explica pode se enrolar nas versões.

Desse modo, não tem muito o que explicar e justificar, quem não entende esta simples frase, não está preparado para ter amigos e nem inimigos.

(1) "Entre sem bater - Elbert Hubbard - Nunca Explique" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/04/22/entre-sem-bater-elbert-hubbard-nunca-explique/

(2) "Quote Investigator - Never Explain" - Verificado em https://quoteinvestigator.com/2023/01/24/explain-friends/