Ressignificação

 

                Bom dia, boa tarde e boa noite a todos! Estamos atravessando um momento de congraçamento, um momento de festa e de luz! Uma luz especial que brilha além de nossa compreensão, mas, ilumina nossos olhos com uma força renovada e justa para aqueles que acreditam no Filho do Criador Supremo do Universo, Jesus de Nazaré. Muitos historiadores afirmam que esta festa em sua origem, tinha como destino a celebração do nascimento anual do deus do sol no solstício de inverno (natalis invicti solis). Com o tempo ganhou ressignificação pela Igreja Católica durante o século III cujo objetivo era o de estimular a conversão dos povos pagãos, estes, sob a dominação do império romano. Neste contexto portanto, passou-se a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré, uma tradição milenar santificada pelos cristãos.

 

         Mas deixando um pouco a simbologia de lado, o que importa na verdade é o nascer. Um nascer de uma nova era, de um novo tempo, um novo caminho, redefinido pela figura de Cristo Nosso Senhor! Arbitrou-se que no dia 25 de dezembro, desde o século IV, pela igreja ocidental e desde o século V pela igreja oriental, que seja o dia em que se comemora o nascimento de Cristo. Entretanto, ao nosso ver o natal deve ser reverenciado todos os dias, em cada coração cristão pulsante. Não são as trocas de presentes que formalizam este acontecimento, mas os ensinamentos de Cristo presentes em nossas vidas e sua doação dentro de nós e para uns com os outros.

 

         Esta doação é o exercício da paciência, é o bom conselho, é a vigilância nas palavras proferidas pela língua, é o perdão, é a benevolência na medida justa e perfeita, é estender a mão ao irmão necessitado, é aprender corrigir os próprios erros e saber retirar o argueiro do olho que nos impede de ver melhor nosso semelhante. Natal é renovação diária, sem vaidades, sem orgulho, sem hipocrisia nas ações humanas. Façamos um natal diferente dentro da gente, com aquela luz que nos fortalece, nossa fé! Sejamos aquele primeiro a tirar a trave do próprio olho, sejamos aquele que conduz e vive o amor de Cristo num eterno natal de transformações positivas no nosso dia a dia. Deixo meus sinceros desejos de um natal repleto de muita paz, luz, saúde, felicidades e realizações plenas a todos os amigos, colegas, conhecidos...enfim, a todos!

Ricardo Mascarenhas
Enviado por Ricardo Mascarenhas em 24/12/2023
Código do texto: T7961012
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.