Quá Quá

É um pato muito engraçado, não tem teto, não tem nada. Mas tem uma obsessão: bolhas de sabão.

Houve um dia em que Quá Quá, fatigado da vida de pato, abandonou o lago onde vivia emprestado, e saiu para passear no asfalto, com seu andar desajustado, seu molejo de marinheiro, seu desconhecimento de mundo. Assim é Quá Quá: um pato distraído, tendo como principais características seu bico largo e chato, suas pernas curtas e fortes, seu desconhecimento de mundo.

Sua primeira experiência no asfalto se deu no cruzamento das ruas Nado Feliz com a Afogados do Tupinambá, à altura do Lago dos Aflitos. Vinha Quá Quá molejante, em sua marcha desajeitada, apoiado em suas pernas curtas e fortes, seu desconhecimento de mundo... Nem notou o semáforo vermelho...

Quase atropelaram Quá Quá! Não fosse o progresso da Ciência, na pessoa jurídica dos freios ABS, três automóveis, e dez motos, e vinte e seis pessoas motorizadas teriam impedido Quá Quá de observar o grupo de crianças brincando na calçada arborizada, em festa, fabricando bolhas de sabão, rindo espontaneamente, em uma manhã de sol, o sol de Eclesiastes.

Não fosse Quá Quá um pato no asfalto, teria passado incólume pela cena. Porque não haveria nada de novo a ver. Porque nada de novo há debaixo do sol, do sol de Eclesiastes, e as pastilhas Valda hão de prová-lo. Mas Quá Quá não é um poste, nem paralelepípedo, nem automóvel com freios ABS, muito menos pastilhas Valda: é um pato, e tal qual todo pato, observante.

Sendo um pato, e não o asfalto, o trânsito, o semáforo, os postes, as pastilhas Valda: avistou com interesse o grupo de crianças, a brincar na calçada arborizada, a fabricar bolhas de sabão.

Quá Quá decidiu participar da festa inusitada. Aproximou-se devagarinho do grupo, sem que a polícia fosse acionada. As crianças não lhe estranharam a presença, principalmente porque eram crianças desatualizadas dos índices e das estatísticas urbanas.

Quá Quá se integrou à equipe, e logo de entrada uma bolha de sabão voou na sua direção. Sem hesitar, o pato no asfalto esticou o pescoço, tentando pegá-la com o bico. Para surpresa das crianças e de Eclesiastes, Quá Quá conseguiu estourar a bolha com sucesso.

As crianças riram, aplaudiram, e Quá Quá ficou bastante satisfeito consigo mesmo. Apesar de nadar mal e ser malsucedido em voos de curta e longa distâncias, nem tudo está perdido: em matéria de pescar bolhas de sabão, mostra-se exímio. Finalmente, parece ter descoberto uma novidade, para além do vento que "vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando, e volta o vento sobre os seus giros", feito o sol do Eclesiastes.

Damião Caetano da Silva
Enviado por Damião Caetano da Silva em 23/12/2023
Reeditado em 23/12/2023
Código do texto: T7960245
Classificação de conteúdo: seguro