#Natal2023Feliz2024porChicoDoCrato67Anos

#Natal2023Feliz2024porChicoDoCrato67Anos

#ChicoDoCratoEsuaCachorraPretinha

#Sábado23dezembro2023PituaçúSalvadorBahiaBrasilPlanetaTerraUniversoDeDeus

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7960030

cdc.chicodocrato@gmail.com

Whatsapp 7192028988

Cada um de nós tem uma história pra contar. Cada um de nós tem segredos guardados embora muitos digam que a sua vida é um livro aberto. Um livro que conta em detalhes momentos vividos com intensidade. Eu não creio que seja assim. Mente quem diz que não tem que não tem o que dizer.

A gente tem uma vida que é uma caixinha de surpresa a cada dia. O amanhã nunca é igual ao ontem. A cada milésimo de segundo nos acontece algo diferente. A nossa mente trabalha por tempo integral. É muito interessante. Por isso não creio que existam pessoas que não tenham seus segredos.

Entendo quando pergunto alguma coisa a alguém e a pessoa prefere não responder. Ela deve ter um motivo para não querer falar. Eu não tenho o direito de invadir a privacidade de quem não quer me contar o que a minha curiosidade quer saber. Eu tenho a obrigação de aceitar a decisão que a pessoa tomou em fazer silêncio à pergunta que não me cabia fazer.

Por esse motivo é bem legal ter alguém em quem você possa confiar porque falar abertamente sobre algo que, muitas vezes, somos obrigados a mantermos preso por alguma culpa nossa, é muito destruidor.

Você tem amigos? Ótimos amigos? Amigos verdadeiros?

Se a sua resposta for sim, dê a cada um o seu amor fraterno. Cuide com bastante carinho da pessoa que merece a sua atenção, a sua sinceridade, o seu respeito... o seu tempo. O amigo que ama, entende. E o amigo que entende é um verdadeiro amigo. Não mostre sua amizade apenas nos bons momentos. A vida também tem momentos ruins. Esteja presente em todos eles. Deixe transparecer a sua humildade e beleza do seu coração. Seja aquela amizade que a pessoa sempre precisou.

Há pessoas e pessoas. Pessoas que a gente pensa que são pessoas e pessoas que não são aquelas pessoas. As pessoas nas quais acreditamos, muitas vezes, não são as mesmas pessoas que imaginamos. Tem pessoas boas e pessoas más. Pessoas que planejam tudo contra você. E pessoas que estão contigo porque sabem que você é gente boa.

Eu me sinto amigo de todas as pessoas, mas já me decepcionei com algumas delas. Sempre torço pela felicidade dos outros e acredito que muita gente também quer me ver feliz. Nunca cresci os olhos naquilo que não é meu, mas sei que os olhos de alguém já cresceram em cima de algo que me pertence. Foram os olhos das pessoas que eu acreditei serem pessoas. Mas eram pessoas e não pessoas.

É muito triste quando você considera uma pessoa por acreditar que ela era a pessoa e mais tarde você descobre que aquela pessoa não era tal a pessoa, e sim, apenas uma pessoa. Somos rodeados de pessoas com características de pessoas. No entanto, não são pessoas.

Nunca magoei uma pessoa por vingança ou algo do tipo. Nunca ultrapassei os meus limites com uma pessoa sem ela ter me dado brechas para eu seguir com meus pensamentos. As pessoas que são verdadeiras pessoas não têm a intenção de fazer o mal contra a sua pessoa, mas, quando elas não são pessoas, querem ver sua queda.

Pessoas e pessoas passam pela nossa vida o tempo todo. Algumas nos olham com censura. Ou seja, dos pés a cabeça. Procuram os mínimos detalhes dos defeitos das nossas roupas, mas não conseguem enxergar os rasgos que estão nas suas. Falam da gente e nunca falam sobre nós. Você ainda tem dúvidas se tais pessoas são pessoas ou pessoas?

Sempre vão existir pessoas e pessoas. O mundo é assim. Não sou eu nem você quem vai mudá-lo. Mas serei eu e você que vai decidir se queremos a paz e a felicidade pra nós.

É usando a nossa consciência que fazemos as regras da vida. Sendo assim, eu espero que a sua consciência lhe transforme em uma grande pessoa para que os meus, os seus e, a nossa família, nos valorizem cada vez mais.

Que nunca esquecemos. Ou que nunca esqueçamos: há pessoas e pessoas.

Eu amo a vida. Gosto muito de viver e tenho pena de um dia ter que deixar esse mundo. Fico, muitas vezes, imaginando como será o outro lado. Tenho medo de sentir dor na hora de partir. Fico triste quando penso na possibilidade de deixar aqui todas as pessoas que eu conheço. Se pudesse não partiria. Viveria eternamente porque sou apaixonado por esse mundo e por todas as maravilhas que Deus criou pra nós. Mas, um dia, vou ter de ir como muita gente já foi. Inclusive a minha mãe Edna, meu Pai Zeca e minha irmã Francisna e a minha ex-esposa Dineílde (mãe dos meus filhos Rafael, Rodrigo e Manuel, e avó das minhas netinhas Valentina e Maria Isadora, sogra das minhas noras Luciane, Alice e Raiza).

Nós vivemos em um mundo violento no qual tem gente boa e gente má. É uma mistura absoluta de coisas boas e coisas ruins. Cada pessoa pensa e age de uma maneira diferente acreditando que a sua visão das situações sempre é a certa. Nem tudo que se ver tem o significado que se pensa. Ou seja, é necessário que usemos a nossa inteligência para separarmos o feio do bonito ou vice versa. Contudo, viver nessa terra não é ruim. Somos nós quem decidimos a maneira que queremos viver a nossa vida. Temos o livre arbítrio para escolhermos o que vai nos fazer bem ou não.

Eu escolhi viver uma vida tranqüila porque amo a liberdade. Nunca provei nenhum tipo de álcool, drogas ou algo do segmento. Tenho uma saúde maravilhosa e não sinto falta do que não presta. Mas, talvez, metade da população não pense igual a mim. Isso não significa que eu sou perfeito. Não. Isso significa que eu valorizo todos os presentes que Deus me deu. Não me refiro às coisas materiais. Intenciono o ar que eu respiro, a minha visão, a felicidade que tenho sem precisar me drogar para senti-la, a minha personalidade, o meu caráter, a importância das minhas amizades, a minha família, o meu humor... o meu Eu. Sou feliz do meu jeito e procuro nunca magoar quem está do meu lado.

A vida pra mim é uma luz que brilha o tempo inteiro diante dos meus olhos enchendo o meu coração de amor. É uma amiga que me chama pra conversar e que se interessa em saber como eu estou. É uma esperança que se renova a cada amanhecer. É o sol que reluz na minha fé. É o meu gostar de acordar cedo e agradecer a Deus por mais um dia que ganhei.

Tenho muitos motivos para amar a vida. E o maior deles é a minha paixão por Deus. Eu creio na possibilidade de um milagre e na vinda do nosso Pai em mais uma visita a nós. Eu amo viver. Não pretendo ir embora tão cedo. Mas vou aceitar o que os céus têm pra mim. Seja qual for a data que eu tenha que ir não vou questionar.

Amar a vida é sentir vontade de permanecer amando o seu próximo e a si mesmo. É sonhar e procurar realizar os seus sonhos. É estar presente mesmo quando ausente. Quem a ama a vida nunca quer deixar de viver, mas entende que um dia tem de ir porque a missão aqui acabou.

Eu vou sempre amar a vida.

O amanhã só a Deus pertence. A gente nunca sabe o que poderá nos acontecer daqui a alguns segundos, pois a vida é um segredo. Por mais que sejamos pessoas inteligentes, não temos a capacidade de adivinhar o nosso futuro, exatamente, como ele esteja previsto a acontecer.

Diante dessa certeza fico imaginando algumas situações corriqueiras. Tem muita gente que não valoriza seus momentos, suas amizades, sua família, seu trabalho... Sua vida no geral. Mal fala direito com os outros. O coração é cheio de mágoas, ódio, orgulho destrutivo, preconceito. E por aí vai. Acontece que ninguém sobrevive sozinho. Isolado de todo mundo a vida inteira. Todos nós precisamos uns dos outros o tempo todo.

Eu conheço pais que não fazem afago aos seus filhos; amigos que nunca dizem o quanto gostam do outro; irmãos que tem vergonha de falar o que sentem; família que não age como família; casais que só se lembram do sexo. Ou seja, o verdadeiro sentimento que é o amor, sempre é esquecido ou desvalorizado.

Não adianta depois da morte vir com história de homenagens. Deveria ter homenageado enquanto era vivo. É em vida que precisamos saber o que os outros pensam ao nosso respeito e o que sentem por nós. Quando Deus nos chama, só Ele tem o direito de nos dar o seu amor do seu jeito. Pois Ele nos amou a vida inteira e esteve com a gente independente de qualquer situação. Nunca teve vergonha por ser quem fomos. O seu amor por nós é livre de todos os preconceitos mundanos.

Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado. Essa frase é D’Ele. Portanto, era assim que nós deveríamos viver nesse mundo. Se as pessoas fossem mais unidas e menos egoístas teríamos outro cenário nesse universo bonito que o Criador nos deu de presente. Infelizmente, a realidade é bem diferente.

Será que lhe custa caro, ao passar por alguém, dizer OI, desejar um Bom dia, uma Boa Tarde ou Boa Noite? Será que apertar a mão de uma pessoa num ato de cumprimento ao encontrá-la na rua ou em qualquer lugar, é algo que lhe desmoraliza?

Seja mais humano, mais humilde e mais sentimental com as pessoas. Se você agir dessa maneira, elas também agirão com você. Ofereça seu ombro, seus ouvidos, sua atenção e a sinceridade da sua amizade. Nunca tenha medo ou vergonha de falar o que o seu coração sente. Pois a maior beleza do ser humano é a que existe em seu interior. A de fora, nem sempre é tão transparente quanto à de dentro.

Lembre-se: uma simples frase de carinho tem o poder de transformar uma tristeza em alegria. Permita que os outros saibam o que você sente por eles. Nunca deixe pra manhã o que você pode fazer hoje porque, talvez amanhã, seja tarde demais.

Obrigado por você ter passado aqui mais uma vez.

Já faz tempo que a gente não se fala. Será que você está bem? Eu queria tanto saber noticias suas. Não mais te liguei. Você nunca mais fez o mesmo. Estamos vivendo nossas vidas do nosso jeito com os nossos erros e os nossos acertos. Cada um do seu lado e com as suas idéias. É a vida, né? Assim busquei, meus irmão, Fábio e Socorro, em Presidente Prudente, São Paulo, em dezembro de 2014 e não fui procurado por eles.

Aqui do meu lado penso muito em você... Eu continuo aqui morando no mesmo endereço. Endereço tal que nunca conhecestes. Tem algumas coisas me preocupando, sinto vontade de ouvir algumas palavras, mas talvez eu não esteja incluso em seu tempo. Sendo assim, fica difícil você poder fazer alguma coisa por mim. No fundo preciso apenas falar um pouco. Esse pouco talvez se resuma em tirar algumas dúvidas, fazer alguns comentários, renovar alguns elogios... Deixar entender que para mim continuas tendo a mesma importância em meu coração. Como sei que pessoalmente será mais complicado por causa da sua não-vontade em me visitar, não tenho outra opção a não ser, permanecer onde estou com os meus desejos ocultos.

Só quero pedir para não sumir de vez. É que fomos tão legais com a gente. Se um de nós desaparecermos vai deixar saudades. Pelo menos é isso que eu acredito que vou sentir. Você conquistou o meu coração sem me pedir nada ou fazer promessa alguma. Simplesmente, entrou na minha vida com a minha permissão. E eu fui gostando. Com o passar dos dias fui criando expectativas, fantasias e ilusões. A cada telefonema seu eu achava que naquele dia iria ouvir da sua boca palavras de afeto na intenção de me fazer entender que também estava me querendo pra você. Mas isso nunca aconteceu.

Hoje sinto a sua distância em relação a mim. E confesso, não posso fazer nada. Não posso porque nunca lhe quis distante. O meu desejo sempre foi lhe ter bem próximo. No entanto, agora entendo com muita tristeza e bastante compreensão, que você não nasceu pra mim. E que eu, apesar de lhe querer tanto, também não nasci pra você.

Sabe, vou dizer uma coisa bem baixinho. Vem cá. Empresta-me o teu ouvido.

Eu acho que eu ia te fazer bem feliz se você desse uma chance ao meu coração. Não diga pra ninguém, ta?! É um segredo meu.. Há poucos dias respondi por e-mail um recadinho que encontrei seu onde dizias que eu estou sumido, mas que me compreendias. Achei legal ter se lembrado de mim. Por muitos dias eu pensei que estava congelado em seus pensamentos. Mas você lembrou que eu existo. Pena que não respondeu o meu e-mail.