O Natal e a novena

Eu e milhares de pessoas ficaremos em São Paulo neste período de Natal. Eu já perdi as contas dos vários Natal ou Ano Novo aos quais eu estive de plantão no trabalho. Por isso que hoje já não estranho tanto ficar em São Paulo no fim de ano. Hoje eram por volta das 12:00 e o trânsito na cidade estava terrível como sempre. Trânsito parado na Rodovia Castelo Branco em direção ao interior algo em torno de 20 km de congestionamento para sair de São Paulo. Mas, vamos falar da Novena de Natal que em muitos lugares e comunidades hoje foi o último dia e terminou os encontros. E foi justamente em um destes encontros em uma casa que aconteceu um fato que certamente mexeu comigo e com todos os participantes. No terceiro encontro, teve uma dinâmica de amigo secreto. E foi colocado os nomes de todos os participantes em um pote.

Cada um deveria tirar um papelzinho com o nome do amigo secreto. Uma das pessoas participantes deste encontro tirou seu papelzinho toda receosa e temerosa. Neste papel estava escrito o nome de uma pessoa. E ela de imediato tomou um susto ao ler o nome. Era justamente o nome de um parente seu ao qual não se entendiam e nem conviviam bem há vários anos. De imediato, ela ficou constrangida com a situação e logo pensou em trocar o nome.

Ela nos próximos encontros até tentou trocar o nome de seu amigo secreto com outra pessoa. Mas, não foi possível a sua intenção. Pois foi durante os encontros que algo foi tocando no seu intimo. Os temas dos encontros versavam sobre ser invisível para alguém. E movido por um inexplicável sentimento resolveu que não trocaria mais o nome do seu amigo secreto. No penúltimo encontro foi o dia do amigo secreto. E foi o dia de revelar o seu amigo secreto. Ao chegar sua vez ela disse, já com a voz embargada e muito emocionada, que ela de imediato assustou-se ao tirar aquele nome e que até pensou em trocar o nome do seu amigo secreto com outra pessoa participante. Mas, os temas e as reflexões dos Encontros mexeram com seu intimo e foi ai que resolveu ficar com aquele mesmo nome. Todos os presentes já sabiam das dificuldades de relacionamentos dela com seus parentes. E todos ficaram emocionados com este fato. Ela revelou o nome e foi até a pessoa e deu um abraço demorado depois depois de vários anos. Em resposta seu amigo secreto disse que a Novena também mexeu com ele, porque ele também havia tirado o seu nome... São Nicolau, lá na Turquia, com certeza sempre deseja que todos os sonhos das pessoas sejam realizados e que reine a paz e amizade entre todos. Não só durante as festas de fim de ano, mas durante todos os dias do novo ano que vai chegar.

 

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 22/12/2023
Reeditado em 22/12/2023
Código do texto: T7959903
Classificação de conteúdo: seguro