Entre Sem Bater - O Crowdfunding
Paulo Krugman disse:
"... O crowdfunding é uma forma de financiar projetos que não seriam financiados por investidores tradicionais ..."(1)
Em primeiro lugar, faz-se necessário uma tradução de um comportamento antigo para uma terminologia moderna. Assim sendo, seria uma possibilidade das pessoas entenderem e praticarem o valor das coisas(2), das pessoas e das ideias.
Começamos esclarecendo que crowdfunding nada mais é do que financiamento coletivo. Em outras palavras, alguém tem uma ideia, não tem dinheiro, e algumas pessoas fazem uma vaquinha para concretizar a ideia.
Entretanto, podemos dizer que mutatis mutandis, as vaquinhas ganharam alguns adornos bastante interessantes. As variações destes financiamentos coletivos podem tornar acionistas quem contribuiu. Por outro lado, podem dar recompensas em função da etapa de arrecadação estar de acordo com a proposta do projeto.
Desse modo, a enxurrada de definições moderninhas encaixa-se na necessidade dos financiadores e dos recebedores dos recursos.
CONCEITOS PITORESCOS
Alguns conceitos podem indicar a ideia de um projeto financiado via crowdfunding, além da ideia de Krugman, quais sejam:
"O crowdfunding é uma forma de transferir o risco do investidor para o consumidor." - Thomas Friedman, jornalista e escritor
"Crowdfunding é um processo para criar uma bolha especulativa." - Nouriel Roubini, economista e professor
"O crowdfunding é a maneira de democratizar o financiamento de um projeto, mas também de aumentar a desigualdade." - Joseph Stiglitz, economista e ganhador do Prêmio Nobel
"O crowdfunding é uma ferramenta poderosa, mas que deve ter seu uso com cautela." - Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu
Com toda a certeza, são pensamentos e definições que não dizem muita coisa e dão margem para muitas interpretações. Desse modo, a cabecinha de muitas pessoas apresenta dificuldade em entender e atuar de forma colaborativa.
FINANCIAMENTO COLETIVO
Podemos afirmar, sem dúvida, que crowdfunding ou financiamento coletivo é uma forma antiga de cooperação. Em outras palavras, onde alguém não tem capital para concretizar algum projeto ou empreendimento, busca auxílio que não seja com exploradores. Enfim, crowdfunding é uma especialização tacanha do cooperativismo.
Participo, comprovadamente, de projetos coletivos muito antes da moda do crowdfunding ganhar as redes sociais e plataformas de empreendedores.
Alguns projetos(*) que participei foram extremamente exitosos, outros nem tanto. Dentre os que me orgulho de ter ajudado, além da questão financeira, estão:
"Operação Serenata de Amor"(3)
"Ônibus Hacker"
"Azul Escuro" - A História de seu Lúcio"
A questão não é, inquestionavelmente, a recompensa que podemos obter com projetos de crowdfunding, mas o prazer do trabalho coletivo.
Contudo, nem todos os brasileiros e habitantes da #esgotosfera conhecem do assunto ou têm a qualidade para atuar coletivamente.
NATUREZA HUMANA
A relutância de indivíduos e alguns grupos de pessoas em participar de projetos coletivos, sem dúvida, é normal, mas inaceitável. As pessoas que se negam a ajudar, especialmente em ações que não oferecem destaque individual em caso de sucesso, são do mal.
Surpreendentemente, quando a questão envolve financiamentos coletivos (crowdfunding) muitos fatores devem emergir. Por exemplo, é comum, atualmente, uma série de fatores psicológicos, comportamentais, sociais e econômicos serem decisivos. Atualmente, as posições radicais com relação a politica e religião, criam barreiras que qualquer pessoa humanista reprovaria.
Essa dinâmica hedonista expõe o desejo de reconhecimento individual acima de tudo e de todos. A percepção sobre os riscos e benefícios, e as expectativas sobre os resultados do projeto, ficam em segundo plano.
Enfim, a nossa sociedade tornou-se um antro de imediatistas(4) que só querem saber do que pode dar certo e rapidamente.
Desse modo, é crucial considerar a natureza humana(5) e a busca intrínseca por reconhecimento. Muitas pessoas sentem uma motivação significativa quando sabem que sua intervenção individual terá destaque.
Em projetos coletivos, anônimos ou não, onde a contribuição individual pode se perder no coletivo, as recompensas podem não agradar. A ausência de visibilidade, sem dúvida, reduz o impulso e o desejo de participar ativamente.
Assim sendo, a conexão entre esforço individual e reconhecimento pessoal fica dispersa e sem destaque.
INDIVIDUALISMO
Como se não bastasse, a aversão aos riscos e necessidade de sucesso individual desempenha um papel importante nesse cenário. Projetos coletivos frequentemente envolvem uma distribuição de responsabilidades e decisões, resultando numa diluição da recompensa individual. Os individualistas, inquestionavelmente, querem o sucesso antes do trabalho, e querem rapidamente.
Por outro lado, a natureza humana impõem que ao se investir em qualquer coisa, deve-se ter um controle sobre o projeto e recompensas.
Por isso, processos antigos de colaboração e cooperação ganham nomes novos como crowdfunding e outros menos compreensíveis.
É notória a recusa de alguns grupos inteiros de pessoas, com ideais individualistas, em participar de projetos coletivos. Processos de financiamento coletivo, estão sob a égide de perspectivas psicológicas, sociais e econômicas individuais.
Essa dinâmica complexa reflete uma interação entre o desejo de reconhecimento individual e a percepção de riscos e benefícios. As expectativas em relação aos resultados de qualquer projeto coletivo ou comunitário passa pelo individual.
SOCIEDADE MODERNA ?
O que convencionamos chamar de sociedade moderna não passa da reprodução do ego de cada um nos canais digitais e redes sociais. Desse modo, os pecados digitais assemelham-se aos pecados capitais, com as pessoas se eximindo da condição de pecadores.
Assim sendo, a sociedade moderna prioriza a individualidade, o exibicionismo e outros desvios como sucesso no empreendedorismo e afins. A resistência a projetos coletivos cujo foco não é a projeção individual só cresce com os exemplos, muitos deles falsos, de sucesso individual.
O culto à figura do "herói" digital eclipsa a importância do trabalho colaborativo. Desta forma, prevalece a atração por empreendimentos, e até mesmo golpes, nos quais o reconhecimento é de um líder visionário.
Surpreendentemente, até no contexto de financiamentos coletivos, a ênfase no sucesso financeiro e individual pode intensificar essas dinâmicas.
A competição por recursos leva as pessoas a buscar projetos nos quais vejam maior potencial para retorno individual. Em outras palavras, seja em termos de visibilidade, prestígio ou, evidentemente, ganhos financeiros, é um vale-tudo digital.
A COLMEIA
Em suma, a relutância em participar de projetos coletivos, é uma interação complexa de motivações individuais. Entender esses fatores é crucial para desenvolver estratégias que incentivem a colaboração e cooperação, inclusive financeira. A nossa sociedade deveria aproveitar o potencial dos projetos coletivos, principalmente quando a ênfase está na coletividade e não no indivíduo.
A nossa sociedade corrompeu-se diante das facilidades mundanas e da hipocrisia reinantes nas redes sociais, é o fim. O futuro do coletivo estão nas suas mãos e não nas palavras de perfis de déspotas e pregadores de púlpito. Não seja mais um que preocupa-se com o próprio umbigo antes de pensar no coletivo.
Uma frase de Montesquieu é extremamente aplicável nestes tempos sombrios de colonização mental da sociedade.
O que não for bom para a colmeia também não é bom para a abelha. (Barão de Montesquieu)
"Amanhã tem mais ..."
P. S.
(*) Para entender a ideia de cooperação, é necessário participar ativamente, e não somente financeiramente, destes projetos.
(1) "Entre sem bater - Paul Krugman - O Crowdfunding" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/08/27/entre-sem-bater-paul-krugman-crowdfunding/
(2) "O valor das coisas, das pessoas e das ideias" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/01/29/o-valor-das-coisas-das-pessoas-e-das-ideias/
(3) "Operação Serenata de Amor" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2017/11/06/operacao-serenata-de-amor-2/
(4) "Entre sem bater - Alison Zigulich - O Imediatismo" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/10/16/entre-sem-bater-alison-zigulich-o-imediatismo/
(5) "Entre sem bater - Saramago - Natureza Humana" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/02/05/entre-sem-bater-saramago-natureza-humana/