"Então é Natal" (e verão também)

 

Enquanto o Papai Noel congela no Hemisfério Norte, derrete no Sul. Tava visitando minha tia na Cohab e ela assistia a loira do papagaio na Globo, então aquela canção indefectível, "Vem chegando o verão Um calor no coração", rolou no fundo musical do programa, nos lembrando que hoje seria o início da estação forno. Aliás, já é verão, desde às 00 horas e 27 minutos.

 

Como sou dos que preferem o inverno, digo: do frio a gente se esconde, mas do calor, se faltar luz... Esses papais natalinos gregos da Europa (Loteamento Jardim Europa, rua Grécia, oh oh oh oh - foto abaixo) e dos shoppings que o digam. Entretanto, gosto da mitologia do Bom Velhinho, um São Nicolau recauchutado e reprocessado pela Coca-Cola, dando presentes pra garotada, ente imaginário da mesma turma do Coelhinho da Páscoa, da Cegonha, do Bicho-Papão, do Saci Pererê. Outras pessoas o detestam, como a inesquecível Rita Lee, que num vídeo dá o seu recado com aquelas verve e sinceridade que lhe eram características: Papai Noel? Tô fora!.

 

Tudo ok, Rita, tu tava certa nas tuas pertinentes considerações, mas dá pra misturar as coisas de boa, sem anular o sentido original da data, o do nascimento de Jesus, como vi numas igrejas por esses dias (Faltam 11 dias para o Natal). A famosa charge abaixo, que é mato no Facebook no período natalino, expressa bem a boa convivência como a penso entre a realidade religiosa e o imaginário pagão. O importante é a paz, o amor, a fraternidade, a caridade e o belo, expressos pelas mais diversas simbologias na data.

 

Até porque, se o Natal é um período de festa popular e celebração religiosa que vai do primeiro domingo do Advento de Natal até o Dia de Reis, quem pode dizer que o mito do Papai Noel não é a vontade Dele, concretizada, por inspiração Dele, pelos homens? Uma contradição para ressaltar a reflexão sobre o sentido original da data convencionada pela Igreja Católica, o do nascimento do Cristo, o Salvador e Messias, descrito nos evangelhos sinópticos e no de João? Para elevar o pensamento crítico dos adultos e atrair a atenção das crianças no período? Assim, mesmo os belos enfeites e festas por motivação mundana, que iniciam já em novembro, podem ser entendidos como divinamente inspirados, com um determinado propósito, por Aquele que "escreve certo por linhas tortas". Assim, até o Coelinho da Páscoa ganha outro motivo...

 

Parafraseando a versão que Simone fez para a canção de Lennon: "Então é Natal E verão também Mais um ano termina E começa outra vez" (Então é Natal).

 

Por fim, um bom findi, uma ótima Noite Feliz e um bótimo feriadão para todos, juntos de seus familiares e amigos. Cuidem-se, vacinem-se, vivam o Natal e fiquem com Deus. Até terça-feira.