Entre Sem Bater - O Parlapatão
Evandro Oliveira disse:
"... O parlapatão da atualidade desenvolveu um incrível talento para fazer com que os outros matem ou morram, para defender uma narrativa em que nem ele próprio acredita ..."(1)
O leitor mais desatento ( hipocrisia! ), aquele que lê o título e sai compartilhando, pensará que algum hater tenta atribuir a mim o adjetivo parlapatão. Com toda a certeza, alguns destes meus fãs que não saem do armário já disseram algum sinônimo ou pior. Sem dúvida, este termo eles não usaram pela incapacidade de entenderem o que significa. Do mesmo modo, utilizo algumas palavras e termos fora do comum, para depreciar ou desmerecer algumas ideias, este é o caso.
O termo parlapatão vai muito além daquilo que significa literalmente. Em outras palavras, quando utilizo este tipo de termo, é porque pessoas, contexto e comportamentos assim o justificam. Em suma, as pessoas não devem vestir e nem apontar a carapuça. Não estamos fazendo nenhum insulto, por isso, somente reflitam.
MANIPULADOR
Conforme a lógica que reina no mundo das redes virtuais e do non sense que tomou conta do mundo, tudo é hierarquizável. Assim sendo, poderíamos ter o manipulador, o embusteiro e, finalmente, o parlapatão. São tantos os sinônimos para algumas palavras/termos que é possível esta graduação, sem maiores explicações.
O manipulador é, antes de tudo, um tímido (#SQN), ou melhor, é um enganador que utiliza a pior parte da meia-verdade(2) para enganar incautos. A prática dos manipuladores ficou extremamente fácil diante das redes sociais rasteiras e ágeis. Por exemplo, um pastor pega uma "notícia" sem confirmação e, a partir daí, cria uma narrativa. A seguir ele distribui a narrativa em sua rede de fiéis que, por sua vez, compartilham nas redes das famílias.
O resultado?
O exemplo do pastor é ilustrativo, mas serve para política, futebol, ciência, religião e muitas outras áreas do conhecimento humano.
Enfim, estamos perdendo a guerra da desinformação porque os manipuladores evoluíram, justificando o grau de parlapatão "diamante" para muitos.
EMBUSTEIRO
Inquestionavelmente, o embusteiro é aquele que aprimorou a sua capacidade de induzir outros a apoiar os seus erros. Anteriormente na vida real, só a família sofria com este comportamento. Curiosamente, uma seguradora, alguns anos atrás, fez uma propaganda relacionando este comportamento aos efeitos perversos.
Assim sendo, não é totalmente fora de propósito reconhecer que o "Século do Ego" e os propagandistas corroboram a teoria do embuste coletivo.
O embusteiro, em suma, é aquele que desenvolveu um incrível talento para fazer com que outros matem ou morram por causas dele.
Desse modo, observem o crescente deste perfil de sociopata(3), de manipulador a embusteiro é um passo. As tecnologias modernas criaram a figura do parlapatão, que é um crescente que parece não ter limites.
O crescimento do embuste e da manipulação na internet
O advento da Internet e das redes sociais trouxe consigo uma série de mudanças significativas na sociedade. Certamente, a forma como nos comunicamos, nos relacionamos e consumimos informações mudou de forma expressiva. Essas transformações também criaram um ambiente propício para o crescimento do embuste, da manipulação e dos parlapatões.
Um parlapatão trabalha para obter algum benefício próprio, geralmente prejudicando alguém, sem dar transparência para este tipo de crime. Um manipulador é aquele que utiliza técnicas de influência para controlar o comportamento dos outros, com mentirinhas e hipocrisia.
Embora os tipos de enganadores existam desde sempre, a explosão das redes sociais ampliou sua ação destes criminosos de seus golpes.
Desse modo, este comportamento ocorre e torna-se permissivo por vários motivos, incluindo:
O anonimato: Na internet, é muito mais fácil se esconder e evitar ter responsabilidade por suas ações.
A facilidade de divulgação: A internet permite que informações disseminem-se velozmente e para um grande número de pessoas, sem controle.
A falta de conhecimento: Muitas pessoas não possuem os conhecimentos necessários para avaliar a veracidade das informações que encontram na internet.
Negligência: A negligência dos usuários ávidos por estarem "up to date" com tudo, permite uma sociedade indulgente.
Com base nesses fatores, é possível observar um crescimento significativo na quantidade e na sofisticação dos embustes e da manipulação na internet. E, como se não bastasse, agora temos os falsos especialistas e as vítimas da inteligência artificial (IA ou AI).
O PAPEL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A inteligência artificial(4) engatinha na relevância e no crescimento do embuste e da manipulação na Internet.
A princípio, os influencers que sempre utilizaram seus atributos de parlapatões e embusteiros, agora têm uma aliada de valor.
A IA pode criar conteúdos falsos que são indistinguíveis do conteúdo verdadeiro. Assim sendo, torna-se quase impossível para a maioria das pessoas identificar os embustes e a manipulação. Lamentavelmente, os profissionais de tecnologia com qualificação em segurança da informação sofrem com a indiferença destes usuários.
Por exemplo, a IA gera, num átimo, fake news, criar perfis falsos(*) nas redes sociais ou produzir e divulgar vídeos e áudios falsos. Esses conteúdos têm uso para enganar as pessoas e influenciar seu comportamento. Com toda a certeza, nos últimos anos muita gente votou em um determinado candidato ou fez compras e foi vítima de embuste.
IGNORÂNCIA DIGITAL
Além dos fatores que promoveram o crescimento dos manipuladores e parlapatões, um deles é fatal: a ignorância digital. Inquestionavelmente, a falta de conhecimento dos habitantes da Internet eleva os crimes de embuste e manipulação. A maioria das pessoas não possuem os conhecimentos necessários para avaliar a veracidade das informações que recebem. Desse modo, até profissionais de TI e pessoas com um nível de esclarecimento específico relevante, são vítimas.
Estas pessoas, por exemplo, não sabem como identificar sites confiáveis, como verificar a origem de uma notícia ou identificar um perfil falso. Essa falta de conhecimento torna as pessoas mais vulneráveis aos embustes, à manipulação e ao discurso de um parlapatão.
Para se proteger do embuste e da manipulação na internet, é importante tomar algumas medidas, incluindo:
Ser crítico com as informações que encontra na internet. Não acredite em tudo que lê ou vê. Sempre verifique a fonte da informação e busque por outras fontes para confirmar.
Seja cético em relação a informações que são muito boas para ser verdade. Se algo parece muito bom para ser verdade, provavelmente não é verdade.
Mantenha cautela com as informações que vê nas redes sociais. Muitas vezes, as informações que circulam nas redes sociais são falsas ou a parte mentira de uma meia-verdade.
Desconfie de conteúdo que é excessivamente emocional ou apelativo. Esse tipo de conteúdo emocional e que apela, por exemplo a alguma "autoridade", é manipulador e falacioso.
Fuja para as montanhas
Destarte, é importante lembrar que o embuste e a manipulação são sempre prejudiciais, para as pessoas individualmente e para a sociedade. Não basta, contudo, estar atento a esses fenômenos e adotar medidas de proteção preventivas individualmente. Desde um simples discurso de um pastor numa pregação ou de um político ou jogador de futebol, todo cuidado é pouco.
Desse modo, a partir do momento que cada cidadão abre mão da sua privacidade e submete-se a seguir um parlapatão de estimação, perdeu !
Em suma, ou os usuários, cidadãos que utilizam redes sociais, aprendem alguma coisa e prestem atenção no que digo, ou se ferram. Os embusteiros estão ficando até milionários, alguns até superaram o status de "classe média"(5), com a sua ajuda. Saia da bolha e do mundinho de compartilhador e apoiador de manipuladores e embusteiros, retome o controle de sua vida. Consegue?
Em todo caso, numa última alternativa, se não conseguir, fuja para as montanhas, sem sinal de celular...
P. S.
(*) Coaches, influencers e outros na linha de nomes diferentes para profissões antigas, de caráter duvidoso, são perfis que devemos ter atenção.
(1) "Entre sem bater - Evandro Oliveira - O Parlapatão" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/08/25/entre-sem-bater-evandro-oliveira-o-parlapatao/
(2) "Entre sem bater - Alfred North Whitehead - Meia-Verdade"
(3) "Entre sem bater - Lee Camp - Os Sociopatas"
(4) "Entre sem bater - Stephen Hawking - Inteligência Artificial"
(5) "Entre sem bater - Mary McCarthy - A Classe Média"