E O QUE TEMOS, ATÉ AGORA?

Nos primeiros meses deste ano, que já agoniza, eu fiz um texto temerário e que me expos a muitos riscos, no qual eu discorria sobre a inexistências de projetos do Governo Federal, para o país.

E passaram-se os meses, e foram instalados 37 ministérios, aos quais foi adicionado mais resultando em 38 ministérios. Este último, cujo nome eu não sei, é destinado a criar politicas de incentivos ao empreendedorismos e pequenas empresas.

E passaram-se os meses e vieram muitas viagens- presidenciais- ao exterior com comitivas imensas e imensos custos para a Nação.

E se sucederam os meses e, para 2023, a LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIA estabelece meta de déficit primário de R$ 231,5 bilhões, mas o valor efetivo cai para R$ 213,6 bilhões, com algumas compensações da União previstas após um acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF).

E vieram e passaram-se os meses e chegamos a dezembro e não temos qualquer projeto efetivo que nos aponte um rumo que o Poder Executivo deva tomar para produzir o que dele se espera e o que ele próprio prometeu para o processo de desenvolvimento do País.

Embora eu saiba que a temeridade em falar deste assunto toma proporções elevadas e que o risco que corro por fazê-lo, são grandes, não posso me furtar de, neste sábado 16 de dezembro de 2023 dizer que não temos projetos de governo que ,por mínimo que seja, nos de garantias de uma boa governança.

Não temos projeto para as atividades Industriais e comerciais internas do país;

Não temos projeto para as atividades comerciais com parceiros internacionais;

Não temos projeto para a Segurança pública;

Não temos projeto para o Agronegócio;

Não temos projeto para saúde;

Não temos projeto para o saneamento básico;

Não temos projeto ou sequer ações para a retomada da transposição das águas do Rio São Francisco;

Não temos projeto para o problema habitacional brasileiro que se mostra ,terrivelmente, forte com a presença em cidades, de grande a pequeno, das miseráveis populações periféricas que moram em sub habitações- construídas com resto de madeiras e com material de caixa de leite- em loteamentos irregulares.

Não temos projeto de saneamento básico que melhore a condição de 33.911,237 pessoas que não tem acesso a água potável de 92.871.315 pessoas que não tem acesso a coleta de esgoto.

Não temos projeto educacional que melhores a qualidade e as condições do ensino brasileiro e que permita que que as 3,7 milhões de crianças e adolescente que estão do sistema, tenham acesso ao mesmo e aprendam a ler e a escrever e , com isto, possam tornar-se cidadãos participantes da realidade nacional.

Acho que poderiam ficar escrevendo sobre mais projetos que não temos mas prefiro ficar por aqui e falar da esperança que nós temos de tempos melhores, e acima de tudo que possamos aumentar, cada vez mais,os processos, comportamentos e atitudes que nos garantam que viveremos, sempre, em um Estado Democrático e de Direito que tem como lema, eterno, o exercício da Liberdade de todo o Povo Brasileiro.

( Recanto da Ana e do Erner 16/12/2023- Capão Novo)

ERNER MACHADO
Enviado por ERNER MACHADO em 17/12/2023
Código do texto: T7955782
Classificação de conteúdo: seguro