Entre Sem Bater - Pessoas Estúpidas
Frida Kahlo disse:
"... as vezes prefiro falar com operários e pedreiros do que com aqueles estúpidos que se dizem cultos..."(1)
A vida de Frida Kahlo foi, certamente, uma vida diferente da normalidade. Sobretudo para a época em que viveu, a cultura e os costumes de seu país dificultavam muito viver e se expressar. Seu companheiro, Diego Rivera, também não era alguém que podia ter a classificação de uma pessoa normal. Desse modo, a artista tinha opiniões polêmicas e envolvimentos pessoais e políticos pra lá de tensos.
Sua relação na política com o comunismo, com Trotsky que morou no México e era próximo da artista produziram muitas ideias. Frida teve relações com todas as classes e tipos de pessoas, o que dá fundamento à afirmação que faz sobre pessoas estúpidas.
FALANDO PARA TODOS
É provável que tenhamos muitas influenciadoras como Frida Kahlo nas redes sociais do momento. Algumas não têm nenhum posicionamento e não passam de meras repetidoras de opinião de segunda mão. Entretanto, as poucas que influenciam de maneira racional ao livre pensamento, sofrem com a perseguição e os haters.
Frida Kahlo foi uma feminista e revolucionária antes de muitas mulheres terem direitos equiparados àqueles que o gênero masculino possuía. A condição de lutar por tudo que fosse fora do padrão patriarcal era muito mais complexa. Assim sendo, as influenciadoras hoje em dia, mesmo sofrendo assédios e perseguições, têm muito mais vantagens.
A maioria destas influencers não precisa conversar com pessoas estúpidas, mas sofrem com o que estas pessoas fazem.
REVOLUCIONÁRIA
Analogamente à posição de Frida Kahlo, somos todos um pouco revolucionários.
Ela disse, dentre outras frases sobre ser revolucionária, que:
• “A revolução transforma o mundo em um mundo sem classes para que possamos atingir um ritmo melhor para as classes oprimidas.”
• “Sempre revolucionário. Nunca morto, nunca inútil."
Sendo assim, observamos que as influenciadoras, atualmente, não se preocupam muito com classes e coletividade. Preferem falar e conversar com quem lhes dá dinheiro ou audiência. Conteúdo, mesmo e verdadeiro, com frases que simbolizam muita luta, nem pensar.
Venho escrevendo, há algum tempo, sobre influenciadores ( de todos os gêneros ) e não são coisas edificantes. Por exemplo, quando escrevi sobre uma tal de Camila Loures(2), só recebi manifestações de desapreço a mim, e loas à dita cuja. As pessoas, no geral, confundem uma formação acadêmica com serem cultos e inteligentes.
Desta forma, repito, sem medo de errar, escrever ou falar para pessoas estúpidas é perda de tempo. Por outro lado, ao dirigir aos operários e pedreiros, que não têm tempo de ler e pensar, um minuto sequer de atenção é enriquecedor. Ainda assim, prefiro estar ao lado das ideias de Frida Kahlo, ou como ela disse, nunca morto, nunca inútil.
P. S.
Esta frase está na pauta há algum tempo. É provável que tenha algumas traduções diferentes e interpretações perigosas. "Entre sem Bater"(3), mas não bata forte pois a minha interpretação pode não ser a sua.
(1) "Entre sem bater - Frida Kahlo - Pessoas Estúpidas" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/05/12/entre-sem-bater-frida-kahlo-pessoas-estupidas/
(2) "Camila Loures - Profissão Youtuber" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2021/04/12/camila-loures-profissao-youtuber/
(3) "Entre sem Bater - A série do Torelly" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/01/26/entre-sem-bater-a-serie-do-torelly/