PAZ E SAÚDE

Francisco de Paula Melo Aguiar

Santo Serafim de Sarov (1754-1833), monge e taumaturgo, nascido na Rússia e canonizado pela Igreja Ortodoxa , em vida escreveu fazendo recomendações diversas, dentre às quais:

“Beba água onde o cavalo bebe. Um cavalo nunca bebe água ruim".

E isso é fato, não se tem conhecimento de que o animal cavalo "beba" água com lama.

E continua sua exegese dizendo que;

"Faça sua cama onde o gato dorme pacificamente".

É fato tem muita gente que aprende a viver e a conviver com um bicho de estimação, a exemplo de gato, cachorro, dentre outros animais e inclusive dormindo com ele na cama, sem problemas, porque se o perfume tivesse sido chamado de vaca, por exemplo, e a vaca de perfume, a ordem dos fatores não alteraria a utilidade de uso e consumo.

E o homem que virou santo vai mais longe ao dizer:

"Coma a fruta que foi tocada por um verme".

É outra grande verdade, os vermes estão presentes naturalmente na fruta de qualquer espécie visível e invisível muitas vezes a olho nu, tanto é assim que existem venenos diversificados no mundo moderno para combater às pragas até então conhecidas, provocando doenças, etc. Já no ser humano aparece oxiúros (coceira, lombriga.etc).

E é engraçado ao afirmar:

"Colha os cogumelos sem medo onde os insetos pousam".

Isso mesmo, se os insetos pousam são "saudáveis" a vida animal.

Acrescenta dizendo que;

" Plante uma árvore onde a toupeira cava".

Faz referência a casa, dizendo indiretamente de que é o lar, lugar do calor humano, ainda que analogia:

"Construa uma casa onde as cobras se aquecem".

É fato que a água faz bem a quem tem vida em situação adversa como o calor, porque águaévida:

" Cave um poço onde os pássaros se escondam do calor".

É real a recomendação entre dormir com o silêncio dos pássaros e despertar com o canto dos mesmos;

"Vá dormir e levante-se ao mesmo tempo que os pássaros, você colherá os grãos de ouro da vida".

É sábia a recomendação para comer vegetais de quaisquer espécies, por exemplos: feijão, arroz, soja, alface pimentão, repolho,tomate, quiabo, maxixi, couve, batata, inhame, frutas, etc, ex-vi;

" Coma mais verde, você terá pernas fortes e um coração resistente, como a alma da floresta".

E por fim, São Serafim de Sarov nos recomenda contemplar o universo ou céu ao afirmar:

"Olhe para o céu com mais frequência e fale menos, para que o silêncio entre em seu coração, seu espírito fique calmo e sua vida se encha de paz "

Enfim, recomendações vivas e possíveis, enquanto possibilidades para a humanidade em qualquer lugar do mundo com paz e saúde.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 14/12/2023
Reeditado em 14/12/2023
Código do texto: T7953522
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.