Tá Ligado? e Tipo Assim...

O Educador ia de bike pro Projeto. Morava a menos de dois quilômetros do Núcleo de Ação Comunitária e aproveitava a distância curta pra ir almoçar em casa.

Já vâmo deixando bem esclarecido aqui que a comida da Zelma era sensacional! As crianças e adolescentes sempre davam nota máxima nas avaliações gerais, que os educadores faziam todo final de ano. Todo mundo gostava demais do tempero dela!

É que o Educador não tinha como ficar pra almoçar lá. Pensa num rolê insano: monta na bike e pedala até em casa; pega o carro pra ir buscar a Nenê no escritório; volta pra casa pra almoçar; de novo pro carro pra levar a Lara pro Unicórnio Pink - assusta não, que o nome da escolinha do infantil era esse mesmo - depois a Taciana pro Colégio Criativo e devolver a Nenê no serviço; e toca de volta pra casa pra pegar a bike pra voltar pro Projeto pra encarar o período da tarde. E tudo em apenas uma hora!

Lógico que o Educador não conseguia dar conta desse monte de carreto em apenas uma hora. Impossível até pro Flash!

Então já tinha um combinado com os adolescentes: assim que chegassem, todo mundo direto pro refeitório almoçar enquanto o Educador fazia os "corre" dele.

E depois, todo mundo direto pra sala, pra já ir deixando tudo no jeito pra começar as atividades do dia. E aí, quando o Educador chegava, já tava tudo preparado e todo mundo pronto pra moer a farinha: cadernos e materiais distribuídos e celulares recolhidos - desligados e guardados numa caixinha de papelão - porque o Educador era "egoísta" e "vaidoso" e exigia exclusividade da atenção, concentração e foco nele durante os "trabalhos".

Geralmente era o tempo que o Educador precisava pra percorrer sua "via sacra" diária: quando chegava no Projeto, o pessoal já tava na sala, nos "finalmentes" dos preparativos.

E quando acontecia algum imprevisto que fizesse o Educador atrasar um pouquinho mais que o normal, também já tava acertado com a galera: só ligar o rádio - aquele Micro System com CD Player, com AM e FM e dois toca-fitas, demais! - e curtir aquele som...

E o som do começo dos anos 2000 tinha de tudo: sertanejo arrebentando, pagode estourando no mesmo grau e funk começando a bombar. Mas o que dominava mesmo era o Rap! Racionais MC no topo das paradas de tudo que é quebrada desse país!

E foi num dia que o Educador chegou um pouco mais tarde que rolou o debate. Já tava na porta da sala, ouviu a música tocando e pegou um pedaço da conversa. Aí resolveu não entrar direto pra deixar solto, pra ver como ia terminar...

Fé em Deus que Ele é justo

Ei, irmão, nunca se esqueça

Na guarda, guerreiro, levanta a cabeça

Truta, onde estiver seja lá como for

Tenha fé porque até no lixão nasce flor...

- Ah, mano! É Vida Loka! É o arregaço! É a melhor de todas! Não tem pra ela não, tio! É a top das tops!

- Aí, Perfume! Na boa! É a que mais causou, nem tem como falar que não! Maior sucesso disparadaço e tals! Mas pra mim a melhor é O homem na estrada, tá ligado?

- Primeira linha também, Tá Ligado! Mas num pega Vida Loka não, brother!

- Que mané num pega, maluco? Pega demais e passa, tá ligado? Vai vendo o grau...

Empapuçado ele sai, vai dar um rolê

Não acredita no que ve, não daquela maneira

Crianças, gatos, cachorros disputam palmo a palmo

Seu café da manhã na lateral da feira

Molecada sem futuro, eu já consigo ver

Só vão na escola pra comer, apenas, nada mais...

Como é que vão aprender sem incentivo de alguém

Sem orgulho, sem respeito, sem saúde, sem paz?

- É, prateleira mais alta mesmo! Vou dar um boi que iguala Vida Loka!

- Da boi que iguala! Pode dar a boiada inteira, mano! O homem na estrada é a melhor do Racionais e num tem pá, tá ligado?

- "Tá ligado?, Tá Ligado?" Tipo assim, não aguento mais, mano! Cê não consegue falar mais que dez palavras sem falar tá ligado? Mó repetitivo demais! Chega machuca o ouvido da gente!

- Aí, qual foi Ana Laís? Eu falo do jeito que eu quero! Não tá a fim de escutar, só sair de perto! E outra, a resenha aqui é comigo e com o Perfume, tá ligado?

- Sair, mané? Tipo assim, tâmo na sala do Projeto, sua anta! O Professor já deve tá chegando! E quem é você pra mandar eu sair da sala? Vê se te enxerga, moleque! "Tá Ligado?, Tá Ligado?" Que apelido mais sem noção! E, tipo assim, vâmo combinar: brega demais, hein?

- Ô, sua maluca! E você tá pensando que é quem na fila do pão pra falar comigo assim? E tirar com o meu apelido desse jeito? Vai se...

Aí o Educador abriu a porta pra evitar que a treta descambasse pra baixaria de vez...

- Boa tarde, pessoal! Desculpem o atraso! Tudo certo? Tudo tranquilo? Opa, Racionais!

- Tava tudo certo, Professor! Tava tudo tranquilo! Tava aqui trocando umas "ideia" com o Perfume. A gente tava numas de ver qual é a música mais fera dos "cara" e aí, do nada, vem essa doida da Ana Laís e começa a me esculachar! Zoando meu apelido na faixa, tá ligado?

- Ah, Professor! Ninguém merece ficar ouvindo esse menino repetindo toda vez que abre a boca, toda hora, o dia inteiro: "Tá ligado?", Tá ligado?" Tipo assim, cansa demais, chega a doer a cabeça da gente! E ainda gastando verbo com a música errada! Todo mundo sabe que a melhor do Racionais é Jesus chorou.

- Aí, Professor! Tá vendo só? Não me respeita, não respeita meu jeito de falar, não respeita meu apelido. E também não respeita meu gosto nem minha opinião! Essa mina é o puro creme da deselegância, tá ligado?

- Você é que é deselegante! Tipo assim, só sabe falar "Tá ligado?, Tá ligado?" Vai aprender umas "palavra" diferente pra conversar mais firmeza, mano!

- E você, que tá bem longe de ser a rainha do dicionário! Castela aí suas "palavra". Por acaso você já reparou que você fala Tipo assim o mesmo tanto que eu falo Tá ligado? Se marcar, fala até mais! Aninha Tipo Assim!

E o bate-boca acabou aí! Porque todo mundo - que tava acompanhando o bafão quietinho, como quem tá assistindo ao jogo da discórdia do BBB - desabou em risada! Menos a Ana Laís, que ficou mais vermelha que alemão sem camisa em Porto de Galinhas!

- Beleza, pessoal! Já deu, né! Acho que esse "papo animado" do Wescley - sim, é o nome do Tá Ligado? - e da Ana Laís serviu pra todo mundo refletir sobre muita coisa! Então, bora pra nossa viagem do dia! Que, por sinal, tem tudo a ver: vâmo pra África do Sul, anos sessenta! Vâmo falar de Apartheid, Nelson Mandela, intolerância, segregação, resiliência, desigualdade econômica, política, social, cultural, resistência violenta e pacífica, vitórias e derrotas, avanços e retrocessos...

No café da tarde, antes de ir embora, o Tá Ligado? colou no Educador.

- Ô, Professor! Qual é a da Ana Laís, mano? Já tem uma cara que tá implicando comigo, tá ligado? Todo dia essa mina arruma um jeito de me queimar, Professor! E pior, sem eu fazer nada pra ela! Tô entendendo zero dessas "atitude errada" dela aí, tá ligado?

- Então, Wescley! Deixa eu te falar uma coisa: posso estar muito, mas muito enganado, mas eu acho que lá no fundo a Ana Laís pega no seu pé porque quer chamar sua atenção...

- Como assim, Professor? Chamar minha atenção? Não consigo sacar o que ela quer de mim, tá ligado? Chamar minha atenção pra quê, Professor?

- Pra ela, Wescley! Pra ela! Ela faz tudo isso pra chamar sua atenção pra ela, rapaz! Repito: posso estar totalmente fora da curva, mas eu tenho quase certeza de que a Ana Laís tá gostando de você!

E aí foi o Tá Ligado que "vermelhou" na hora! E o brilho no olho? E o sorriso indisfarçável, daqueles que vem do fundo da alma, que ninguém consegue conter?

Mas é aquela coisa, né? O cidadão, ainda que pego em flagrante, tenta de todo jeito negar o que sente!

- Ah! Fala sério, Professor! A Aninha Tipo Assim a fim de mim? Nunca, jamais! Olha só como a mina me trata: é assim que ela me da condição? Não! Impossível, tá ligado?

- Olha só, Wescley! Já que tâmo num papo reto, bora reconhecer o que é real: você também gosta da Ana Laís! E tá tudo bem! Tá tudo certo!

- Já tem um tempinho que venho acompanhando esses "arranca-rabos" de vocês. Dia desses até comentei lá em casa que tava vendo uma versão anos dois mil da Megera Domada...

- Megera domada?

- É Shakespeare! Petruchio e Catarina! Dois cabeças-duras que se amam, mas passam o tempo todo se maltratando...

- Serião, Professor?

- Serião, Wescley! Não tem novidade nenhuma aqui, meu querido! Você gosta dela, mas não percebe que ela gosta de você. De repente, imagina até o contrário! E ela também: gosta de você, mas acha que você não tá nem aí pra ela! Aí o único jeito de vocês dois chamarem a atenção um do outro, conversarem, ficarem perto e junto é provocando, atacando, brigando...

- Caramba, Professor! Esse tal de Shakespeare aí sabe demais das "fita de romance", tá ligado? Essas "parada" aí que ele escreveu é tudo o que eu tô passando! Ô, Professor! Como é que termina a história do Petruchio e da Catarina? Deu bom pra eles?

- Cara, você vai ler! Eu sei que você vai ler! Vai ter que ler! Mas vou adiantar pra você que sim, eles ficaram juntos sim...

- Ah, é nada! E como é que foi? O que é que eles fizeram? O que é que eu tenho que fazer, Professor?

- Calma, rapaz! Também não precisa copiar tudo assim tão à risca! Faça como Shakespeare, mas não necessariamente tudo tintim por tintim como na história que ele escreveu. Escreve sua própria história, Wescley!

- Caramba, Professor! Maneiro isso, tá ligado? Eu escrevendo a minha história e tals! Até veio na mente o Mano Brown agora, tá ligado? Mas vâmo pro que interessa: faço o quê, Professor? Converso com a Ana Laís?

- Ah, moleque! Tenho a honra de lhe informar que a primeira página do seu livro já não tá mais em branco!

Ainda demorou umas duas semanas pro Tá Ligado criar coragem pra se declarar pra Aninha Tipo Assim.

E foram dias de puro quebra-pau! Mais inflamados que nunca! Se pilhando o tempo inteiro, se provocando, se atacando!

Dois vulcões se alimentando mutuamente do magma incandescente do sentimento nutrido um pelo outro, abrasando escondido no peito pelo temor da rejeição, mas crescendo sem medida, ocupando todo o coração, se tornando incontrolável, acabando por extravasar em um ímpeto de partir pro tudo ou nada: a inevitável erupção!

E eis que, no início da tarde de uma terça-feira de setembro, o Tá Ligado? e a Aninha Tipo Assim chegaram de mãos dadas ao Projeto...