Vida banal

Hoje aconteceu uma coisa muito comum comigo, mas que antes nunca havia merecido maior atenção.

Estava eu distraída jogada no sofá de minha casa assistindo desenho animado quando ouvi aquele inconfundível anúncio: "Nota de falecimento.....comunica o falecimento de.....e convida parentes e amigos.....", bem aquele discurso que todos conhecem, pelo menos nas cidades de interior, onde todo mundo conhece todo mundo.

Fiquei pensando, somos todos seres humanos que trabalham, amam, ficam tristes, choram, se divertem e tal, e eu ali no sofá me divertindo com desenhos animados enquanto alguma desadortunada família chorava a perda de um ente querido, e eu assim como tantas outras pessoas naquela hora, estava indiferente aquele grande sofrimento alheio.

Então me peguei pensando quão banal é nossa vida e quão fria é a nossa passagem por esse mundo.

Todos os segundos no mundo, morrem pessoas como nós,acometidas dos mais diversos infortúnios, desde doenças até atentados.

Quando quem morre não é um ente ou amigo querido, a maioria de nós fica tão indiferente que é mesmo de assustar.

Porém quando essa grande faca nos atinge o coração levando de nossos braços uma pessoa querida nos vemos sem chão e alheios ao resto do universo que nessa hora segue sua rotina.

Saí no portão afim de observar a reação das pessoas na rua e pasmem, acredito que o defunto não era conhecido de ninguém, pois havia pessoas de toda a sorte ali, e todos estavam ocupados fazendo outras coisas e nem se davam conta de que naquele momento um semelhante havia partido e estava, a essa altura em cima de uma "mesa", enquanto uma orda de parentes e amigos e também curiosos olhavam-no, alguns chorosos, outros desesperados e outros apenas comovidos.

Vidas vem e vão, com a facilidade com que se arranca um sorriso de uma feliz criança.

Particularmente eu não tenho medo da morte, pelo menos não por enquanto, e gostaria muito de eu mesma gravar a minha nota de falecimento para que anunciem com a minha própria voz quando eu partir dessa para melhor.

E a nos que ainda estamos aki nesse mundo só nos resta esperar a nossa vez.

Quando nossos parentes e amigos estarão nos velando e outras pessoas como nós, que um dia também terão a sua vez, estaram levando suas banais vidas sem saber que a morte as espreita, com sua foice pontiaguda pronta para ceifar-lhes a existência.

kati
Enviado por kati em 28/12/2007
Código do texto: T795082