As tecnologias irão dominar o mundo em 2100

Eu lendo as notícias e acompanhando fatos relevantes do dia a dia das coisas imagino que as coisas estão modificando muito rápidas . E isso é notório em todos os segmentos quer seja no trabalho, na comunicação, nos meios de telefonia, nos transportes, na tecnologia, na educação e tantas outras áreas . Não podemos esquecer que várias profissões já não existem mais assim como muitas irão desaparecer até 2100. E não é só as profissões que irão desaparecer muitos cursos de formação universitária até lá não existirão mais e hoje já é notório que muitos cursos já não abrem mais vestibulares e nem matrículas de cursos que hoje já não oferecem boas formações e nem preparação para um futuro tão rápido que se aproxima isto sem falar que muitas mudanças acontecem lá fora enquanto o estudante fica quatro ou seis anos presos estudando uma coisa não servirá lá na frente. Quantas e tantas não foram as matérias e disciplinas escolares que estudamos e decoramos que hoje não servem pra nada. Olha o que Forbes prevê para a Educação: segundo a Forbes, a tecnologia de IoT (Internet das Coisas) atingirá 95% dos produtos eletrônicos desenvolvidos até 2050 – ou seja, praticamente tudo poderá ser acessado pela web. Isto já é fato nos dias atuais. A educação, por exemplo, deverá ser profundamente impactada. O processo de ensino vai ser cada vez mais tecnológico, ao contrário de alguns que ainda falam em colégios militares para salvar a educação, isso é inevitável, com disciplinas como programação começando no ensino infantil e fundamental. Além disso, a principal habilidade do século 21 é a capacidade de aprender rápido, já que as profissões e o mercado como um todo está mudando a todo momento. Uma das tendências da educação do futuro é o surgimento de novas escolas, que em vez de um diploma, fornecem experiências práticas em projetos e novas linguagens. “O estudante terá cada vez mais urgência em novas experiências de aprendizagem. Da mesma forma, o professor do futuro não será apenas quem detém o conhecimento, "no meu tempo escolar era bem assim e só os professores detinham o conhecimento e os alunos meros espectadores tinham como obrigação decorar todos os conteúdos que eram passados", que está disponível em inúmeros meios, mas aquele que sabe passar adiante este conhecimento”.

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 09/12/2023
Reeditado em 12/12/2023
Código do texto: T7950650
Classificação de conteúdo: seguro