A ESPERANÇA

A ESPERANÇA

Ou sobre o levantar

A esperança não ficou para trás, não ficou presa dentro da caixa de Pandora à toa. Ela ficou lá por ser ambivalente, temos esperança na medida da fé imaginada sabendo que a esperança nunca morre. A esperança não morre, pois mesmo trancada ela está viva, eternamente viva no fogo deixado por Prometeu – fogo que mora em nossos corações. A esperança também não foi presa, já que ela mesmo presa, é mais forte do que todas mazelas, doenças, e, sofrimentos imposto aos homens. Este é um sinal que revela o símbolo do mito de Prometeu e Pandora. A esperança também não é esperar, esperar leva ao desespero, a esperança leva ao movimento. Mas lembrem-se que não há sobressaltos na natureza. Vamos superando as dificuldades sem pressa mas de forma paulatina. A esperança é eterna. Cabe a nós vê-la. A esperança é eterna. Cabe a nós fechar os olhos e senti-la.

Em quase todas crônicas que escrevi e continuo escrevendo para este veículo o Jornal Inhumas News – venho falando sobre a pandemia. Faço isso por dever cívico, já que como poeta e escritor não posso virar as costas para a pandemia, por isso, vou traçando uma estratégia de luta.

Viver uma vida muito plena cheia de fartura, fica fácil... O difícil é crer sem ter o que comer. Digo isso porque a fé nos é testada, mas a esperança não. A esperança nos faz fazer o bem. Desta forma, é dividir com o vizinho o pouco que se tem... isso é AMOR – irmão gêmeo da ESPERANÇA.

Se de fato perdemos a esperança é porque não conseguimos ouvir a voz do coração, dizendo para ter paciência, dizendo para ter coragem. Não se trata portanto de esperar sentado. A vida pede por atitudes. Atitudes essas que desafiam o medo.

Em relação ao medo dentro da pandemia do corona vírus, temos que ter um medo chamado de pré-visual, imagético, no qual fica nítido dos doentes os seus leitos. Assim, se chegarmos a ver as pessoas morrendo, enquanto jovens estão se divertindo, há um hiato enorme em tudo isso, mas há esperança e não há tanta força “lei da expectação”. E então quando um familiar ou amigo é internado por causa do corona vírus, alguém vem e diz: “TENHA FÉ, TENHA ESPERANÇA” É de certa forma fácil falar isso, mesmo numa circunstância tão grave... o difícil é fazer uma confrontação lógica das coisas com uma reflexão íntima.

Para ativar a esperança lembrem-se de quando era criança e podia tudo, e amava a diversão. A criança é a maior prova cabal de que A Esperança sim existe... Fiquem na Paz e Peçam.

22/02/2021