ESCOLA VERIDIANA E O GIRAR DOS CICLOS

Ontem, dia 08 de dezembro de 2023, foi realizada a formatura dos nonos anos do Ensino Fundamental 2 e dos terceiros anos, do ensino médio. Sentado no palco com os meus colegas professores, gestores e colaboradores, observo os estudantes felizes pelo momento de estarem ali, celebrando um final de ciclo e o sonho de iniciar um novo.

Os pais ali presentes e orgulhosos de verem os objetivos de seus filhos sendo alcançados; da felicidade dos professores que se empenharam para que o evento se realizasse; das pessoas que colaboraram com a assessoria técnica e voluntária , doando parte do seus preciosos tempos para que tudo ocorresse de maneira satisfaria e graças a Deus saiu tudo OK.

Sentados nas cadeiras vou fazendo uma revisitada na memória do passado e vejo um filme, cujo enredo mostra os formandos chegando pequeninos, barulhentos, amáveis, olhos brilhando, iniciando no novo ciclo na Escola Veridiana, um novo universo para viver e escrever a história na vida estudantil.

Nesta dialética de chegar e sair, muitos ainda continuarão na escola para continuidade do ciclo; outros sairão pelo fato de terem encerrado o ciclo e continuarão no próximo alçando voos mais altos; e haverá uma nova galerinha chegando para daqui a quatro e sete anos estar vivendo momento como este.

No palco observei a Diretora Verônica, a vice Luciana, a professora Maria Alcidécia que estavam no Veridiana quando cheguei em 2013 representando os que não estavam presentes, e observei os que chegaram no período de 2014 a 2023, incluindo a doce Nancy e a Rita, a pessoa mais conciliadora, noto a mesma vontade e a mesma dedicação, como se estivessem na escola desde a chegadas dos alunos no sexto.

O carinho demonstrado pelos estudantes para com os novos e antigos professores, mostra a razão da escola Veridiana cumprir o seu papel essencial na educação, atingindo os objetivos, mesmo que enfrentando obstáculos, entraves, e tantas outras coisas que tentam brecar a nossa caminhada.

No filme as Vinhas da Ira, no diálogo final a mãe diz para o filho: nunca seremos destruídos porque nós somos o povo! O povo ninguém nunca destrói! Com base nesta frase eu vou parafrasear o diálogo do filme: Á escola Veridiana nunca será destruída porque o povo nunca será destruído! O Veridiana é povo!

Parabéns à coletividade Veridiana por mais um final de ano difícil, com muitas novidades que colocaram à prova a nossa essência, mas tiramos de letra, mesmo com as dificuldades que nos sombrearam durante todo ano. Ganhamos medalhas no xadrez; fomos a única escola a apresentar as quatro modalidades no Festival de Sincronias e Imagens com apresentações inéditas; Isto prova que com amor e dedicação aos alunos e ao projeto educação na sua essência, seremos sempre indestrutíveis!

VERIDIANA: LUX IN TENEBRIS EST

É o que há