A decepção com o futebol
Faz muito tempo, amava jogar o gracioso esporte nomeado futebol. Porém, da fase infantil a adolescência, sempre buscava me dedicar e ter mais sucesso no futsal na época escolar. Nas atividades físicas da escola, fui considerado excelente pivô, além de efetuar lindos gols, conseguir produzir passes precisos aos meus companheiros, dando a oportunidade deles sempre selarem a bola dentro das redes de linho branco forte.
Fui torcedor fanático de um tradicional clube oriundo das terra fluminense. Minha idolatria incondicional beirava o êxtase quando junto ao meu pai, trajando a camisa vermelha, assistíamos no estádio Maracanã aquela ex-equipe qual fora cego seguidor, ganhar as partidas frente aos adversário no campo. Testemunhei o título do Campeonato nacional e duas taças continentais. Dentro daquele ambiente lotado de mais de oitenta mil torcedores, sentia a energia me fazer pertencer a imensa massa fanática. Gostava de lançar piadas na sala de aula ao meu amigo botafoguense, devido a má fase do clube tão estimado e amado por ele.
Porém, aquele antigo eu mal sabia que o senhor destino traçou o futuro onde este humilde escritor de tortas linhas escreve, receberia brutal revelação apocalíptica sobre os bastidores nada agradáveis do desporto mais popular do território nacional.
Já na idade de 19 anos, cursava o curso de Ciências Sociais na faculdade. Lá conheci um amigo estudante de jornalismo, qual se gabava de ter inúmeros contatos com profissionais do ramo esportivo. Certo dia, na cantina, estava sozinho a mesa, tomando um desjejum da manhã, quando ele chegou trazendo noticias bombásticas relacionadas ao escândalo de propinas a futebolistas e árbitros, possibilitando a manipulação de resultados, beneficiando bicheiros e apostadores no trambique. Ele passou a edição impressa do jornal Correio Carioca. Não pude acreditar: O craque do meu time recebia acusações relacionadas a suborno do dirigente da equipe rival, para que perde-se gols de propósitos. Fiquei abalado.
Levei tempo para digerir aquela incomoda informação. Decidi então pesquisa informações na internet. A magia morreu quando descobrir escândalos envolvendo atitudes imorais e a triste noticia que aconteceu em Belo Horizonte: Duas torcidas rivais entraram em conflito no estadio Mineirão, deixando inocentes feridos. Por divina sorte, não houve nenhuma vítima fatal. Depois desse tremendo impacto, refletir como o futebol midiático conduz torcedores comuns a serem violentos lobos, chegando a agredir o seu semelhante, devido apenas a ação envolvendo 22 jogadores correndo atrás de uma simples bola. Também notei que a corrupção e o conceitos nada éticos comandar o sistema a entreter milhões de torcedores, como pão e circo gratuito. Enfim, não tenho prazer de acompanhar futebol nem através de televisão ou dentro dos estádios. Agora prefiro praticar exercícios físicos na praia, jogar futevôlei, handebol e o bom xadrez no final de semana.