É preciso falar de esperança todos os dias.

A fala de Mia Couto, dirigida ao povo sofrido de Moçambique, me inspirou para fazer o apelo aos brasileiros. Natal é tempo de conversão e esperança!

“É preciso falar de esperança todos os dias.”

Vivemos dias difíceis, é difícil assistir um telejornal. Tudo o que vemos nas mídias são situações desoladoras que têm atingido toda a sociedade, embora os grupos menos abastados financeiramente sofram muito mais as consequências da problemática. Aumenta-se a distância entre as classes sociais, uns com muito e uma grande parcela excluída à margem da dignidade humana. A corrupção e a hipocrisia progridem.

Assistimos impotentes ao deslocamento de milhões de refugiados, que abandonam o seu país de origem, sua terra natal. Por causa de suas opiniões políticas, religiosas ou por pertencerem a um grupo social são perseguidos. Estes se aventuram nas mais trágicas travessias, muitas vezes interrompidas pela dor, pela fome ou pela morte. Fogem com a esperança de chegar a um outro país onde possam viver em paz. Acreditam, têm fé que encontrarão uma nova pátria.

Vemos a guerra do tráfico de drogas que assola a população do mundo todo, mas especialmente o quanto ela tem feito estragos nas famílias brasileiras. Luta-se com um inimigo que não tem preconceito com cor, sexo ou classe social. Infiltra-se no berço das famílias, destruindo os laços afetivos, destruindo vidas. Corrompe valores, rouba-se, prostitui-se, mata-se. É urgente um esforço por políticas públicas na prevenção e no combate desse inimigo. É preciso acreditar que o amor vença e as famílias ajudem seus filhos, pais, esposas a saírem desse inferno e encontrem força para dizer “não” ao seu uso.

Assistimos também esperançosos, aos avanços da Medicina, mas as doenças, os vírus continuam desafiando a inteligência humana. Somos sucumbidos pela dor de perdas de vidas pelo câncer e pandemias históricas, ainda sim, buscamos no nosso interior alegria para vibrarmos com a invenção de um remédio ou vacina para combater esses males. Acreditamos na Ciência, acreditamos no ser humano, torcemos a cada dia por novas descobertas.

A depressão é outra enfermidade que sempre atormentou a saúde de adultos e idosos. Agora, ceifa a vida dos nossos jovens, dificultando-lhes lidar com as situações próprias da juventude e sem ter o controle das suas emoções. O mundo atual com suas cobranças e demandas têm interferido na saúde psicológica das pessoas. O medo de não corresponder às expectativas da família e da sociedade em relação a si, leva a pessoa ao descontrole emocional. O isolamento social afeta as relações, nos adoece. É preciso ser forte para viver a rotina de uma pessoa depressiva e poder ajudá-la.

É preciso falar de esperança, de amor, de gratidão todos os dias. Esperança por dias melhores e condições mínimas de sobrevivência para todos. Gratidão pela esperança, pela paz mundial, para que possamos exercitar nossos deveres e direitos de cidadão. Amor para sustentar as forças.

É preciso falar desse tempo novo, da capacidade e da coragem para vencer de forma amorosa todas as provações para que não esmoreça a nossa convicção por novos horizontes. É necessário acreditar no ser humano. É preciso orar.

O apelo é Esperançar sempre! Ter atitude e agir também. Feliz Natal!

Estela Maria de Oliveira

Estela Maria de Oliveira
Enviado por Estela Maria de Oliveira em 08/12/2023
Código do texto: T7949708
Classificação de conteúdo: seguro