Filhos IX
Um Guia para Homens com Filhos no Furacão da Adolescência
Eu sei que não é fácil ser pai de um adolescente. Eu mesmo já fui um, e não foi uma fase tranquila. Relembro brigas, rebeldias, dúvidas, angústias, paixões, frustrações, descobertas, aventuras, loucuras, alegrias, tristezas.
Lembro-me das mudanças, transformações, sonhos, medos, desafios, conflitos, aprendizados, erros, acertos, limites, liberdades, responsabilidades, irresponsabilidades, escolhas, consequências, expectativas, decepções, surpresas, esperanças, desesperanças, vitórias, derrotas.
Recordo-me de alguns amigos, inimigos, amores, desamores, risadas, lágrimas, saudades, vontades, necessidades, carências, rebeldias, obediências, inseguranças, confianças, certezas, incertezas, ilusões, desilusões, fantasias, realidades.
Ufa! Quanta coisa, não é mesmo? E tudo isso acontecendo ao mesmo tempo, dentro de um corpo e de uma mente que estão em constante desenvolvimento, em um mundo que está em constante mudança, em uma sociedade que está em constante pressão, em uma família que está em constante adaptação, em uma vida que está em constante evolução.
Eu sei que não é fácil ser pai de um adolescente. Mas eu também sei que é possível. E que é necessário. E que é maravilhoso. E que é gratificante. E que é humano.
Eu sei que não é fácil ser pai de um adolescente. Mas eu também sei que é preciso ter paciência. Paciência com o seu filho, que está passando por tantos processos ao mesmo tempo. Paciência consigo mesmo, que está passando por tantos outros processos ao mesmo tempo. Tenha paciência, pois o tempo é o senhor de todos os processos.
Eu sei que não é fácil ser pai de um adolescente. Mas eu também sei que é preciso ter compreensão. Compreensão com o seu filho, que está tentando se encontrar no mundo. Compreensão consigo mesmo, que está tentando se encontrar no seu papel de pai. Compreensão com o mundo, que está tentando se encontrar em seu próprio caos.
Eu sei que não é fácil ser pai de um adolescente. Mas eu também sei que é preciso ter diálogo com o seu filho, que está buscando se expressar e se comunicar. Diálogo consigo mesmo, que está buscando se expressar e se comunicar. A comunicação é a ponte entre as pessoas e as relações.
Eu sei que não é fácil ser pai de um adolescente. Mas eu também sei que é preciso ter respeito com o seu filho, que está construindo a sua identidade e a sua autonomia. Respeito consigo mesmo, que está construindo a sua identidade e a sua autonomia. Eu sei que é preciso ter carinho. O seu filho está sentindo as emoções mais intensas e variadas. Assim como você mesmo, que está sentindo essas emoções mais intensas, que são as expressões mais sinceras e profundas do ser.
Eu sei que não é fácil ser pai de um adolescente. Mas eu também sei que é preciso ter amor. É preciso amar o seu filho, que é o seu maior tesouro e o seu maior orgulho. Amor de um pai de verdade é a força mais poderosa e sublime do universo. Por isso, é preciso ser pai. O seu filho é o seu reflexo e o seu legado. Ser um pai presente é a missão mais nobre e sagrada da vida.
Eu sei que não é fácil ser pai de um adolescente. Mas eu também sei que é uma honra. Uma honra que eu agradeço e celebro. Pois é uma aventura que eu vivo, curto e amo. É uma dádiva que eu recebi, que você recebeu, que nós recebemos. Uma dádiva que nós compartilhamos em ser o que somos: pais! Isso é uma felicidade, aliás, é uma bênção. Uma bênção que nós temos. Eu sei que é uma graça, graça que nós recebemos.
Eu sei que não é fácil ser pai de um adolescente. Mas eu também sei que é uma arte, ao mesmo tempo que é uma glória. Uma glória que nós brilhamos. Uma luz que se acende, naquilo que nós somos. Ser pai de um adolescente. Tudo que eu quero, tudo que eu preciso. Ser pai de um adolescente é tudo que eu sou.
Eu sei que não é fácil ser pai de um adolescente.