MILAGRES ACONTECEM...

MILAGRES ACONTECEM...

Essa expressão é quase sempre usada com um tom de chacota, de ironia, referindo-se a situações ou ações há muito esperadas e que custam a se realizar. Quando isso sucede, lá vem o comentário sarcástico:

-- "Milagres acontecem" !

Pois bem, nesta bela primeira segunda-feira de dezembro, já ao entardecer, eis que o Destino me brinda com um... milagre. Mas, contemos a estória pelo seu princípio !

Faz uns 40 ou 50 dias que me procuraram a fim de conseguir escritos e fotos de RAMON STERGMAN... "quem é o gajo" ?!, perguntará o leitor. É, aliás FOI, simplesmente a pessoa que mais batalhou para que nosso município tivesse UM TEATRO. Carlos Alberto Bittencourt (é, ele mesmo, o citado "Ramon") já não estava entre nós quando o prefeito -- um certo Hélder -- recebeu em 2005/6 uns R$ 6 MILHÕES de reais para isso... veio até Ministra "não sei do quê", direto de Brasília (madame Hollanda) para assinar o contrato de construção dele. E o Teatro, onde está ?! Prefiro nem comentar o que houve com o prédio que seria do tal Teatro.

Mas, e o milagre... onde entra nessa estória ?! Saio toda tarde, por volta das 15 horas, para passear com meu vira-lata "Tico", que me xinga se não cumpro essa rotina diária. Pois bem, eu já tinha ajeitado "uns trecos" sobre antigo armário do meu quarto, porque o "Todo Torto" (meu gato, que caiu do telhado numa briga e ficou meio entrevado) andava passeando sobre ele, à caça da "Loirinha", uma das 6 gatas lá de casa. Na volta do passeio -- falo do meu, com o cão -- encontro no chão vários painéis antigos em compensado e fórmica, "restos" de exposição fotográfica que exibimos nas ruas entre 1991 e 94. No meio dos painéis um poster em fórmica, de 2 palmos por 3 de altura, com foto do... RAMON ! Como foi parar ali ?! Nem imagino, sequer lembrava que possuía eu uma recordação tão rara e tão especial, ele atuando "num palco" improvisado com sua peça emblemática, "Um Buraco no Quintal" ! Como Ramon nunca me deu foto alguma, a conclusão lógica é a de que eu mandei fazer a tal foto. Mas onde ?! Quando ?

Foi preciso muito esforço para trazer do Passado toda a estória daquela foto, resistindo POR 33 ANOS ao tempo, poeira, umidade e até cupins. Na foto Ramon faz uma prévia da apresentação que faria meses depois no TWH - "Waldemar Henrique", lotado durante um Festival de Teatro com duas peças a cada noite e DE GRAÇA. Na foto luz amarela... do sol, era num sábado do meio do ano de 1989, no colégio "Gondim Lins", no bairro Cidade Nova 6 (ou Guajará).

Tratei da permissão de USO das dependências da EP com a Diretoria, que não repassou a liberação da sala para o guarda de segurança. Resultado: o grupo de umas 30 pessoas FOI BARRADO e se dispersou ! Ficaram uns 10 ou 12, quase todos da Capoeira, além do músico Arnaldo Alcântara e do fotógrafo Carlos Rauda, "vestido para matar", com um saião preto e 1 espada de taquara, além de outra de aço maciço, enorme, um espanto. Ía discorrer sobre uma luta japonesa, já não lembro o nome.

O registro de Ramon em cena é dele ! Assistiram a peça só umas 10 pessoas, isso porque tive que localizar onde morava uma das diretoras e cobrar dela o cumprimento da liberação autorizada. Devido a demora o povo debandou ! São os percalços de todos os que lutaram para que Ananindeua tivesse uma vida cultural... Ramon "partiu" sem ver o teatro pronto. E o Teatro ?! Que Teatro, leitor ?!

"NATO" AZEVEDO (em 4/dez. 2023, 21,30hs)