Meritocracia

Laura chegou suada no terceiro ponto de ônibus. Ainda não era nem seis da manhã, mas ela teve que correr para dar tempo de ir para o terceiro ponto. Quando chegou já havia mais de dez pessoas, o banco que tinha para sentar já estava ocupado. Encostou-se no muro que tinha atrás e ligou os dados móveis do celular para passar o tempo até que a lotação chegasse. Entrou em uma rede social e leu um post motivador, dizia ali que quem não conquista o que quer é porque não vai à luta e mais coisas assim, porque o post falava mais coisas, colocava até uma idade para você ter conquistado as coisas, se você não conquistou foi porque não se esforçou o bastante, mas Laura não leu tudo, não podia tirar muito os olhos da avenida, pois poderia perder o ônibus, e não podia atrasar, até porque se ela perde o primeiro ônibus, ela perde o segundo também, e aí ela tem que pegar uber, o que não compensa, Laura já fez as contas de quanto vale o seu dia. Depois ela desce o post, vê os comentários, muitos concordam com o post, dizem que o povo brasileiro não gosta de estudar, não dá valor ao ensino; Laura não sabe se concorda, saiu da escola aos 13 anos para cuidar de seus três irmãos pequenos. O @kelvin342 estava convicto que quem quer consegue, pois ele veio de família pobre e começou a trabalhar com 16, ganhava seu dinheiro e foi juntando comprando suas coisas, tem casa, carro e um bom trabalho aos 27 anos; Laura tem 42, não tem essas coisas, também veio de família pobre e trabalhava em casa desde os nove, somente aos 21 pôde trabalhar fora, pois aí seus irmãos estavam crescidos, mas seu dinheiro ela realmente não juntou, até porque ele todo era pras despesas da casa dos pais. O ônibus apontou no início da Avenida, Laura levantou e se preparou para entrar, passou o cartão da empresa, mas quando olhou não havia mais lugar para sentar, procurou um canto mais confortável e ficou em pé em um canto, pois já vira casos de assédio ali. Depois ainda ia pegar mais uma lotação pra chegar ao trabalho, chegaria em casa quase às 21:00hrs, mas não tem problema, amanhã ela iria acordar mais cedo para chegar ao segundo ponto e conseguir ir sentada, o primeiro ponto era muito longe de sua casa, de tanto ficar em pé no trabalho suas varizes a estavam a matando. Laura pensava enquanto o ônibus sacolejava, talvez @kelvinseiláoquê tenha razão, talvez quem quer consegue, talvez eu deva me esforçar mais. Mas como? Nem tempo eu tenho? Talvez deixar de dormir algumas noites na semana dê certo.

Kessia Rez
Enviado por Kessia Rez em 05/12/2023
Código do texto: T7947717
Classificação de conteúdo: seguro