CONSERVAÇÃO AMBIENTAL E A MITIGAÇÃO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS ATRAVÉS DA ILPF

Moacir José Sales Medrado[1]

Em um cenário global de crescente preocupação com as mudanças climáticas e a preservação dos ecossistemas, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) emerge como uma estratégia eficaz para a conservação ambiental e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas.

 

Um dos principais benefícios da ILPF é a promoção da biodiversidade. Ao integrar lavoura, pecuária e floresta, essa prática cria ambientes mais ricos e complexos, proporcionando habitats diversos para diferentes espécies. Isso não apenas preserva a biodiversidade local, mas também fortalece a resiliência dos ecossistemas diante de desafios ambientais.

 

A presença de áreas florestais na ILPF desempenha um papel crucial na captura e armazenamento de carbono. As árvores atuam como sumidouros de carbono, contribuindo para a redução da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Isso não apenas mitiga os efeitos das mudanças climáticas, mas também contribui para a melhoria da qualidade do ar e a promoção do sequestro de carbono no solo.

 

Outro aspecto importante é a proteção do solo. A cobertura florestal e práticas de manejo sustentáveis na ILPF ajudam a evitar a erosão do solo, preservando a fertilidade e a estrutura do terreno. Isso não apenas beneficia diretamente a produção agrícola, mas também contribui para a conservação de recursos hídricos e a prevenção de desastres naturais relacionados ao solo.

 

A ILPF também apresenta vantagens significativas em termos de eficiência no uso de recursos. A integração de diferentes componentes permite um uso mais eficaz de terra, água e insumos agrícolas. Essa abordagem sustentável não apenas aumenta a produtividade, mas também reduz a pressão sobre ecossistemas naturais, que frequentemente são convertidos em áreas agrícolas convencionais.

 

 


[1] Engenheiro Agrônomo (UFCE); Especialista em Planejamento Agrícola (SUDAM/SEPLAN – Ministério da Agricultura); Doutor em Agricultura (ESALQ/USP); Pesquisador Sênior em Sistemas Agroflorestais (EMBRAPA-aposentado); Proprietário da Medrado e Consultores Agroflorestais Associados Ltda.